Gir: conheça tudo sobre essa raça
Vamos falar dela, uma das principais raças produtoras de leite: a Gir. Pois é, muito usada para a criação de uma raça ainda mais famosa, o gado Girolando, a raça que vamos falar agora é popular também. Famosa devido a sua grande capacidade de produção leiteira, os animais dessa raça são incríveis por diversos motivos.
Sabemos que a produção de leite no Brasil é um setor muito importante tanto para o povo quanto para a economia. Dessa forma, é preciso entender como as raças são diferentes e como elas são importantes para o desenvolvimento do setor.
Aprender sobre raças bovinas é algo que constrói um entendimento acerca da evolução do setor pecuário. Afinal, nada começou como é hoje, e foi preciso estudos e usos da genética para melhorar esses animais. E só assim chegarmos ao patamar que temos hoje em nosso país.
Por esse motivo, separamos essa matéria para ajudá-lo a conhecer mais uma incrível raça e saber como ela mudou a pecuária brasileira. Continue a leitura para conhecer a origem, importância e claro, as características da raça Gir.
Origem da raça Gir
Em primeiro lugar, vamos contar um pouco sobre a história da raça. Apesar de ser algo desconhecido da maioria das pessoas, entender isso é importante para conhecer de onde surgiu a raça.
Sendo considerada uma das mais antigas do mundo, ela faz parte das chamadas raças zebuínas. Sua origem ocorreu na Índia, mas o local onde o animal fez sucesso foi em nosso país. Contudo, isso só ocorreu no século 20.
Diferente de outras raças, não conseguimos saber ao certo quando o Gir foi descoberto. Os motivos para isso são variados, mas um deles é que a raça é muito antiga. Raças assim são mais difíceis de se descobrir a origem.
Chegada ao Brasil
No Brasil, a raça Gir chegou nos anos 1906, segundo registros as importações desses animais foram realizadas pelo pecuarista Teófilo Godoy. Porém, um outro criador discorda disso e afirma ter sido ele o primeiro importador da raça: seu nome era Wirmondes Machado.
Esse segundo pecuarista, diz que introduziu a raça no ano de 1919 no Triângulo Mineiro. A próxima importação da raça Gir só iria ocorrer nos anos 30, 55, 60 e por fim 62. Apesar de distantes para nós, foram essas as importações que criaram o rebanho da raça no Brasil.
Para manter o registro genealógico dos animais, existe em Uberaba, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Dessa forma, os animais da raça são todos registrados.
O objetivo é manter todos esses animais com um registro para serem considerados puros. Pois, para serem usados em cruzamentos, o animal precisa ser considerado puro.
Principais características da raça
Agora vamos falar sobre as principais características da raça. Uma das principais delas são suas cores, que são variadas. São tons de vermelho, amarelo e até mesmo pretos e brancas.
Por conta disso, é muito fácil distinguir esses animais de outras raças: é só olhar as cores.
Outras características servem de destaque quando falamos na raça Gir: sua alta produção leiteira é uma delas. Isto é, o animal produz muito com pouco consumo de alimento, sendo essa uma das principais diferenças da raça quando comparadas a outros animais.
O físico do animal é bem padrão. Ele possui uma cabeça e um comprimento de largura média, grandes orelhas e um corpo comprido como um todo.
Por fim, é uma raça dócil e rústica, que vive e produz por longos anos. Além disso, tem facilidade para parir e ainda tolera altas temperaturas.
E essa é a raça gir, uma das mais importantes raças leiteiras do Brasil.
Sabia de tudo isso?
Compartilhe o texto agora mesmo!