Em sua 7ª edição, o Fomenta deve reunir em Cuiabá cerca de 1,2 mil pessoas entre os dias 17 e 18
Nos próximos dias 17 e 18 de novembro acontece em Cuiabá a 7ª edição do Fomenta Nacional. O evento, realizado pelo Sebrae em parceria com os Governo Federal, governos dos estados e prefeituras, objetiva aproximar pequenos negócios, inclusive rurais, dos grandes compradores da administração pública.
Acesse o site do evento em http://www.fomentanacional.com.br
A realização do Fomenta tomou corpo a partir da aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em dezembro de 2006. “O mercado de compras públicas movimenta cerca de R$ 600 bilhões por ano. Temos o desafio de aproximar este universo dos micro e pequenos empresários, que têm assegurado por lei o tratamento diferenciado nas compras públicas abaixo de R$ 80 mil”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
Dentre as atividades do evento estão os Encontros de Oportunidades, quando empreendedores e gestores públicos se aproximam para conhecer como atuam e como fechar negócios. Também haverá capacitações. Até agora, 18 empresas e/ou entidades já confirmaram participação como âncoras dos encontros. Entre elas estão: Banco do Brasil, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Correios, Eletronorte, Fiocruz, Funasa, Escritório das Nações Unidas para Serviços de projetos (Unops) e BNDES, Receita Federal e Serpro.
Já confirmados, também, a palestra magna sobre “Experiência Internacional de Compras Governamentais”, com a presidente da Rede Interamericana de Compras Governamentais, Yokasta Gusmán; os painéis “A ação dos órgãos de controle fortalecendo o ambiente de negócios nas compras públicas” e “Compras governamentais e oportunidades para as MPE”; e as palestras sobre “Inovação, empreendedorismo e capital humano”, com o jornalista Gilberto Dimenstein, e “Ética na gestão pública”, com o professor da Universidade de São Paulo Clóvis de Barros Filho. A expectativa de público do Sebrae para a 7ª edição do Fomenta Nacional é de 1,2 mil participantes.
Regionais
Em 2015, somente no âmbito do Movimento Compre do Pequeno Negócio, 38 cidades de 11 estados e no Distrito Federal realizaram encontros do Fomenta. Outros 18 foram realizados regionalmente e dois estão sendo planejados. Em 2014, foram 36 Fomentas regionais, em 14 unidades da Federação, com participação de 8.509 pessoas, entre pequenos negócios (5.832) e gestores públicos (2.677).