A empresa de pesquisa Euromonitor investigou em 2011 as tendências globais que, em longo prazo, irão moldar as relações de consumo. São tendências de longo prazo que já influenciam o ambiente de negócios em todo o mundo, mas se que serão intensificadas a partir de 2020.
Conhecer tais tendências globais é importantíssimo para as empresas compreenderem e se prepararem para as relações de consumo do futuro.
5 tendêcias que impactam consumo em 2020
1. Mudança no poder global com destaque para a China
O poder econômico global está se deslocando: o Leste e as economias emergentes como China e Índia estão impondo seu protagonismo na ordem mundial comercial. Assim, esses países poderão estar na vanguarda das relações mundiais de comércio e negociações ambientais, bem como exercer controle sobre a expansão de sua produção e ampliação de mercados consumidores.
2. Escassez dos recursos naturais e “movimento verde”
A crescente escassez de recursos naturais incita proporcionalmente o combate às alterações climáticas e o problema do esgotamento dos recursos naturais. Essa necessidade liga, como nunca antes, as empresas e consumidores em um só propósito de evitar as alterações climáticas, preservando o meio ambiente. O “movimento verde” se intensificará cada vez mais e o futuro oferece oportunidades de negócios, incluindo o desenvolvimento dos recursos de energia mais limpas e a resposta às demandas dos consumidores por produtos ecologicamente corretos.
3. Reforço à classe média
O crescimento econômico promoveu a expansão da classe média global, notadamente entre 2000 e 2010. A perspectiva é de que essa prosperidade se acelere, aumentando ainda mais o tamanho da renda média dos consumidores. Essa dilatação vai moldar o futuro das relações de consumo, com mais espaço para gastos discricionários e criação de novos perfis de consumidores do mercado em todo o mundo.
Dilatação da classe média cria mais espaço para gastos discricionários e novos perfis de consumidores
4. Envelhecimento da população urbana
Em 2008, pela primeira vez a população mundial urbana superou a rural. A urbanização tem números crescentes, criando demanda por habitação, transportes e bens de consumo e serviços. Paralelamente, o envelhecimento demográfico irá moldar a demanda dos consumidores, os mercados de trabalho e políticas de governo do futuro.
5. Revolução digital
O número de usuários de internet no mundo só aumenta e a previsão é de que dobre na década de 2020. Parte dessa tendência tem relação com os telefones móveis, que se tornaram um item essencial em todo o mundo. O acesso sem precedentes à comunicação está quebrando barreiras globais, aumentando a produtividade e mudando a maneira como vivemos e trabalhamos.
*Esse post foi escrito em 2011 por Luciana Pecegueiro Furtado
Você tem uma dúvida sobre o seu negócio? Faça uma pergunta para a Comunidade do Sebrae Respostas: https://respostas.sebrae.com.br/perguntar/