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8 dicas para ter comentários orgânicos no Instagram

Quem trabalha com a gestão das redes sociais sabe da importância dos comentários para o alcance da página no marketing digital.

 

Pode ser um comentário bem básico, somente um emoji ou um textão filosófico, toda menção é válida.

Porque além de possibilitar a interação marca e cliente, essa ação também aumenta a relevância da sua página no algoritmo com a gestão de Instagram muito eficiente.

 

Assim, suas postagens ganham valor fazendo o gerenciamento das mídias sociais

 

As maneiras de estimular os comentários são diversas. E nesse post, vamos passar algumas dicas de boas práticas e estratégias para que essa ação aconteça de forma orgânica. Veja as dias da nossa agência DUNA e fique atualizado.

  • Legendas com perguntas

 

Apesar do principal atrativo da gerenciamento do Instagram ser a imagem, a legenda irá estimular o seu engajamento, principalmente se conter uma pergunta envolvente.

 

As fotos e os vídeos irão cativar os seguidores e as legendas irão fidelizá-los. Para isso acontecer, conheça seu público e invista em perguntas estratégicas de , estimulando as respostas.

 

Essa é a maneira que conseguir comentários orgânicos dos seus seguidores, mas crie algo que você sabe que obterá respostas deles.

 

  • “Este ou aquele”

 

As redes sociais nos fazem ter preguiça de escrever longos comentários. Isso é um fato. Logo, se a pergunta requer uma resposta muito ampla, pode esquecer o comentário, pode ser facilmente ignorada.

 

Então para ter os comentários e ser algo básico, a dica é entrar na moda das perguntas “este ou aquele”. 

 

Por exemplo, se o seu segmento for de roupa, poste dois looks e pergunte qual os seguidores preferem, o primeiro ou o segundo. 

 

O comentário não vai exigir uma grande resposta, o seguidor só vai precisar deixar sua opinião e pronto. Para facilitar, marque as imagens com emojis e peça para eles comentarem a figura correspondente ao preferido deles.

 

  • Responder comentários

 

Se você não gosta de ficar no vácuo, não deixe as pessoas também. 

 

E os clientes adoram ser notados pela marca, a resposta dos comentários é a forma de fazer isso. A cada retorno que você faz às menções, um seguidor se sente visto pelo perfil. 

 

Se for responder, não escolha apenas alguns. Isso desestimula os outros seguidores que estão vendo a não deixar comentários, esperando ficar no vácuo.

 

As respostas valorizam os seguidores e ainda estimula outros comentários.

 

  • Reels

 

O reels é a moda do momento, e é super convidativo. Como o intuito é desbancar a rede social vizinha, o TikTok, esse conteúdo tem prioridade para o algoritmo, e por isso, o alcance é maior quando comparado aos outros formatos do Instagram.

 

Esse formato pode ser explorado de todas as maneiras possíveis. Conteúdos direcionados a sua persona, dicas, histórias, unboxing, memes, as opções são infinitas.

 

Aproveite o reels, e a possibilidade de Storytelling, para despertar emoções no seu seguidor com histórias cativantes.

 

Se não gerar comentários, você terá maior alcance da sua página mesmo assim.

 

  • Conteúdo engraçado

 

Como falamos acima, faça conteúdos que provocam emoções nos seus seguidores, e isso não vale só para os reels não, podendo ser aplicado no feed também.

 

De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, o conteúdo divertido é o que mais gera emoções nas pessoas, tendo até maior probabilidade de viralizar nas redes sociais.

 

A explicação é que essas publicações causam uma certa expectativa no público, a curiosidade e incerteza também. E isso faz com que eles comentem sobre o assunto. 

 

Então, planeje os conteúdos do seu feed com um certo humor, e com o intuito de fazer os seguidores sentirem emoções avassaladoras a ponto de comentar na publicação.

 

  • Poste com maior frequência

 

A frequência das suas publicações também implicam no seu alcance, e estar postando sempre contribui para que as outras publicações não ocultem a sua, aumentando as chances de realmente estar no feed do seu seguidor.

 

Uma pesquisa do Facebook IQ provou que quando a pessoa está exposta a um anúncio uma vez por semana, a marca tem 80% do seu potencial de impacto. Mas quando a exposição é duas vezes por semana, essa porcentagem é de 95%.

 

A marca não é obrigada a postar mais de uma vez por semana, mas é importante saber dessa informação para alinhar com as suas estratégias de marketing. 

 

E os seguidores precisam ver os posts da sua marca para poder deixar um comentário.

 

  • Fotos de pessoas e animais

 

Selfies e pets são os conteúdos favoritos dos usuários do Instagram, e todo mundo sabe. Além disso, são ótimas para o marketing da sua empresa.

 

Uma análise feita em um milhão de postagens pelo Georgia Institute of Technology e Yahoo Labs, concluiu que as publicações com os rostos das pessoas tem 38% mais chances de receber curtidas e 32% mais chances de ter comentários.

 

Apesar de não ter nenhuma pesquisa sobre fotos de animais, a cultura dos comentários nesse tipo de foto é antiga.

São um sucesso, garantindo um perfil próprio e até ganhando cachê. Faça um teste na sua página.

Não sabemos o motivo desses resultados, mas são a receita para receber mais comentários, pode apostar, por isso a importância de ter uma planos de redes sociais pra você crescer sempre.

 

  • Call to Action (CTAs)

 

Uma ação fundamental do marketing nas redes sociais é a Call to Action, a chamada de ação.

 

Nela, você especificará o que o usuário deve fazer depois de ver a postagem. Mas não vale colocar qualquer frase aleatória, é necessário ter uma estratégia alinhada com o conhecimento sobre a persona.

 

Peça para comentar, compartilhar ou marcar com os amigos, visitar o link na bio. Tudo baseado no seu conteúdo e na próxima ação que você quer que os seguidores façam.

 

Essas dicas serão valiosas para o sucesso do seu perfil das mídias sociais e uma agência de marketing digital preços e planos pode te ajudar, garantindo mais comentários e maior alcance. Aproveite!

Outros serviços:

Gestão de youtube

Gerenciamento de redes sociais

Agência de Marketing Digital Instagram

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