Você já quis aprender como criar um boletim informativo por e-mail que certamente impressionará seus clientes e construa relacionamentos de longo prazo com eles?Não procure mais! Temos todas as dicas que você precisa.
O e-mail existe desde o início dos anos 90 e cresceu exponencialmente em popularidade para fins de marketing. Se você é proprietário de uma empresa e ainda não aprendeu a criar um boletim por email, já está ficando para trás! Muitas pessoas subestimam o poder de um bom boletim por email, mas os boletins por email são realmente mais populares agora do que nunca.
A ascensão dos smartphones apenas tornou o email mais popular e acessível.
Estudos mostram que um espantoso 93% dos consumidores assina pelo menos uma lista de e-mails de uma marca. Além disso, 49% dos consumidores efetivamente fizeram uma compra como resultado direto de uma newsletter por e-mail.
Portanto, os boletins por e-mail não são apenas uma das formas de marketing mais econômicas, mas também uma ferramenta incrível para manter a comunicação com um público consistente, independentemente do tipo de empresa que você administra.
Um número crescente de empresas deixou de enviar boletins impressos para opções de e-mail. Os boletins por e-mail são melhores para o meio ambiente e permitem ótimas opções de rastreamento e coleta de dados que a mídia impressa simplesmente não. Eles também são mais baratos de fabricar e distribuir do que boletins em papel.
Os boletins podem ser enviados diariamente, semanalmente, mensalmente, trimestralmente ou até apenas uma vez por ano. Quando enviados para uma lista de assinantes de email, eles podem:
- Gere mais tráfego para seu site
- Criar reconhecimento da marca
- Mantenha os clientes anteriores ou atuais informados sobre sua marca
- Promover vendas
- Forneça valor aos seus assinantes
- Crie a lealdade do cliente
… e muito, muito mais!
Ter um boletim por e-mail é uma das melhores estratégias de marketing para estabelecer sua marca como especialista no setor e manter um reconhecimento consistente da marca.
Boletins por e-mail são ótimos para transformar clientes em potencial em clientes e clientes em clientes recorrentes. Continue lendo para saber como criar um boletim informativo por e-mail para sua marca!
Etapas sobre como criar um boletim informativo por email
Etapa 1: definir metas
Qualquer pessoa que saiba como criar um boletim de e-mail pode dizer que o primeiro passo é definir uma meta para o boletim. Você não pode escrever nada até ter decidido uma meta que deseja que seu boletim de notícias alcance. Se você deseja enviar tráfego para seu site, gerar leads ou até mesmo entreter seus assinantes, seu objetivo final orientará o curso de como criar um boletim informativo por e-mail para sua empresa.
Não sabe por onde começar? Considere seus objetivos gerais de marketing.Normalmente, as metas de seus boletins por e-mail devem corresponder a essas metas gerais. Se seu objetivo de marketing é ganhar 10 leads por mês, direcione seus boletins por e-mail para gerar ou nutrir leads. Se seu objetivo é aumentar o conhecimento da sua marca, seu boletim deve ser projetado para solidificar o lugar da sua marca como líder no campo e incluir muitos links para seu site e sites de mídia social. Seu objetivo pode até ser apenas para entreter seu público. Se a sua newsletter parecer muito com um discurso de vendas, as pessoas podem estar mais inclinadas a cancelar a inscrição. Tem que haver algo de valor para eles.
Não fique muito envolvido com métricas como aberturas e cliques. Esses números são ótimos para rastrear e podem ser indicadores de sucesso em sua campanha de marketing por email , mas seus objetivos devem ser mais tangíveis e específicos. Tem que haver uma estratégia por trás do seu boletim. De fato, os boletins se encaixam bem em muitas estratégias de marketing maiores e de longo prazo. Considere seu público-alvo e suas necessidades. Que tipo de conteúdo seus assinantes gostariam de ver? Qual o valor que eles recebem da sua newsletter? O que você quer que eles façam como resultado do seu boletim?
Agora que você definiu suas metas, continue lendo para aprender como criar um boletim por email que o ajudará a atingir suas metas de marketing.
Etapa 2: Estruture sua Newsletter
Você pode pensar que está pronto para começar a escrever seu boletim, mas não tão rápido! Embora possa parecer contra-intuitivo, você deve considerar como deseja que seu boletim seja estruturado antes de começar a redigir o conteúdo. Dessa forma, você sabe quanto espaço você tem para discutir certos detalhes em seu boletim. Também fornece uma ideia dos tipos de multimídia que você deve procurar incorporar ao seu boletim.
A última coisa que você deseja é escrever uma cópia excelente apenas para ter que cortar um pouco ou se esforçar para compactar tudo porque você não considerou a estrutura do seu boletim antes de começar a escrever.
A seguir, discutiremos como criar um formato de boletim informativo por email. Seu formato não precisa ser particularmente vistoso ou detalhado. De fato, algumas vezes os layouts mais simples são os mais atraentes visualmente. Apenas verifique se o boletim de e-mail está estruturado de maneira a facilitar a leitura, a leitura e o clique em elementos importantes.
Muitos dos mesmos princípios que se aplicam à impressão de boletins também se aplicam aos boletins por email. O conteúdo deve ser organizado no que é chamado de “estilo pirâmide”. Isso significa que as informações mais importantes devem vir primeiro e as menos importantes devem estar no final do boletim.
Realisticamente, muitas pessoas lerão apenas o primeiro parágrafo ou mesmo apenas a primeira frase ou duas do seu email. É por isso que as informações mais importantes devem aparecer nesse primeiro parágrafo.
Outra coisa importante a considerar ao estudar como criar um formato de boletim informativo por e-mail é manter os principais pontos de conversão acima da dobra.Este também é um conceito emprestado de boletins impressos.
Obviamente, não existe uma “dobra” real em um boletim de e-mail, mas o ponto em que um leitor deve rolar para baixo para continuar lendo é geralmente considerado o mesmo que uma dobra física em uma mídia impressa como um jornal. Idealmente, as pessoas não precisam rolar para ver as partes mais importantes do seu boletim. Você deseja que os consumidores trabalhem o mínimo possível para encontrar seus pontos de conversão.
Se a formatação de email não for o seu ponto forte, considere contratar uma empresa de marketing para criar seus boletins.
Etapa 3: Conteúdo
Depois de definir a estrutura e o formato desejados, é hora de descobrir como criar um boletim informativo por e-mail cheio de conteúdo atraente, projetado para atender às suas metas.
Algumas das partes mais comuns de conteúdo a serem incluídas são:
- Artigos do blog da sua empresa
- Informações do seu FAQ
- Atualizações sobre políticas ou ofertas da empresa
- Promoções ou ofertas especiais de que seus assinantes podem se beneficiar
- Dicas, infográficos ou vídeos divertidos
Uma boa regra a ter em mente é tornar 90% do conteúdo do seu email educacional, com algum tipo de valor para os seus leitores, deixando os 10% restantes para material promocional. Normalmente, as pessoas não se inscrevem em boletins por e-mail que são apenas anúncios sem oferecer descontos ou informações privilegiadas.
Com tantas opções, pode ser tentador colocar muito em um boletim. Se você for vítima dessa armadilha, tente dividir algumas de suas idéias de conteúdo em vários boletins diferentes. Você não deseja que seus e-mails sejam muito longos ou as pessoas podem ser desencorajadas a lê-los. Um estudo da Constant Contact descobriu que os boletins com as maiores taxas de cliques tinham uma média de cerca de 20 linhas de texto ou 200 palavras.
O conteúdo do boletim informativo por e-mail deve conter mais do que apenas uma cópia atraente. Você também precisa enfatizar seu argumento com gráficos atraentes e links atraentes. Os hiperlinks do boletim de e-mail devem enviar as pessoas para as páginas de destino otimizadas para conversões. Lembre-se de que as imagens são destinadas a complementar sua cópia, não sobrecarregar os leitores. Você também deve diversificar os tipos de multimídia incluídos em seus boletins, tanto quanto possível.
O conteúdo também inclui texto alternativo (o texto que aparece quando uma imagem não carrega corretamente). O texto alternativo é importante caso um determinado dispositivo ou provedor de e-mail não consiga carregar corretamente suas imagens. Você ainda deseja que as pessoas possam dizer sobre o que é o seu boletim, mesmo que não possam ver as fotos. O texto alternativo também é imperativo para leitores com deficiência visual.
Certifique-se de manter seu conteúdo relevante e oportuno. Por exemplo, receitas sazonais ou postagens de blog com tema de férias tendem a agregar mais valor aos assinantes do que o conteúdo sempre verde que eles podem ler sempre. Dessa forma, sua marca parecerá mais moderna e ajustada aos desejos e necessidades de seu público. Além disso, boletins temáticos baseados em feriados ou eventos tendem a ser mais consistentes e fáceis de seguir para os assinantes.
Uma última dica sobre como criar um boletim informativo por e-mail cheio de cópias atraentes é personalizar seus boletins. A maioria dos provedores de email marketing permite a implementação de tokens de personalização . Você já abriu um e-mail de uma empresa que mencionou seu nome específico? Que tal um email personalizado no seu aniversário? Tudo isso foi feito com tokens de personalização!
Embora os tokens de personalização sejam uma ótima ferramenta para tornar os membros da sua lista de e-mails especiais, não exagere. Às vezes, pode parecer invasivo ou um pouco desanimador se você anexar muitos tokens de personalização a um email. Lembre-se de que os tokens de personalização não vêm apenas na forma de usar o nome de alguém. Você também pode fazer referência à localização específica em que estão.
Etapa 4: linha de assunto
O assunto da sua newsletter por e-mail pode ser mais importante que todo o restante do conteúdo combinado. Todos nós já ouvimos falar em não julgar um livro pela capa, mas não há como evitar: as pessoas vão julgar seu e-mail pela linha de assunto. De fato, quase metade de todos os destinatários de boletins por e-mail informam que decidem abrir ou não um e-mail com base na linha de assunto.
Ninguém abrirá o seu boletim para ver todo o conteúdo dele, se a linha de assunto não for atraente. O trabalho da linha de assunto é inspirar as pessoas a querer ler seu email. Pense na sua linha de assunto como uma primeira impressão. Pode ser uma pequena parte do boletim geral, mas define o tom de como as pessoas visualizarão seu email e se elas serão abertas.
Tente manter sua linha de assunto breve, mas permaneça fiel ao conteúdo do email. Linhas de assunto longas geralmente são cortadas, principalmente em dispositivos móveis. Perder metade da sua linha de assunto pode destruir toda a mensagem.Geralmente, você deve manter sua linha de assunto com 50 caracteres ou menos.
Além disso, não tente enganar ou enganar os assinantes com um assunto que não tem nada a ver com o boletim informativo contido no email. Se alguém se sentir enganado por uma de suas linhas de assunto pelo menos uma vez, desconfiará de todas as suas linhas de assunto a partir de então, ou seja, se não cancelar a inscrição.
Deseja mais dicas sobre como criar uma linha de assunto de boletim informativo por email? Sua linha de assunto deve criar um senso de urgência. Não deixe que as pessoas pensem que podem esperar até mais tarde para abrir seu email. Caso contrário, eles provavelmente esquecerão tudo. Se você estiver oferecendo um desconto ou cupom em seu boletim informativo, informe as pessoas no assunto!Além disso, você pode criar um sentimento de exclusividade com frases como “Você está convidado” ou “Um presente especial para você!”
Certifique-se de que seu e-mail não pareça spam com uma linha de assunto que esteja em maiúsculas ou que contenha muitos pontos de exclamação. Confie em nós, isso não fará com que seu e-mail se destaque; isso tornará as pessoas menos propensas a abrir seu boletim.
Uma das principais razões pelas quais as pessoas se inscrevem nas listas de e-mail é a chance de obter ofertas especiais. Reproduzir eventos atuais relevantes em sua linha de assunto também é uma ótima maneira de despertar o interesse de alguém, referenciando um tópico com o qual provavelmente se preocupa no momento. Além disso, verifique se sua linha de assunto é exclusiva. Você deseja que ele se destaque em um mar de e-mails de marketing na caixa de entrada de um destinatário.
Etapa 5: Apelo à ação
Além da linha de assunto, a chamada à ação é a parte mais importante do seu boletim de e-mail. Faça sua chamada à ação se destacar a todo custo. Não tenha medo de negritar o texto e mudar a cor. Se a sua frase de chamariz não for atraente, as pessoas passarão para o próximo e-mail na caixa de entrada.
Lembre-se de que a ordem de ação é o que alimenta sua taxa de cliques. É fácil clicar no botão “Clique aqui” ou “Saiba mais” em seu boletim informativo, mas tente pensar fora da caixa e ser mais específico. Por exemplo, em vez de dizer “Compre agora”, tente dizer “Obtenha seu código de desconto aqui”, se você estiver oferecendo algum tipo de oferta especial.
Agora que você já sabe como criar uma chamada à ação por boletim informativo por e-mail, que é atraente e atraente, o que acontece com a veiculação? Como mencionamos anteriormente, é melhor colocar os detalhes mais importantes do seu boletim informativo no início.
Dito isto, o seu boletim também deve sempre terminar com um plano de ação claro. A melhor coisa a fazer é colocar sua chamada à ação pelo menos duas vezes em seu e-mail: uma vez no final e uma vez no início, mas somente depois que o objetivo de seu boletim informativo for esclarecido.
Etapa 6: Segmente suas listas
Agora que você definiu metas, projetou seu boletim, preencheu-o com conteúdo atraente e o adornou com uma linha de assunto com foco em conversão e apelo à ação, é hora de pensar em quem você está enviando seus e-mails!
Se sua lista de e-mails não for muito grande, talvez você não tenha muitas opções além de enviar seu boletim para sua lista completa de assinantes. No entanto, se sua lista for grande o suficiente, você pode segmentá-la para enviar boletins diferentes aos grupos para os quais eles são mais relevantes. Por exemplo, se você possui um restaurante, pode não fazer sentido enviar e-mails sobre sua nova seleção de hambúrgueres ou bifes para vegetarianos. Da mesma forma, convém enviar seu desconto do dia das mães apenas para assinantes que são realmente mães.
As listas de e-mail podem ser segmentadas por idade, local, status do relacionamento, nível de educação, sexo, setor e qualquer outra informação demográfica relevante.No entanto, você também pode mergulhar em listas um pouco mais profundas e segmentadas com base em quantas vezes determinadas pessoas visitaram seu site ou em que distância elas estão no funil de publicidade.
Além disso, se você tem um objetivo específico em mente que não pertence a todo o público, pode segmentar sua lista para segmentar apenas as pessoas mais relevantes.Por exemplo, se você deseja melhorar suas avaliações do Google, envie um e-mail incentivando as pessoas a deixar uma revisão e enviá-lo apenas para aqueles que ainda não deixaram uma.
Também é uma ótima ideia usar listas de email segmentadas para redirecionar. Os emails personalizados podem ser enviados apenas aos membros da sua lista de email que deixaram um item abandonado no carrinho de compras.
Etapa 7: tempo de design
Um dos elementos de design mais importantes de uma boa newsletter por email é tornar o layout responsivo. Layouts responsivos são layouts codificados para se adaptar a qualquer tamanho de tela ou tipo de dispositivo, incluindo smartphones, tablets, desktops e laptops.
51% de todos os emails são abertos em dispositivos móveis; portanto, você pode perder metade do seu público se o layout do boletim informativo por email não responder. Verifique se os leitores não precisam aumentar ou rolar muito em seu boletim, caso contrário, eles não vão ler.
A escolha de um design mais simples, com todas as informações necessárias, é o mais recomendado. A maioria dos assinantes não gosta se precisar rolar por idades apenas para visualizar todo o conteúdo do email. Honestamente, eles provavelmente nem leem todas as palavras nele. Eles apenas fazem a varredura – para que seu email possa ser esquecido. Aqui estão alguns pontos para ajudá-lo:
- Faça os textos importantes parecerem mais brilhantes e maiores
- As imagens devem ser estrategicamente colocadas em toda a mensagem
- Seção seu conteúdo levando-os a seus CTAs
Algumas outras dicas de design para o seu boletim informativo são incluir um cabeçalho com seu logotipo e um rodapé na parte inferior com suas informações de contato, links para as contas de mídia social e o site da empresa e um botão para cancelar a inscrição.
Etapa 8: revisar
A etapa final de como criar uma newsletter por e-mail é revisar! Examine o seu boletim de notícias várias vezes, fazendo longas pausas para refrescar sua mente.Também ajuda ter um amigo ou colega de trabalho a lê-lo para detectar os erros que você pode não perceber. Ler a cópia em voz alta é outra tática para detectar erros que você poderia perder.
A revisão é particularmente importante quando você cria um boletim de e-mail porque não pode voltar atrás e editar erros depois que o e-mail foi enviado como você pode em uma publicação de mídia social ou blog. Se houver um erro no seu email, você precisará enviar uma correção por email ou apenas esperar que as pessoas não notem.
Durante o processo de revisão, você também deve garantir que seu boletim de e-mail esteja em conformidade com AS REGRAS ANTI-SPAM. Em um esforço para conter o spam, esse ato tornou obrigatório ter um rodapé no seu email com o seu endereço e uma maneira fácil de cancelar a inscrição de emails, entre outras coisas.
Etapa 9: Teste
Depois de enviar sua newsletter, o trabalho ainda não está concluído. Você deve acompanhar os dados e fazer testes A / B de forma consistente em seus boletins.Pense em cada email como um experimento. Você deve testar uma coisa em cada email, alterando pequenas coisas, como a cor ou o tamanho do botão da chamada à ação. Após o envio do boletim, aguarde alguns dias para analisar os resultados. Pode ser tentador atualizar os resultados constantemente, mas você não deseja julgar os resultados prematuramente.
Para avançar no teste de divisão, você pode enviar versões ligeiramente diferentes de e-mails para pequenas seções do seu público-alvo e comparar os resultados. Basta alterar uma coisa para testar como uma linha de assunto diferente ou imagens diferentes ou uma chamada à ação diferente. Isso ajudará você a saber o que seu público prefere. Você pode testar um e-mail enviando duas versões ligeiramente diferentes para pequenos segmentos do seu público-alvo e, quando tiver seus dados, envie ao restante do público apenas o e-mail com melhor desempenho.
Você deve acompanhar quantas pessoas abrem seu email, quais links na cópia obtêm mais cliques e a taxa na qual as pessoas cancelam a inscrição em sua lista de emails.Esses dados oferecem um excelente ponto de partida para o seu próximo boletim informativo! A maioria dos softwares de email marketing vem com ferramentas de rastreamento complexas para ajudá-lo a reunir todos esses dados e muito mais!