O aumento da concorrência entre as empresas está exigindo maiores investimentos na divulgação de seus produtos e serviços. Nesse sentido, a personalização de carros e motos está se configurando como uma opção atrativa, para alguns segmentos do mercado, em relação aos outros canais de comunicação como televisão, rádios e outros.
O mercado de personalização de veículos pode ser inicialmente dividido em algumas linhas de atuação, como por exemplo:
- Veículos de transporte como ônibus e caminhões
- Veículos de pequeno porte
- Motocicletas
Algumas cidades estão aplicando leis que buscam diminuir a poluição visual ao longo das ruas, avenidas e praças, com isso restringindo os espaços para publicidade externa em placas e outdoors. Esta situação gera uma ótima oportunidade para a publicidade em veículos de todos os portes. Neste mercado de atuação os clientes podem ser desde profissionais liberais que queiram divulgar seus serviços até empresas de publicidade que gerenciam a publicidade de grandes empresas. No caso dos profissionais liberais, geralmente é necessário auxiliar no desenvolvimento do produto em função de seu conhecimento limitado dos conceitos de publicidade. Na atuação com empresas de publicidade o padrão já está definido e a prestação de serviço fica restrita a impressão e aplicação nos veículos.
O setor de transporte é um segmento que pode ser uma excelente opção de atuação, pois geralmente personalizam seus veículos em função de publicidade e também em busca de segurança, visto que a adesivagem acaba por tornar a identificação mais fácil, o que permite reduzir, quando não evitar, o furto destes veículos. Outro segmento de atuação que pode render bons resultados é composto por eventos de curta duração, como campanhas eleitorais a cargos políticos e grandes eventos promocionais.
A sazonalidade é uma característica forte para essa área de atuação, mas pode contribuir para o faturamento da empresa. Um segmento de atuação que vem crescendo é a personalização de carros e motos para pessoas físicas, mais conhecida como tuning. Uma das características deste segmento é que são impulsionados pelos filmes de ação envolvendo carros e motos e é extremamente sazonal.
A opção de participar de processos de licitações no setor público pode ser um mercado atrativo desde que a empresa conheça detalhadamente a sistemática do funcionamento e não aposte todos seus esforços neste segmento, pois este exige considerável investimento e grande burocracia para operacionalização. A utilização da personalização de veículos para divulgação da empresa é um canal da publicidade que cresce e pode se configurar como uma atrativa opção de investimento.
Obtenha mais informações acessando o estudo no Portal do Sebrae.
Confira mais matérias como essa na seção de “Ideias de negócios” aqui no Sebrae Mercados.