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7 técnicas populares de marketing para pequenas empresas

7 técnicas populares de marketing para pequenas empresas

No início de toda empresa, quando você não tem um grande orçamento, o marketing  pode ser um desafio, mas há muito que um pequeno empresário pode fazer para atrair e manter uma base de clientes. O aumento do marketing digital tornou ainda mais fácil para o pequeno empresário encontrar uma maneira de criar uma presença e atrair um comprador informado.

Antes de sua empresa começar a comercializar um produto , é útil criar uma persona do comprador que você deseja alcançar com seus materiais promocionais. Depois de ter seu cliente ideal, você terá uma ampla escolha de métodos de marketing. A maioria delas são táticas de baixo ou nenhum custo (às vezes chamadas de marketing de guerrilha ). Você pode usar diferentes em diferentes estágios de seu ciclo de negócios – ou pode utilizá-los todos de uma vez desde o início de seu negócio.

Quando você constrói um negócio, a primeira coisa que deseja garantir é uma base de clientes. Com uma impressora decente, um telefone e um dispositivo conectado à Internet, você pode montar uma campanha publicitária bastante extensa sem ter que pagar pelo espaço. Veremos sete dessas técnicas de marketing para pequenas empresas com mais detalhes.

1. Folhetos

Esse é o método bombástico da propaganda barata. Você encontra uma área onde gostaria de fazer negócios e distribuir panfletos para todas as caixas de correio ao seu alcance. Seu panfleto deve ser breve e direto ao ponto, destacando os serviços que você oferece ou produtos que você vende e fornecendo informações de contato. Oferecer uma avaliação gratuita, cupom ou desconto nunca é demais.

2. Cartazes

A maioria dos supermercados, espaços públicos e shoppings oferece espaço de quadro de avisos gratuito para anúncios. Este é um método aleatório, mas você deve tentar tornar seu pôster razoavelmente visível e ter abas removíveis que os clientes podem apresentar com um desconto. Faça com que cada local tenha uma cor diferente, para que você possa ter uma ideia nas guias onde a maioria dos leads está sendo gerada. Se uma área está produzindo a maioria de seus leads, você pode direcionar melhor sua campanha (panfletos, anúncios na mídia local voltados para essas áreas, ligações não solicitadas , etc.)

3. Aumento de valor

Este é um dos argumentos de venda mais poderosos de qualquer produto ou serviço. Superficialmente, os acréscimos de valor são muito semelhantes aos cupons e avaliações gratuitas, mas têm como objetivo aumentar a satisfação do cliente e ampliar a distância entre você e a concorrência.

As adições de valor comuns incluem garantias, descontos para clientes recorrentes, cartões de pontos e recompensas por indicação. Frequentemente, o fator decisivo para uma pessoa que escolhe entre uma das duas lojas semelhantes é qual loja tem um cartão de ponto ou um cartão de cliente preferencial. Você não precisa prometer à lua para agregar valor; você apenas precisa declarar algo que o cliente pode não perceber sobre o seu produto ou serviço. Quando você está fazendo seus materiais de publicidade, as agregações de valor devem ser destacadas.

4. Redes de referência

As redes de referência são inestimáveis ​​para uma empresa. Isso não significa apenas referências de clientes, que são incentivadas por meio de descontos ou outras recompensas por referência. Isso inclui referências business-to-business . Se você já se pegou dizendo: “Nós não fazemos / vendemos isso aqui, mas X na rua tal sim”, você deve se certificar de que receberá uma referência em troca.

Ao lidar com profissões de colarinho branco, essa rede é ainda mais forte. Um advogado encaminha as pessoas para um contador, um contador encaminha as pessoas para um corretor, um planejador financeiro encaminha as pessoas para um agente imobiliário e assim por diante. Em cada uma dessas situações, a pessoa aposta sua reputação profissional no encaminhamento. Independentemente do seu negócio, certifique-se de criar uma rede de referência que tenha a mesma visão e compromisso com a qualidade que você.

Como uma nota final sobre redes de referência, lembre-se de que seus concorrentes nem sempre são seus inimigos. Se você está ocupado demais para aceitar um emprego, jogue-o no caminho deles. Na maioria das vezes, você verá o favor devolvido. Além disso, pode ser ruim para sua reputação se um cliente tiver que esperar muito tempo.

5. Acompanhamento

A publicidade pode ajudá-lo a conseguir um emprego, mas o que você faz depois de um emprego pode muitas vezes ser uma ferramenta de marketing muito mais eficaz. Os questionários de acompanhamento são uma das melhores fontes de feedback sobre o andamento de sua campanha publicitária.

  • Por que o cliente escolheu sua empresa?
  • Onde eles ouviram sobre isso?
  • Quais outras empresas eles consideraram?
  • Qual foi o cliente mais satisfeito?
  • O que foi menos satisfatório?

Além disso, se seu trabalho envolve ir até o cliente, certifique-se de colocar um folheto nas caixas de correio próximas, pois pessoas com necessidades e interesses semelhantes tendem a morar na mesma área.

6. Cold calling

Desagradável? Sim. Importante? Sim.

Cold calling (chamada fria) – seja por telefone ou de porta em porta – é um batismo de fogo para muitas pequenas empresas. A chamada fria o força a vender a si mesmo e também a sua empresa. Se as pessoas não podem comprar você (a pessoa que está falando com elas), então elas não comprarão nada de você. Por telefone, você não tem o benefício de um sorriso ou de uma conversa cara a cara – um telefone é uma licença para as pessoas serem o mais cáusticas e abruptas possível (todos somos culpados disso uma vez ou outra). No entanto, a ligação fria faz você pensar por si mesmo e incentiva a criatividade e a adaptabilidade ao enfrentar clientes em potencial.

Uma combinação de batidas antiquadas no pavimento e batidas modernas no teclado proporcionará os melhores resultados para uma pequena empresa que busca se auto-promover.

7. A Internet

É difícil exagerar na importância da Internet para a construção de um negócio de sucesso. Os métodos de marketing permaneceram praticamente os mesmos nos últimos 50 anos, exceto pelo nascimento e rápida evolução da Internet. Nenhuma empresa (mesmo um café local) deve ficar sem, no mínimo, um site com detalhes vitais como localização e horário. Você precisa de um ponto de acesso para todos que acessam o Google primeiro quando desejam tomar uma decisão de compra.

Você também precisa de uma presença nas redes sociais (página do Facebook, contas do Instagram e do Twitter) combinada com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) com boa otimização de mecanismo de pesquisa (SEO). Toda essa destreza digital pode parecer intimidante no início. No entanto, a tecnologia de publicação evoluiu a ponto de o WordPress – apenas um exemplo de CMS gratuito – atender a todas essas necessidades. Sim, a internet é uma besta. Faça com que seja amigável.

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