Até 2025, cerca de 80% das transações entre empresas serão realizadas por meio de plataformas de e-commerce. A previsão é de um estudo divulgado pela Gran View Research, que indica que as compras online, que já são maioria, terão um predomínio ainda maior no segmento B2B.
O chamado Strategic Sourcing passa a ter ainda mais importância, especialmente no que diz respeito à aquisição estratégica de bens e serviços. Essa abordagem não se limita apenas à compra de produtos, mas também envolve a identificação de fornecedores parceiros, negociação de contratos mais vantajosos, entre outras tarefas.
Strategic Sourcing: o que é e qual é a sua importância?
Strategic Sourcing é uma abordagem sistemática para a aquisição de bens e serviços que visa maximizar o valor para uma organização através da identificação e gestão eficaz dos fornecedores.
Colocando de forma mais simples, é a prática de analisar e otimizar as compras de uma empresa para garantir que elas sejam feitas da forma mais eficiente possível, levando em consideração não apenas o custo, mas também a qualidade, a confiabilidade do fornecedor, o risco e outras variáveis relevantes de acordo com o negócio.
A lista de vantagens em relação à adoção dessa prática é extensa. Entretanto, podemos citar as seguintes entre as principais:
- Redução de custos: ao analisar cuidadosamente as opções de fornecimento, as empresas podem identificar oportunidades para reduzir custos sem comprometer a qualidade ou a eficácia dos produtos, ou serviços adquiridos.
- Melhoria da qualidade: ao selecionar fornecedores confiáveis e de alta qualidade, as empresas podem garantir que os produtos e serviços que adquirem atendam ou excedam seus padrões de qualidade.
- Gestão de riscos: ao diversificar as fontes de fornecimento e avaliar o risco associado a cada fornecedor, as empresas podem reduzir a exposição a interrupções na cadeia de suprimentos e outros riscos potenciais.
- Melhoria da eficiência operacional: ao simplificar e otimizar os processos de aquisição, as empresas podem melhorar a eficiência de suas operações, economizando tempo e recursos.
Principais desafios das empresas para adotar estratégias em ambientes digitais
Alguns dos desafios enfrentados pelas empresas ao adotar uma estratégia de strategic sourcing em um ambiente digital incluem:
- a garantia da segurança da informação e a proteção contra fraudes;
- a seleção de plataformas e ferramentas adequadas;
- a integração de sistemas e processos;
- a gestão da mudança organizacional;
- a competição com concorrentes online.
Nesse cenário, sistemas de gerenciamento de dados, gestão de telecom e segurança da informação se mostram aspectos-chave a serem trabalhados. Em áreas como essas, buscar parceiros com experiência de mercado e com soluções adaptáveis à realidade de cada negócio é essencial.
A busca por parceiros capazes de evoluir em conjunto com a sua empresa, oferecendo alternativas modernas se torna um diferencial competitivo. Agilidade na tomada de decisões, maior embasamento a partir de dados e, claro, proteção de conteúdos sensíveis são aspectos capazes de aumentar a sua participação no segmento de atuação.
Estratégia nas compras como diferencial
Diante da projeção de que até 2025 a grande maioria das transações entre empresas ocorrerá por meio de plataformas de e-commerce, o Strategic Sourcing emerge como a principal alternativa para garantir o sucesso em qualquer segmento.
Além de otimizar as compras de forma eficiente, essa abordagem vai além, envolvendo a seleção criteriosa de parceiros fornecedores, negociações estratégicas de contratos e a gestão proativa de riscos.
Porém, diante dos benefícios proporcionados, as empresas enfrentam uma série de desafios ao adotar essa estratégia em ambientes digitais. Dessa forma, investir em sistemas de gerenciamento de dados, gestão de telecomunicações e segurança da informação se mostra essencial. Parceiros experientes e adaptáveis podem fazer a diferença.