Definir metas é fundamental para qualquer empresa, desde uma loja de roupas a uma organização especializada em um serviço específico, como, por exemplo, a manutenção de inversores de frequência.
Isso porque as metas funcionam como motores em prol do desenvolvimento da empresa, gerando motivação, abertura de oportunidades e mais possibilidades de crescimento. No entanto, é preciso ter metas tangíveis.
Para ajudá-los nesse processo, selecionamos 9 dicas essenciais para o estabelecimento das metas alcançáveis.
Mas, afinal, o que são metas tangíveis?
Metas tangíveis são metas que são alcançáveis, ou seja, totalmente possíveis de serem executadas e atingidas. Por exemplo, se uma empresa de plataforma niveladora de doca deseja aumentar o fechamento de contratos de 10% para 20% no ano, esse é um tipo de meta que é provável de ser alcançada.
Ao contrário, uma meta de aumento de 100% no mesmo período, pode ser considerada uma meta pouco realista, caso a empresa não tenha realizado os investimentos necessários.
É também importante entender a diferença entre metas e objetivos. As metas são mais focadas em um específico resultado, como o aumento de vendas em determinado tempo de uma Pistola de pintura pulverizadora, por exemplo. Já os objetivos tratam do patamar que a empresa quer chegar, como ser referência no setor.
9 passos práticos para estabelecer metas tangíveis
- Seja bastante específico: ao definir metas é preciso que elas sejam claras, no qual é necessário que seja estabelecido o que se deseja ser alcançado e definir o prazo. Com isso, a meta se torna algo tangível.
- Coloque os pés no chão: metas tangíveis, como falamos, são metas possíveis de serem alcançadas. Por essa razão, deixe de lado aquelas metas mais audaciosas que são muito difíceis de serem atingidas em pouco tempo.
- Defina indicadores de performance: ao estabelecer metas é preciso também saber como avaliar se elas realmente estão seguindo o caminho para a obtenção de resultados. Para isso, estabelecer parâmetros de desempenho e sempre monitore as ações.
- Faça uma lista: para incorporar as metas no dia a dia, realize uma lista com todas as estabelecidas. Isso ajuda também a ter motivação para executar os processos necessários.
- Crie o plano de execução: falando em ações, após definir as metas, é hora de colocar em prática por meio da elaboração do plano de execução, que nada mais é que as ações que serão tomadas para atingir as metas estipuladas.
- Realize revisões constantes: isso vale tanto para a definição das metas quanto para o plano de ações, já que o cenário pode se modificar, exigindo outros posicionamentos.
- Avalie as necessidades reais da empresa: uma das maneiras mais eficientes de traçar metas tangíveis é analisar as necessidades da organização. Isso torna o estabelecimento de metas mais efetivo e real.
- Comprometa-se: o comprometimento com o atingimento das metas é indispensável. Para isso, crie formas de se motivar para colocar todos os dias em prática as decisões de ações para alcançar os resultados.
- Dissemine as metas para todas as equipes: mesmo que algumas equipes não estejam diretamente envolvidas no processo de alcance de determinadas metas, é sempre benéfico que todos conheçam cada meta, pois abre caminho para a criação de mais ideias.
Gostou das dicas? Então, compartilhe nas suas redes.