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A importância da LGPD no Marketing

A importância da LGPD no Marketing

A Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde 2020, trouxe impactos para empresas dos mais diversos nichos de mercado, desde uma loja de cosméticos a uma grande fabricante de detergente clorado, por exemplo.

Um dos principais motivos foi a necessidade de investimento em plataformas tecnológicas de tratamento de informações para garantir mais segurança e privacidade dos dados dos clientes.

A exigência de elevar a segurança dos dados, bem como a de tornar transparente a relação entre marcas e consumidores no que tange a disponibilização de informações pessoais, também impactou o marketing digital. Venha conosco e entenda o que mudou e a importância da lei para campanhas e ações.

Afinal, o que trata a LGPD?

Antes de compreender os impactos e a importância da LGPD para o marketing digital, é preciso saber exatamente do que se trata lei, especialmente se tem um negócio, seja ele no formato B2C, voltado ao consumidor final ou B2B, direcionado à empresas, como o serviço de painel elétrico industrial, por exemplo, que é muito buscado por indústrias.

De maneira objetiva, a Lei de Proteção de Dados foi criada para garantir mais segurança ao usuário por meio de normas que determinam parâmetros para a captação, manutenção e tratamento das informações obtidas pelos usuários.

Esses dados são informações pessoais, como: CPF, e-mail, endereço, telefone, entre outros, que precisam de autorização prévia do usuário, além de, é claro, garantia de que eles estão resguardados, ou seja, mantidos em total sigilo.

Caso a empresa não cumpra com as exigências, pode sofrer sanções e penalidades com multas. Por isso, houve uma corrida das empresas que lidam com dados dos seus clientes para se adaptar às novas regras.

Entenda os impactos e a importância da LGPD no marketing digital

Com a LGPD em vigor, algumas alterações nas ações de marketing digital precisaram de algumas mudanças para entrar em consonância com as exigências da lei, principalmente quanto ao consentimento do usuário na obtenção de dados.

Por exemplo, um site de uma empresa especializada em ACM Fachada, para angariar essas autorização do visitante, precisa inserir botões que avisam sobre a utilização de cookies, que são mecanismos que coletam dados automaticamente dos usuários durante a navegação.

Há ainda outras ações, como inserção de banners e pop-ups nas plataformas como meio de angariar a autorização de captação de dados, bem como legitimar o interesse do usuário em fornecê-los.

Embora a mudança tenha sido implementada em razão da LGPD, ela tornou-se bastante importante para as ações de marketing digital, uma vez que os dados coletados legitimamente são estratégicos para tornar as campanhas mais assertivas.

Isso porque, com as informações, há mais conhecimento sobre o público que interagem com as plataformas, gerando vantagens, como:

  • Aumento da segmentação;
  • Precisão sobre quais itens mais visualizados e adquiridos;
  • Mais assertividade em campanhas de remarketing;
  • Redução de custo com ações.

Portanto, a lei venho contribuir com o marketing digital, bem como com as empresas, que fortalecem a sua marca por meio de um relacionamento mais transparente com os seus clientes.

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas. Se gostou, não deixe de compartilhar.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

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