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A importância da gestão comercial nas empresas

A importância da gestão comercial nas empresas

A importância da gestão comercial nas empresas é algo que não pode ser subestimado. Afinal de contas, esse serviço pode ajudar negócios de todos os segmentos e tamanhos a conseguirem um melhor posicionamento no mercado e a aumentarem suas vendas. Em algumas situações, será até desnecessário buscar mais vendas, e sim focar em colocar os dados atuais em ordem e ter uma organização interna melhor.

Isso tudo é de extrema importância tendo em vista que o Brasil é um país onde muitas empresas não conseguem sobreviver por muito tempo. Para se ter uma ideia, 60% de todas as empresas que são abertas em nosso país acabam por fechar as portas em apenas 5 anos de atividade. Há uma espécie de barreira invisível que impede que a maioria dos negócios tenha sucesso em longo prazo. Por essa razão, deve-se atentar para a importância da gestão comercial nas empresas.

E você, quer saber qual a importância da gestão comercial nas empresas? Então, siga a leitura do artigo abaixo para conhecer mais sobre as vantagens desse conceito!

4 motivos que mostram a importância da gestão comercial nas empresas

1. Alcançar metas consistentes

A gestão comercial atua de maneira estratégica e operacional com o seu time de vendas. Portanto, isso significa fazer uma análise completa do funcionamento da equipe e traçar estratégias para que ela aumente a produtividade. Uma das consequências evidentes dessa ação é que a equipe conseguirá alcançar metas de vendas consistentes.

Esse é um ponto muito importante, pois bater metas é vital para a motivação do seu time de vendas. Com um time motivado e engajado, sua empresa poderá estabelecer metas mais altas e, consequentemente, aumentar as vendas.

No entanto, não se pode deixar de ser realista. Nenhuma gestão comercial consegue levar o time que vende R$ 200.000,00 no mês, por exemplo, para que comece a vender R$ 20 milhões no mesmo período. Considerando que a sua meta seja bastante alta, a gestão comercial conseguirá levar o seu negócio até lá, mas isso demandará de um tempo razoável.

2. Aumento de vendas

Como vimos no ponto anterior, a gestão comercial resulta em um aumento de vendas na sua empresa. Isso pode acontecer de diversas formas, dependendo de cada contexto. Se o seu time costumava desperdiçar muitos leads, por exemplo, a gestão comercial montará um plano para mudar esse cenário e aumentar o seu nível de aproveitamento das oportunidades geradas.

Já se o problema era um pitch de vendas fraco, a gestão irá melhorar esse pitch e traçará estratégias para que o seu lead já esteja bem nutrido e, portanto, mais propenso a comprar. Certamente, isso aumentará sua taxa de conversão.

Enfim, como visto, a gestão identificará quais os problemas que estão impedindo sua empresa de fechar mais vendas e irá propor soluções para ultrapassar esses obstáculos e ter um fluxo maior de negócios.

3. Melhor controle financeiro

Um ponto importante da gestão comercial é que, embora ela aumente o número de vendas da empresa, também entende que colocar mais água em um balde furado vai significar um maior desperdício.

Portanto, haverá uma compreensão de que é necessário melhorar o controle financeiro da empresa, reduzir os seus custos de produção, inserir um compliance e garantir que o negócio esteja sendo bem conduzido.

Só essa estratégia já aumentará a taxa de lucro da empresa. No entanto, isso somado ao aumento das vendas permitirá que o negócio escale suas atividades muito rapidamente e expressivamente.

4. Maior estabilidade para crescer

Com um aumento significativo na taxa de venda e de conversão, além de um melhor controle financeiro aumentando a margem de lucro, a empresa alcançará um estágio muito positivo: terá mais estabilidade para crescer. Na prática, com um maior fluxo de dinheiro constante chegando, o negócio poderá reinvestir em um crescimento permanente.

Imagine, por exemplo, uma empresa que trabalhe com um software ao estilo SaaS. A partir do momento que perceber esse aumento estável de receitas, ela poderá reinvestir o valor em melhores funcionalidades do programa, mais equipes de prospecção em outros países e melhores ações.

Certamente, isso abre margem para um crescimento escalado ainda maior. Supondo que o negócio cresça 10% ao ano, e se hoje o seu faturamento é de R$ 100.000,00, então no ano que vem será de R$ 110.000,00, ou seja, um ganho de R$ 10.000,00. No entanto, se você escalou o seu negócio e o faturamento hoje é de R$ 1 milhão, seu ganho anual também será escalado para R$ 100.000,00 (10% de crescimento).

Pronto! Agora que você sabe da importância da gestão comercial nas empresas, é hora de colocar todo esse conhecimento em prática para melhorar a gestão do seu negócio e ter mais sucesso em curto, médio e longo prazo. Com essas dicas, você poderá  procurar por consultores que ofereçam um bom serviço de gestão comercial para otimizar o seu negócio.

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