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A Copa do Mundo já começou no Brasil

Mais de 920 oportunidades de negócios voltadas para 2014

Construção e reforma de arenas esportivas, hotéis e pousadas; criação de produtos com iconografia regional; adaptação e tradução de cardápios; montagem de roteiros turísticos; planejamento de marketing e comunicação para os produtos e serviços; estruturação de eventos; e desenvolvimento de softwares de realidade aumentada. Estes são alguns exemplos de negócio que, possivelmente, terão demandas ligadas ao evento da Copa do Mundo. São mais de 920 oportunidades de negócios voltadas ao evento de 2014 identificadas pelo Sebrae e a FGV – Fundação Getúlio Vargas em 10 setores da economia.

Espera-se que o governo e turistas estrangeiros e nacionais injetem na economia brasileira, por conta da Copa de 2014, mais de R$ 180 bilhões, segundo levantamento do Ministério do Turismo. Diante desta boa fase, as empresas precisam estar preparadas para aproveitar o potencial de negócios gerado pelo megaeventos – além da Copa, está prevista a realização da Rio+20 em junho/12 e as Olimpíadas em 2016 – e pelo ótimo momento da economia brasileira.

Na busca pelo lugar ao sol, é preciso observar e atuar com efetividade em 5 pontos:

1. Identificar as oportunidades e escolher em que investir;

2. Avaliar o nível de competitividade da empresa, diagnosticando pontos de melhoria em gestão e no desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços;

3. Preparar a empresa, capacitando pessoas e qualificando processos;

4. Estar atento às informações valiosas que, bem aproveitadas, podem gerar diferenciais competitivos;

5. Divulgar a empresa, serviço e/ou produtos comercializados em canais previamente definidos levando-se em conta o público-alvo.

Para todos os pontos listados, o empresário pode buscar auxílio profissional de forma a facilitar o percurso. O Sebrae oferece uma série de ferramentas que auxiliam o empresário desde a escolha da oportunidade até a divulgação e comercialização dos produtos e/ou serviços.

Nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o empresário poderá, ainda, contar com o Programa Sebrae 2014, que visa gerar negócios para Micro e Pequenas Empresas com foco na Copa.

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Consultoria.

Pedro Pessoa

Pedro Pessoa

Sebrae
Técnico do SEBRAE Nacional

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