O SEO é uma das estratégias mais populares para quem trabalha com marketing digital, afinal, é graças a ele que os sites e blogs são otimizados e aparecem no topo das principais plataformas de busca, como o Google por exemplo, sem essa estratégia, seria muito mais difícil ranquear os conteúdos e saber o que é mais ou menos relevante para o consumidor.
Por se tratar de um conceito que depende do bom funcionamento do algoritmo do Google, o SEO está em constante evolução e mudança, já que a plataforma geralmente também encontra algumas novas tendências que podem trazer mais relevância para algumas ações e menos para outras.
Se você quer manter o seu site sobre cabine primária no topo das pesquisas, então nós vamos te ajudar! No texto de hoje, vamos trazer as principais novidades e atualizações sobre o SEO, para que você possa otimizá-lo e usá-lo ao seu favor da melhor forma possível, bora conferir? Então vamos lá!
Muitas atualizações nos algoritmos
Os algoritmos do Google sempre sofrem inúmeras atualizações e mudanças que acabam alterando todas as estratégias de SEO, e virando esse mundo de cabeça para baixo, no final de 2021, tivemos um grande update da plataforma focada em reviews de produto.
Já em fevereiro de 2022 tivemos a implementação da Page Experience para o Desktop, e várias atualizações foram desenvolvidas e realizadas nesse ano, procure sempre estar antenado em cada mudança de algoritmo para poder aplicar no seu SEO.
Black hat ainda menos efetivo
O black hat é uma estratégia que consiste alcançar o topo das plataformas de busca a qualquer custo, burlando algumas leis e enganando o algoritmo para que um conteúdo ruim seja bem avaliado e suja no topo do Google, mas com tantas atualizações como citamos acima, a plataforma está buscando cada vez mais, inibir a efetividade do Black Hat.
Atualmente, ele já é considerado praticamente ineficaz, e quem for pego praticando essa ação será severamente punido pela plataforma, esse diminuição em sua efetividade ressalta cada vez mais, o white hat, que visa otimizar o SEO da forma correta, com estratégias e ações que agreguem na experiência do usuário e são mais claras e transparentes do que um display de acrílico.
Link building
O Link building sempre esteve entre as principais estratégias de SEO, mas nos dias de hoje, podemos dizer que essa ação tem se tornado ainda mais importante para alavancar o seu site.
Ele consiste em adicionar links internos ou externos no meio do seu texto, o que ajuda a complementar o conteúdo, trazer mais informações, gerar autoridade, reconhecimento e consequentemente, fazer com que a sua página seja melhor ranqueada por trazer um conteúdo completo e informativo.
Engajamento faz parte do algoritmo
Muitas pessoas acreditam que o SEO se resume em palavras-chaves ou URLs bem montadas, mas na verdade são muitos fatores que influenciam o ranqueamento da sua página, entre eles, temos justamente o engajamento, com as constantes atualizações, apostar em textos que engajam mais tem se tornado um trunfo para os sites.
Essa estratégia é comumente usada em outras plataformas como o Youtube, agora também é replicada em sites, tempo de permanência na página, taxa de rejeição e os CTRs, que acabaram se tornando um detalhe importante para elevar o nível do seu site.
Page Experience
Fechando nossa lista, temos a Page Experience, que é uma métrica sempre utilizada para medir a satisfação dos usuários, tão precisa quanto o corte de um disco abrasivo. Como citamos no primeiro tópico, as atualizações para ele foram atualizadas no desktop em fevereiro, mas vale ressaltar as Core Web Vitals.
Essas são métricas essenciais dentro da web, que avaliam a experiência do usuário dentro da página de forma única e exclusiva ao olhar a velocidade de carregamento. Dessa forma, investir em uma boa hospedagem e um bom servidor, pode ser a chave para melhorar o SEO do seu site.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.