Atualmente, o e-commerce para restaurante se tornou prioridade, mas, atrair o cliente pro seu estabelecimento online pode ser um grande desafio.
Afinal, comer no estabelecimento envolve não só uma necessidade e, sim, uma experiência única para conquistar o cliente.
Com isso, você precisa criar técnicas para transformar seu negócio digital em algo atrativo, ou seja, a experiência deve ser tão boa quanto é presencialmente.
Por meio do e-commerce você estrá melhorando seu negócio e atendendo as necessidades do cliente, visto que, com a falta de tempo as pessoas busca cada vez mais praticidade no seu dia a dia.
Cá entre nós, é extremamente confortável a experiência de receber suas comidinhas favoritas na porta de casa.
Mas, o que é e-commerce para restaurante?
Basicamente, e-commerce refere-se ao comércio virtual, ou seja, são vendas que acontecem pela a internet.
Logo, as transações comerciais devem ser totalmente online, desdo do momento que o cliente, até a finalizar o pedido.
Um bom exemplo de e-commerce no segmento food service é um restaurante que vende seus pratos por meio das redes sociais ou uma doceria que recebe pedidos online.
Por que seu restaurante deve investir no e-commerce?
O mercado e-commerce tem potencial imenso para alavancar seu negócio.
Devido a pandemia do coronavírus, os proprietários se viram pressionado a montar um restaurante online.
De acordo com a ABComm, as ações para conter o coronavírus no Brasil, aumentou 40% o número de vendas online, um dos setores que mais cresceu foi o de bebidas (78,90%).
Então, os consumidores aderiram de acordo com as necessidades as compras digitais.
Porém, a praticidade de comprar os comes e bebes pela internet e receber a onde quiser, seja em casa ou trabalho, transformaram a experiência do cliente para melhor.
Logo, os estabelecimentos que aderir ao e-commerce, não conseguiram deixar de prestar esse serviço.
Atualmente, o delivery se tornou um dos pilares de um estabelecimento alimentício, por exemplo.
Como ingressar no e-commerce para restaurante?
O primeiro passo para abrir um negócio é o planejamento.
Se acaso você já tem um estabelecimento físico, provavelmente, tem seu plano de negócio montado.
Basicamente, você deve estudar alguns pontos, como:
- Se aprofunde sobre e-commerce para restaurante;
- Estabeleça quais serão os investimentos e as estimativa de lucros;
- Defina o público-alvo, entenda quais são as necessidades do seu cliente, por exemplo, pede comida com frequência no trabalho ou fim de semana?
- Saiba como seus concorrentes para crie seu diferencial;
- Tenha a tecnologia como seu aliado para que desenvolver um site eficiente (falaremos mais sobre isso).
Depois de elaborar o planejamento deve por tudo em prática. Comece criando seu domínio, ou seja, seu endereço digital.
Por exemplo, com o GrandChef seu delivery terá o seguinte domínio: www.nomedorestaurante.grandchef.com.br.
O GrandChef é um sistema especializados em estabelecimentos do ramo gastronômicos, além de gerenciar seu negócio terá um aliado no e-commerce para restaurante, pizzarias ou docerias.
Caso deseja, trabalhar apenas com e-commerce, temos o GrandChef Delivery 2.0, confira suas principais funções:
Em seguida, já com domínio criado deve focar na experiência do usuário, confira se as funções do seu site está funcionando adequadamente.
O cliente deve ter facilidade na hora de visualizar seu cardápio, efetuar o pedido e até mesmo o pagamento.
O cardápio deve ser atrativo com fotos, descrição e de acordo com as características da sua marca, como é o caso do GrandChef, onde você personaliza site do seu jeito.
Use as redes sociais ao seu favor
Com o e-commerce além de vender pelo site, as redes sociais do seu estabelecimento.
As redes sociais é uma forma eficaz de atingir seu cliente, com o site criado com GrandChef você consegue divulgar seu cardápio e possibilita o envio automático via WhatsApp.
Inclusive, é possível enviar automaticamente nas redes sociais como Facebook e Instagram também.
Lembre-se que, as redes sociais além pontos de vendas, são eficientes para a divulgação do seu negócio ou e-commerce.