CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

A importância de bons fornecedores para produção de cachaça

A importância de bons fornecedores para produção de cachaça

Ter bons fornecedores pode evitar muito prejuízos, influenciar na disponibilidade e qualidade da cachaça. Fiquem atentos para as informações do Sebrae.

sebrae mercados, escolha de fornecedores para produção de cachaça, expocachaça 2014.

A cadeia produtiva da cachaça envolve desde o cultivo da cana de açúcar até o processamento da cachaça e a utilização de canais de marketing, classificadas em off-trade (atacadistas, varejistas, lojas especializadas, etc.) e on-trade (bares, restaurantes, etc.), que tornarão o produto disponível ao consumidor final. A cadeia de valor, portanto, é o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores, ciclo de produção e venda, até a fase da distribuição final.

Particularmente à cachaça, verifica-se que há casos em que a unidade de produção usa apenas matéria prima própria, dispondo de áreas de cultivo de cana de açúcar, às vezes em bases orgânicas. Por outro lado, há casos em que a bebida é produzida com cana de açúcar terceirizada e a empresa adquire uma parte ou toda a matéria prima de fornecedores, o que amplia a necessidade de o produtor estar atento à adequada seleção dos fornecedores do insumo primário. Nesse contexto, a busca por fornecedores deve resultar em parcerias para: 1) assegurar o abastecimento de matéria prima; 2) reduzir investimentos iniciais e custo fixo de produção; e 3) buscar possíveis diferenciais para o produto.

Quanto à garantia de abastecimento, a compra de cana de açúcar pode minimizar problemas durante períodos de escassez. A compra de cana de açúcar em propriedades com canaviais de diferentes variedades, idades, épocas de plantio e corte, bem como condições de clima e solo pode minimizar o risco de frustrações na colheita. O abastecimento regular da indústria pode garantir o funcionamento do empreendimento durante maior período de tempo e a regularidade também na oferta de cachaça ao mercado.

Com relação à redução de investimentos e do custo fixo associada à compra de matéria prima, vale destacar que a implantação do canavial exige investimentos na aquisição ou arrendamento de terras agrícolas, máquinas, implementos e insumos. Por seu turno, o custo do capital investido e a manutenção da lavoura geram custos fixos elevados. Em contrapartida, a indústria deve dispor de capital de giro para compra da cana e pagamento ao fornecedor.

Por fim, a terceirização na produção da cana de açúcar é importante na produção de bebidas diferenciadas, lembrando-se que o mercado valoriza produtos com qualidade quanto às características sensoriais e forma de apresentação do produto. Particularmente quanto às características sensoriais, há óbvia relação entre qualidade da matéria prima (cana de açúcar) e a qualidade do produto (cachaça) e, assim, é de extrema relevância que se adotem critérios para a seleção do insumo, com vistas a diferenciar a produção e agregar valor ao produto.

Além dos ofertantes de cana de açúcar, o produtor de cachaça deve buscar os melhores fornecedores de fermentos, materiais para envase e embalagem, barris de envelhecimento, máquinas, equipamentos, combustíveis (como lenha, gás e energia), materiais de escritório e limpeza. Prestadores de serviço de consultoria/tecnologia industrial, bem como de distribuição do produto podem ser considerados como fornecedores. Os critérios para seleção de fornecedores devem incluir aspectos como qualidade do produto ou do serviço, idoneidade do fornecedor, preço, regularidade de fornecimento, bem como cumprimento dos requisitos legais.

Quer saber mais sobre o segmento da cachaça? Acesse a seção de Agro do Sebrae Mercados

Fonte: Sebrae Mercados | Expocachaça 2014

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae