CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

A reutilização de materiais na Moda

A reutilização de materiais na Moda

Upcycling é o processo de converter produtos que seriam descartados em algo usável e bonito, agregando valor, usabilidade e qualidade à nova peça. Traduzindo para o português, o termo significa valorizar uma peça antiga para que retorne ao ciclo produtivo tendo um novo propósito.

A marca Rust Miner, criada por Leandro Santos e Raphael Fagiolo, participou do São Paulo Fashion Week 2016 com seu trabalho original que transforma inúmeros tipos de materiais em bijuterias.  

Segundo a reportagem do site Pequenas Empresas Grandes Negócios, “Os empreendedores trabalham com peças de bicicleta e objetos encontrados em antiquários e relojoarias -– como engrenagens – e até algumas coisas encontradas no ferro velho.”.

Outra empresa com o conceito de upcycling é a americana TerraCycle. Confeccionam bolsas, mochilas, estojos e cadernos a partir de embalagens de salgadinhos como matéria-prima.

O antigo se transforma em novo, mas com um toque atualizado. É uma forma de consumir sem impactar o meio ambiente. Objetos que seriam descartados são resgatados e ganham uma nova utilidade. Apenas utilizando a criatividade.

Para o empreendedor, há duas maneiras principais de apoiar esse movimento de consumo mais consciente: Reutilizando matérias primas para recriar novos objetos ou comercializando produtos que são feitos através desse conceito.

Além ser sustentável, contribuindo para o decréscimo de resíduos nos aterros e lixões, a proposta cria boas oportunidades de negócios.

 rust miner 2

Foto retirada do Instagram da marca Rust Miner

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga