Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

A importância dos equipamentos de proteção individual

A importância dos equipamentos de proteção individual

O que são EPI

 

EPI é a sigla para Equipamentos de Proteção Individual. São acessórios criados com a função de proteger parte ou total de uma pessoa contra impactos e demais riscos à sua integridade física e saúde.

 

Os equipamentos de proteção individual mais comuns são: óculos de proteção, luvas, capacetes, máscaras, protetores auriculares, cintos de segurança e outros, cada um com a missão de proteger uma parte que possa ser colocada em risco.

 

Qual a importância dos EPIs?

 

Já entendemos acima o que são os EPIs, agora vamos falar sobre sua importância e porquê são indispensáveis, principalmente em profissões de risco.

 

Os equipamentos de proteção individual faz com que a empresa seja mais segura para todos os envolvidos, desde funcionários, prestadores de serviços e transeuntes do ambiente em questão, além de ser previsto em lei, pois a empresa que não cumpre com a regulamentação dos EPIs está sujeita à multas e severas punições judiciais.

 

Preocupar-se, genuinamente, com a saúde e integridade física dos trabalhadores é a melhor forma de prevenir acidentes, contaminações e demais imprevistos indesejáveis.

 

O maior risco da não utilização dos equipamentos de proteção individual é de acidentes de trabalho, que podem, inclusive, incapacitar o profissional e o impactar negativamente pelo resto da vida, isso quando o acidente de trabalho não causar danos fatais.

 

Além dos acidentes, muitas empresas e profissões podem colocar seus colaboradores em danos gradativos. Por exemplo, uma fábrica de estruturas metálicas que tem muito ruído e não investe na proteção de seus trabalhadores estará colocando a audição dele, diretamente, em risco.

 

Ou uma indústria que fornece matéria prima para a fabricação de placa de energia solar, com alto uso de elementos químicos, por exemplo, e não fornece máscaras e luvas de proteção, por exemplo, com o tempo, o funcionário que tem contato com os materiais estará constantemente em risco de contaminação.

 

Somente com o uso de equipamentos de proteção individuais é possível evitar males, irreparáveis ou não, aos seus colaboradores. Por isso, fornecer equipamentos de proteção individual é obrigação de toda empresa, e todo gestor deve se atentar e priorizar todo cuidado necessário. Também é função de cada gestor fiscalizar, monitorar, exigir e cobrar o uso correto do todo EPI fornecido aos trabalhadores. 

 

Uma empresa que aplica e cumpre toda a regulamentação vigente sobre o uso de equipamentos de proteção individual se torna segura e vigente dentro de toda a legislação trabalhista. 

Um ambiente de trabalho seguro é mais saudável para todos os envolvidos, em todos os aspectos, além de conquistar uma positiva visibilidade perante ao mercado. 

 

Quando os colaboradores se sentem seguros ficam mais satisfeitos e têm uma produtividade de melhor qualidade, e assim, o relacionamento entre funcionários operacionais, gestores e prestadores de serviço valorizam melhor suas funções e as cumprem sem receios.

Por fim, concluímos que o uso de equipamentos de proteção individual está diretamente relacionado com o bem-estar, segurança, saúde e qualidade de vida de todos os profissionais. A segurança de todos os envolvidos deve ser prioridade em cada aspecto de toda empresa, desde uma rede de fast food a uma indústria de purgador de vapor.

 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados