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Como preparar minha empresa antes de solicitar crédito?

Como preparar minha empresa antes de solicitar crédito?

Empreendedor, sabia que, antes de solicitar crédito a uma instituição financeira, existem alguns procedimentos que você pode adotar para garantir sucesso no pedido? Hoje, vamos te explicar o passo a passo para ser bem sucedido na concessão de crédito.

Antes de solicitar um financiamento, título descontado ou empréstimo, é muito importante que você saiba qual se adapta melhor à sua real necessidade. Conhecer os critérios das instituições para aprovar um cadastro também é crucial para entender se a sua empresa se enquadra nos padrões.

Planejamento

Tudo começa com planejamento, afinal, ainda que o intuito seja adquirir um recurso que naturalmente você não possui, é necessário organizar-se financeiramente para conseguir arcar com o pagamento das parcelas. 

Algumas vertentes de organização financeira que podem te ajudar são: 

– Controle do fluxo de caixa.

– Controle de débitos a receber.

– Precificação correta dos seus produtos e/ou serviços.

– Reserva financeira.

Para te ajudar, o Sebrae possui um plano de acesso ao crédito que vai te explicar em detalhes como elaborar um plano de sucesso para a sua empresa fechar um acordo com uma instituição financeira.

Conheça a instituição financeira

E por falar em instituição financeira – representada por bancos, cooperativas e instituições de microcrédito -, você precisa conhecer exatamente quais as características da entidade onde vai solicitar um empréstimo. 

Cada instituição possui o CET (Custo Efetivo Total), que é a soma das tarifas e de todas as taxas de juros que envolvem a sua operação financeira. Pesquise, compare e não decida algo tão relevante movido pela pressa.

Antes de efetivar a operação, busque referências, conheça os planos de concessão de crédito e analise alguns aspectos específicos minuciosamente. Alguns pontos que não podem passar batido são:

  1. Tipos de operação de crédito: empréstimo) disponibiliza um valor ao cliente com base na análise do seu cadastro, possibilita que o pagamento seja parcelado e não requer destinação específica para o dinheiro; financiamento) precisa ter uma destinação específica e uma comprovação de que o recurso será utilizado; e título descontado) conhecido popularmente como antecipação de recebíveis, essa operação desconta títulos, como cheques, duplicatas e outros.
  2. Taxas: são definidas com base na relação entre a quantia de dinheiro e o tempo de pagamento. 
  3. Condições: estão relacionadas ao perfil do cliente, à necessidade de fiador ou hipoteca, às formas de pagamento e parcelamento, entre outros fatores.
  4. Prazos: referem-se ao período para a quitação total ou parcial da dívida. É válido verificar se as datas dos vencimentos mensais são favoráveis ao pagamento.
  5. Juros: dizem respeito ao valor percentual que será cobrado a mais do valor do empréstimo.

Fatores de restrição

Por fim, empreendedor, busque se informar quanto à documentação solicitada para formalizar a operação financeira. Se a sua empresa tem alguma inadimplência, avalie se a solicitação de um empréstimo é de fato a melhor alternativa.

Desse modo, busque compreender todos os fatores de restrição, ou seja, as normas que limitam a concessão de crédito, para poder escolher com sabedoria ou para preparar a sua empresa antes do procedimento.

Se este artigo foi útil para você, não deixe de acessar o Portal do Sebrae e conferir uma série de dicas e instruções para alavancar os seus negócios.

Veja também:

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Lucio Pires

Lucio Pires

AdvogadoSebrae
Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios digitais com formação em Negócios Exponenciais pela Singularity University – Califórnia, EUA. Especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP). Advogado especialista em Direito Empresarial (Estacio). Matemático com especialização em Finanças (UFBA).

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