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A nova consumidora modifica o mercado de beleza e estética

A nova consumidora modifica o mercado de beleza e estética
A mulher moderna valoriza inovações e novidades e está antenada e conectada às tendências da moda, beleza e estética

Nos últimos anos, é notório o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE, a análise por grupos etários mostrou que, em 2011, cerca de 63,9% das mulheres ocupadas tinham entre 25 e 49 anos de idade.

O crescimento do número de mulheres com carteira assinada somado ao aumento do poder aquisitivo das classes C e D provocou uma sofisticação no mercado de beleza e estética, no qual as ofertas de produtos foram ampliadas e a diferenciação dos produtos passou a ser elemento de valorização pelas consumidoras.

Esta “nova” mulher que se insere no mercado e na sociedade de forma tão contundente é a locomotiva que está puxando o crescimento do mercado de beleza e estética e modificando os paradigmas e conceitos dos salões de beleza.

Como as mulheres consumem produtos de beleza

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela empresa Sophia Mind, as mulheres estão passando por grandes mudanças comportamentais, culturais e sociais e precisam ser compreendidas profundamente para que se estabeleça com elas uma comunicação efetiva e conveniente.

O objetivo da pesquisa foi avaliar a satisfação das mulheres com a aparência e entender como ocorre o consumo de produtos e tratamentos de beleza, incluindo os realizados nos salões de beleza, como manicure e depilação.

Abaixo são apresentados os principais resultados da pesquisa:

• 56% das mulheres estão insatisfeitas com sua aparência. O principal motivo é estar acima do peso ideal e o segundo é a insatisfação com o cabelo;

• A opinião de outras pessoas é importante para se sentirem bem;

• 79% das mulheres usam produtos de beleza. Entre eles, os mais usados são produtos para o cabelo, cremes hidratantes e maquiagens. O uso de alguns produtos varia de acordo com a idade. O aumento da renda familiar faz com que aumente o consumo de produtos em todas as categorias investigadas;

• O gasto médio de R$ 97,00 mensais com serviços e tratamentos de beleza é maior do que o gasto médio de R$ 80,00 unicamente com a compra de produtos de beleza.

• Quando perguntadas sobre quais itens sofreriam corte de gastos em uma situação de crise financeira, frequentar o salão de beleza seria o segundo item a ser cortado do orçamento das mulheres. A compra de produtos de beleza é um dos últimos itens indicados ao corte;

• 83% das mulheres se dizem satisfeitas com os produtos de beleza que estão no mercado atualmente, porém apenas 6% não os trocariam por nenhum outro;

• Amigas e profissionais da área de beleza são as principais fontes que apresentam novidades de produtos e, ao mesmo tempo, indicam o uso de produtos específicos.

 

Fatores de influência e decisão de compra

As mulheres modernas estão cada vez mais ocupadas, querem ser atendidas sem hora marcada e não se importam em pagar mais por um produto/serviço de qualidade. Valorizam inovações e novidades e estão antenadas e conectadas às tendências da moda, beleza e estética.

Este comportamento de consumo do público feminino é um grande desafio para o negócio de salões de beleza. Os serviços de manicure são, por exemplo, os que geram maior fluxo de clientes na maioria dos salões de beleza, contudo as consumidoras possuem fidelidade à profissional que faz o serviço e não ao salão de beleza. Não é raro clientes optarem por outros salões, em alguns casos até mais distantes de seus locais de moradia ou trabalho, pelo simples fato de que a profissional que faz o serviço de manicure “migrou” para outro estabelecimento.

Esta é uma característica típica dos serviços: a inseparabilidade.

Segundo Philip Kotler, os serviços apresentam quatro características principais, que afetam enormemente a elaboração de programas de marketing: intangilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. Por inseparabilidade, entende-se a propriedade que os serviços possuem de serem produzidos e consumidos simultaneamente. A pessoa encarregada de prestar o serviço é parte dele. Como o cliente também está presente enquanto o serviço é executado, a interação prestador de serviço e cliente é uma característica especial do marketing de serviços.

Tanto o prestador de serviços como o cliente afetam o resultado do serviço. O estado emocional do prestador do serviço poderá afetar a qualidade, fazendo com que o resultado seja diferente do padrão experimentado em outros momentos de consumo daquele serviço.

Padronização de métodos de trabalho

Alguns tipos de serviços, também comuns em salões de beleza que já optam pela diversificação, têm reduzido o caráter de inseparabilidade com a padronização de métodos de trabalho e adoção do sistema de franquias.

O serviço de depilação é um exemplo. As redes de franquia desse tipo de serviço concorre diretamente com os salões de beleza, com a vantagem de proporcionar alguns atributos valorizados pela consumidora moderna: praticidade e agilidade.

Garantidas as condições de higiene do processo e do ambiente e o uso de produtos de boa qualidade, os atributos mais valorizados pelas mulheres tendem a ser a disponibilidade e a localização para a realização do serviço de depilação. São exatamente esses atributos os que se destacam como diferenciais das redes de franquia de depilação que ganham espaço no mercado.

Portanto, empresários e empresárias do negócio de salões de beleza devem estar atentos às novidades e tendências que surgem no mercado, bem como conhecer bem o perfil e a preferência de consumo de suas clientes. Você já fez uma pesquisa de perfil de consumo com sua cliente?

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projetos.

Andrezza Torres

Andrezza Torres

Coordenadora Nacional Beleza SEBRAE Sebrae
Coordenadora Nacional de Beleza e Cosméticos no Sebrae.
Publicitária, especialista em mercados e inovação, mestre em psicologia. Empreendedora. Futurista.

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1 comentário

  1. Muitos salões de beleza, estão lucrando mais vendendo produtos sucesso de vendas para mulheres que são muito populares na Internet, o creme para varizes varizero funciona tão bem que tem propaganda praticamente de graça, no boca  a boca, conheço proprietário de salão que sabendo disso comprou alguns para deixar no salão e vendeu sem nem precisar falar a respeito, só de ver o produto lá exposto já foi mais que suficiente, para que as clientes automaticamente comprassem.

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