Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Diferenciar para inovar

Micro e pequenos negócios, dos mais diversos ramos de atividade, têm um ponto em comum: para serem competitivos, precisam se diferenciar. No agronegócio, a inovação de produtos apresenta crescimento e é importante, sobretudo, para a agricultura familiar.

Com produtos diferenciados, o pequeno produtor obtém melhor remuneração por seu trabalho e garante mais qualidade de vida para sua família. A busca pela inovação tem se mostrado importante na geração de emprego e renda e na fixação do homem no campo.

A diferenciação de produtos pode ocorrer de diversas formas. É possível, por exemplo, criar produtos com elementos totalmente novos, que ainda não foram utilizados no agronegócio. Outra maneira é empregar de forma inovadora matérias-primas já comuns à atividade, como fécula de mandioca, usada na produção de embalagens.

Nova fonte de energia

Outro exemplo de inovação que vem sendo estudado é a casca do café como fonte de energia. Durante o cultivo do café, estima-se que são geradas aproximadamente dois milhões de toneladas de cascas de grãos por ano no Brasil.

A novidade é que esse resíduo pode substituir a lenha, tornando-se uma alternativa de menor custo e ambientalmente melhor para empresas que usam madeira na geração de energia.

Os pesquisadores da UnB (Universidade de Brasília) afirmam que, com os resultados do estudo, esperam ser possível o uso na produção de energia em pequenas comunidades rurais e agroindustriais, a partir da combustão, da gaseificação ou da transformação em carvão vegetal.

Certificação potencializa o negócio

Junto com o aumento do poder de consumo dos brasileiros, vem também uma maior exigência quanto a qualidade dos produtos e serviços adquiridos, o que significa que as empresas que quiserem se manter ou se diferenciar no mercado terão que investir cada vez mais em certificação e rastreabilidade. Isso é o que aponta o Relatório Mudanças no Perfil do Consumo no Brasil: Principais tendências nos Próximos 20 anos, produzido pela empresa Macroplan.

O Sebrae pode ajudar a inserir a inovação no dia a dia de sua produção. Para saber como, acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/tipoconteudo/inovacao?codTema=4

You must login to add a comment.

Posts relacionados