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Desafios e aplicações do Real Digital

Desafios e aplicações do Real Digital

O Banco Central do Brasil lançará o Real Digital, uma moeda digital com vantagens, como redução de custos e maior acesso à população não bancarizada.

 

O projeto do Real Digital

Recentemente, o Banco Central do Brasil anunciou o início do projeto-piloto do Real Digital, que será uma moeda brasileira totalmente digital, à semelhança de uma stable coin. O objetivo da moeda virtual é ser utilizado para pagamentos, compras, transações e investimentos, e terá duas versões: uma para uso no atacado em pagamentos entre o BC e as instituições financeiras e outra para uso no varejo, que será emitida pelo mercado e chegará ao consumidor final em formato de token.

 

A introdução do Real Digital trará diversas vantagens, como a remoção do custo de pagamentos de 2% e a possibilidade de pagamentos ínfimos para apoiar a economia de dados. Além disso, aumentará a liquidez, eliminando a complexidade em câmbio e reconciliação pós-negociação, e permitirá transações diretas entre pessoas, reduzindo custos de produção, armazenamento, transporte e distribuição de dinheiro físico. A moeda também trará acesso à população não bancarizada, estimulará a inovação no setor financeiro e poderá ser usada em qualquer lugar do mundo, sem necessidade de conversão por meio de bancos.

 

Principais desafios do Real Digital

No entanto, a implementação do Real Digital também trará desafios, como garantir a descentralização, velocidade, veracidade e imutabilidade de dados. É necessário regular os fundos de reserva para garantir a eficiência e a ausência de intermediários nos processos financeiros. O futuro do valor digital é o que chamamos de tokenomics, aliado a um novo tipo de banco digital.

 

A economia token está nascendo, mas poucas pessoas têm esse nível de compreensão. A blockchain é uma máquina de mudança de comportamento por meio da liberdade das transações. O fato é que sempre houve luta pela democracia, e agora esse é o campo de batalha dessa geração. A sociedade precisa de um novo modelo digital para a democracia, mas é preciso estar atento para que qualquer ferramenta possa ser usada para o bem ou para o mal.

 

 

 

Para conferir a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!

 

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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