Trabalhar de casa pode representar várias vantagens, tanto para o profissional quanto para a empresa. Porém, é necessário tomar alguns cuidados e considerar pontos importantes, então confira três cuidados a serem tomados ao manter um funcionário home office!
E, se você é um funcionário que se encaixa nesse perfil de prestação de serviço, aproveite para entender melhor como a contratação deve acontecer e como é feita a negociação de contrato, horas trabalhadas, direitos e deveres a serem observados.
Sabemos que neste momento o trabalho remoto ganhou muito mais ênfase, portanto, é imprescindível saber quais cuidados devem ser tomados na hora de optar por contratar um serviço neste formato. Confira:
O advento da pandemia Covid-19 e o Home Office
Trabalhar em casa não é algo que começou a acontecer desde já, com o advento da Pandemia Covid-19. A própria reforma trabalhista de 2017 já havia previsto e regulamentado este formato de prestação de serviços.
Mas temos de considerar que foi no ano de 2020, com a Pandemia, que este tipo de trabalho ganhou muito mais ênfase no mercado e passou a ser tratado com muito mais atenção e otimizações relevantes para cada caso e empresa.
Manter um funcionário home office pode ser ideal para diversas empresas e, de fato, algumas áreas de atuação no mercado não sofreram fortes impactos no que diz respeito à adaptar a infraestrutura para trabalhar de casa.
Outras, já necessitam de projetos de implementação mais intensos, utensílios como computador, internet, mesa e cadeira gamer barata ou uma cadeira para home office que é pensada na ergonomia do funcionário que esta em casa a serviço da empresa e reformulação de propostas de trabalho e agenda dentre outras nuances mais específicas de cada área.
É importante dizer que cada caso é um caso quando se trata das vantagens e desvantagens de se manter um funcionário home office.
Para ajudar você, empregador ou empregado, separamos a seguir três cuidados importantes que você deve considerar na hora da contratação de um prestador de serviço remoto. Confira:
3 coisas a se considerar ao contratar um funcionário Home Office
Com a Pandemia, aumentou-se muito o número de contratos de funcionário home office e há de se considerar que essa modalidade de trabalho tem apresentado muitos resultados positivos e, inclusive, surpreendentes. Mas é preciso analisar!
Se você está pensando em contratar um funcionário home office, você precisa considerar, antes de mais nada, essas três coisas:
- Real necessidade da empresa e viabilidade da função no formato remoto.
Ao realizar a contratação de um funcionário home office, analise bem qual é a função que ele desempenha e como o formato do trabalho viabiliza a execução e qualidade do mesmo. Serão necessários ajustes, treinamentos específicos?
- Considerações a respeito do contrato: horas trabalhadas e como monitorar a carga horária.
Hoje em dia, após a reforma trabalhista, é permitido que empregador e empregado negociem as condições do contrato em um acordo comum. Este acordo deve considerar questões como carga horária, vale-refeição e demais benefícios e deveres para o empregador e empregado.
- Despesas com energia e internet, quem arca com os custos?
Para esta questão, também é preciso atentar-se na hora de negociar o serviço e realizar a contratação. Na maioria das vezes é a empresa que arca com estes custos e isso não deve ser descontado do salário.
Dicas para otimizar a contratação e a rendimento dos trabalhadores remotos
Uma boa dica para otimizar toda a operação e comunicação quando se trata do trabalho remoto é desenvolver um sistema de acesso e comunicação formalizada com logins e logouts.
Isso é imprescindível se o monitoramento das horas trabalhadas for uma opção da empresa.
Agora você já sabe: ao contratar um funcionário home office, utilize nossas dicas!