Será que utilizar código de barras em seus produtos pode realmente trazer uma vantagem competitiva para sua empresa em pleno 2021?
Vantagem competitiva é uma vantagem que sua empresa tem em relação às outras que atuam no mesmo segmento, ou seja, algum ponto de qualidade que faz com que os clientes prefiram a sua organização.
Vamos supor que você seja dono de uma loja de R$ 1,99 e durante o período da pandemia teve aumento de vendas.
Devido à pandemia, os consumidores têm dado preferência ao seu estabelecimento por oferecer produtos de valor mais baixo, além de disponibilizar produtos variados.
Isso fez com que você tivesse que aumentar muito o volume de registro de mercadorias, já que para obter um maior lucro você compra mercadoria em atacado e vende no varejo.
Dessa forma, precisa ter auxílio dos códigos de barras, caso contrário não conseguirá de modo fácil saber seu faturamento mensal e muito menos as estratégias que funcionam e as que devem ser abandonadas.
Viu um exemplo prático de como ter código de barras em suas mercadorias pode melhorar o resultado de sua organização?
Por isso, irei lhe mostrar algumas vantagens competitivas que seu estabelecimento pode conquistar com o uso do código de barras:
Garantir o registro das mercadorias
Ainda no exemplo do R$ 1,99, imagine registrar todos os dias mercadorias que chegam, que saem ou saber quanto de cada produto tem no estoque de maneira manual.
Não importa se o valor do produto é alto ou baixo, para manter uma boa lucratividade em seu negócio, será necessário saber exatamente a origem da mercadoria e em qual processo de negociação ela se encontra.
Ao utilizar códigos de barras individuais e universais como EAN-13 e UPC-12 em seus produtos, crescerá a agilidade na negociação, expedição e estocagem de mercadorias, além de garantir que todos os produtos sejam codificados e catalogados, sem esquecer nenhuma informação no decorrer do processo.
Se seu negócio aumentar de tamanho, será necessário fazer a contabilidade do estabelecimento, registrar estoque, custo de mercadorias, receitas e outras demonstrações contábeis exigidas em lei.
Com auxílio do código de barras, ao passar o leitor infravermelho no produto, será possível visualizar todas as informações relativas a cadastros, preços, entradas e saídas, inventários, controle de estoque e dados dos clientes.
Diminuição de custos
Em tempos de pandemia e crise econômica, o que todos os empresários desejam é reduzir os custos de seu negócio e manter a margem de lucro obtida anteriormente.
Claro que nem sempre ocorrerá, afinal, o poder de compra da população de modo geral caiu bastante. Entretanto, a vida continua e as pessoas precisam comprar itens básicos.
Esse é o momento ideal para baixar o custo de operações de sua empresa com auxílio do código de barras. E como utilizar o código de barras pode te ajudar?
Primeiramente, é possível com o uso do código de barras descobrir qual produto está dando mais lucro, já que todas as informações dos produtos e fornecedores estarão disponíveis para o gestor do negócio.
Além disso, poderá utilizar melhor o material humano dentro na empresa, pois os funcionários gastarão menos tempo para registrar as mercadorias e guardá-las no estoque.
Será capaz de utilizar os dados da empresa para obter uma melhor gestão de recursos, graças à centralização de informações em um único banco de dados.
Combate à falsificação
Se você é um pequeno e médio empreendedor, provavelmente não enfrenta problema de falsificação, pois seus produtos originais ainda não tem mercado suficiente para isso.
Mas, vamos supor que sua empresa crie um produto que ganhe aderência no mercado, em que seu valor de entrada não seja tão baixo. Outra opção é vender um infoproduto e alguém repassar ou revender seu produto sem autorização.
Será necessário criar algum mecanismo para facilitar a comercialização da mercadoria e para garantir sua autenticidade.
Com o uso do código de barras em suas mercadorias, sejam elas físicas ou digitais, será possível dar credibilidade para o produto que possui o código. Produtos que oferecem rótulos e descrições detalhadas conseguem um maior volume de vendas.
Além disso, o uso do código EAN-13, UPC-12 ou QR Code permite que os produtos sejam rastreáveis e o produtor saiba exatamente para quais locais foram negociados ou não. No meio digital, é possível vincular o código de barras ao CPF do comprador, evitando possíveis fraudes com o infoproduto.
Rastreabilidade de produtos
Rastreabilidade de produtos é a capacidade de identificar onde o produto se encontra, desde sua origem até seu destino, com o objetivo de evitar desvios, roubos ou perdas, tendo a disposição registros informativos sobre todas essas etapas.
Dentre as vantagens da rastreabilidade nos produtos, podemos citar a identificação eficiente de falhas, já que durante o processo logístico acontecem muitas falhas no recebimento, estocagem e envio do produto.
Podemos citar também a agilidade no recall, principalmente quando o produto a ser recolhido possui perigo para o usuário, como quando se trata de medicamentos, equipamentos hospitalares ou de automóveis.
Com o uso código de barras é possível melhorar a padronização de processos desde a fabricação até a entrega. Com isso, o controle de qualidade consegue ser realizado de maneira mais eficiente e com um banco de dados sobre os produtos mais completos.
Influência na decisão de compra
Segundo um estudo recente da Associação Brasileira de Automação sobre como o código de barras influencia na decisão de compra dos usuários, foi possível identificar alguns pontos que devem ser destacados.
Primeiramente, o público considerou utilizar o código de barras para averiguar a procedência da mercadoria, relativos à segurança e qualidade. Afinal, o Brasil é um país conhecido pela falsificação de produtos, pela desigualdade social e pela alta taxa de impostos presentes em negociações comerciais.
Além disso, constatou-se que, nessa sequência, o público utiliza o código de barras para fazer pagamentos, consultar o preço dos produtos, realizar compras no supermercado, em lojas, saber a validade e ler o rótulo dos produtos.
Contudo, a pesquisa foi além e perguntou sobre quais funcionalidades o público gostaria que o código de barras atendesse no futuro.
As respostas se concentraram em acompanhar exames médicos, ser identificado na loja, obter informações sobre o produto, sobre internação e clínicas hospitais, fazer identificação pessoal e rastrear o consumo de cada pessoa.