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Abadás: Moda que invade festas vestindo pequenos negócios com oportunidades

Sempre que ocorrem festas e eventos que atraem grandes públicos, há um aquecimento nos negócios voltados para abadás. Hoje, no calendário de 2014, faltam quarenta e cinco dias para o Carnaval e menos de 150 para a Copa do Mundo. São dois grandes eventos agitando imensamente a agenda festiva do país e despertando interesse para um novo negócio ou para expandir a produção e venda em negócios já existentes.

Abadás são produtos com demandas asseguradas, que são diretamente proporcionais ao número de turistas e viajantes que circularão pelo país. Tanto neste como nos próximos anos, considerando o grande número de festividades que serão realizadas no Brasil, abadás têm demanda assegurada durante todo o ano, inclusive fora do mercado turístico: uma das principais razões para acompanhamento do calendário de festas e eventos da área de atuação do negócio.

Concebidas inicialmente pelas bandas de carnaval da Bahia, os abadás passaram a substituir a chamada mortalha – túnica que deixava os foliões à vontade para aproveitarem a festa com mais liberdade de movimentos. Atualmente, é muito usual o abadá ser produzido na forma de uma camiseta-ingresso, estampada e estilizada.

As festas que se multiplicam pelo país usam a camiseta como forma de comprovação de compra e pagamento do ingresso e também para embelezar a festa. Ocasiões em que o uso do abadá é obrigatório, pois atesta a regularidade da presença da pessoa que o usa durante o evento.

São peças que unem elementos como iconografia e criatividade, uma vez que ao longo do tempo as mulheres passaram a personalizar a sua camiseta de malha original, transformando-a em uma peça mais fashion e até mesmo em um artigo de luxo com cortes especiais e ousados, aplicando renda, pérolas, flores, coletes de renda, paetês e lantejoula. Por isso, hoje, não basta um simples modelo mais curto ou uma camisetinha. O que se vê é um festival de elaboração das camisetas, cujo processo de customização é amplamente ensinado na internet e inclui tanto a proposta do “faça você mesma” como a de comercialização de serviços específicos para a reforma de abadás.

Vai empreender essa ideia?

Procure orientação especializada no SEBRAE de seu estado. A maioria das empresas que atuam no segmento é de pequeno porte. Daí a necessidade de se oferecer produtos de boa qualidade e preços competitivos, afastando-se de uma possível concorrência predatória de empresas informais que oferecem produtos baratos e de péssima qualidade.

 

 

 

 

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