O Banco Central do Brasil lançará o Real Digital, uma moeda digital com vantagens, como redução de custos e maior acesso à população não bancarizada.
O projeto do Real Digital
Recentemente, o Banco Central do Brasil anunciou o início do projeto-piloto do Real Digital, que será uma moeda brasileira totalmente digital, à semelhança de uma stable coin. O objetivo da moeda virtual é ser utilizado para pagamentos, compras, transações e investimentos, e terá duas versões: uma para uso no atacado em pagamentos entre o BC e as instituições financeiras e outra para uso no varejo, que será emitida pelo mercado e chegará ao consumidor final em formato de token.
A introdução do Real Digital trará diversas vantagens, como a remoção do custo de pagamentos de 2% e a possibilidade de pagamentos ínfimos para apoiar a economia de dados. Além disso, aumentará a liquidez, eliminando a complexidade em câmbio e reconciliação pós-negociação, e permitirá transações diretas entre pessoas, reduzindo custos de produção, armazenamento, transporte e distribuição de dinheiro físico. A moeda também trará acesso à população não bancarizada, estimulará a inovação no setor financeiro e poderá ser usada em qualquer lugar do mundo, sem necessidade de conversão por meio de bancos.
Principais desafios do Real Digital
No entanto, a implementação do Real Digital também trará desafios, como garantir a descentralização, velocidade, veracidade e imutabilidade de dados. É necessário regular os fundos de reserva para garantir a eficiência e a ausência de intermediários nos processos financeiros. O futuro do valor digital é o que chamamos de tokenomics, aliado a um novo tipo de banco digital.
A economia token está nascendo, mas poucas pessoas têm esse nível de compreensão. A blockchain é uma máquina de mudança de comportamento por meio da liberdade das transações. O fato é que sempre houve luta pela democracia, e agora esse é o campo de batalha dessa geração. A sociedade precisa de um novo modelo digital para a democracia, mas é preciso estar atento para que qualquer ferramenta possa ser usada para o bem ou para o mal.
Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae entrega um conteúdo novo que pode mudar o seu negócio. Siga os temas do seu interesse nas Comunidades do Sebrae no Telegram.