Tem como reativar ou renegociar?
Silvia RochaNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Sim. O limite para manter o CNPJ ativo e regularizado é de dois anos. Se o MEI estiver em atraso e não for regularizado nesse período o microempreendedor perde o CNPJ e não é possível reativá-lo.
Consequências de atrasar o MEI
Entre as consequências de atrasar o pagamento dos boletos DAS do MEI estão:
Cancelamento de CNPJ
Se o MEI atrasar por dois anos sem pagar o DAS e sem fazer o DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional) pode perder o CNPJ, mas antes ele fica cancelado por 30 dias.
Se ainda assim, a dívida não for quitada no período de 30 dias, haverá o cancelamento e a pessoa perde o CNPJ. Os CNPJs que forem cancelados não podem ser reativados.
Mas, é possível abrir um novo MEI caso, ainda tenha interesse em ser microempreendedor, porém perderá todo o tempo de contribuição do CNPJ anterior.
Como reativar ou renegociar?
Não é possível reativar um CNPJ cancelado. Caso o microempreendedor queira reabrir o negócio será preciso abrir um novo cadastro, adquirindo assim um novo CNPJ.
Mas, mesmo com o CNPJ cancelado é importante fazer o acerto de contas com a Receita Federal e pagar as todas as dívidas existentes.
Caso não consiga pagar à vista é possível parcelar a dívida em até 60 meses, com valor mínimo de R$50 por prestação.
Confira nossos outros conteúdos sobre MEI!