Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

7 Fatos da Psicologia que Todos Precisam Saber

7 Fatos da Psicologia que Todos Precisam Saber

A psicologia é uma fonte de fascínio para muitas pessoas. Aprendendo sobre os fundamentos do comportamento humano e da mente humana, as pessoas são capazes de adquirir uma maior compreensão de si mesmas e dos outros.

Os psicólogos também desempenham um papel fundamental no cuidado com a saúde, vendo pessoas com problemas de saúde mental, conduzindo psicoterapia, pesquisando opções de tratamento e ensinando aos pacientes como administrar seus sintomas de forma eficaz.

Para algumas pessoas, o interesse pela psicologia é motivado por um desejo de seguir uma carreira na área. Outros simplesmente querem aprender mais por curiosidade ou porque estão considerando consultar um psicólogo para obter ajuda com um problema de saúde.

Seja qual for o motivo, obter uma melhor compreensão de temas como emoção, motivação, conhecimento, amor, comunicação e métodos de pesquisa lhe servirá bem.

A psicologia pode parecer a princípio um assunto vasto e assustador, mas a compreensão de alguns fatos básicos pode facilitar o início. Uma vez que você tenha uma compreensão sólida do básico, você estará melhor preparado para explorar as diferentes maneiras pelas quais a psicologia pode ajudar a melhorar sua vida diária, saúde e bem-estar.

Para ajudar as pessoas a ampliarem a sua visão nesse campo do conhecimento, escrevemos esse artigo para explicar de fato o que é a psicologia.

A psicologia é o estudo da mente e do comportamento.

A psicologia pode ser definida como o estudo dos processos mentais e do comportamento. O termo vem das palavras gregas psique, que significa “respiração, espírito, alma”, e logia, que significa “estudo de”.

A psicologia nem sempre existiu como existe hoje. Na verdade, é considerada uma disciplina relativamente jovem, embora, como explicou um eminente psicólogo, tenha um passado curto, mas uma longa história.

A psicologia surgiu da biologia e da filosofia e está intimamente ligada a outras disciplinas como sociologia, medicina, linguística e antropologia.

A psicologia cresceu rapidamente para desempenhar um enorme papel no mundo de hoje. Os psicólogos trabalham em hospitais, clínicas de saúde mental, escolas, faculdades e universidades, agências governamentais, empresas privadas e consultórios particulares.

Eles desempenham uma grande variedade de tarefas e funções que vão desde o tratamento de doenças mentais até a condução de pesquisas e a influência sobre a política de saúde pública.

A psicologia é baseada em métodos científicos

Um dos mitos mais comuns sobre psicologia é que se trata apenas de “senso comum”. O problema com isto é que a pesquisa psicológica tem ajudado a mostrar que muitas das coisas que achamos que são apenas senso comum não são de fato verdadeiras.

Se o bom senso fosse tão comum quanto as pessoas dizem, então as pessoas não se envolveriam em comportamentos que sabem que são ruins para elas, como fumar ou comer comida de plástico.

Ao desafiar alguns de nossos equívocos sobre como e por que as pessoas se comportam como fazem, os psicólogos são capazes de fornecer respostas que ajudam a resolver problemas do mundo real.

A psicologia se baseia em métodos científicos para investigar questões e chegar a conclusões. Usando métodos empíricos, os pesquisadores são capazes de descobrir relações entre diferentes variáveis. Os psicólogos utilizam diversas técnicas para estudar a mente e o comportamento humano, tais como observação naturalista, experimentos, estudos de caso e questionários.1

Os psicólogos adotam múltiplas perspectivas

Tópicos e questões em psicologia podem ser analisados de diferentes maneiras. Cada perspectiva contribui para um novo nível de compreensão de um tópico. Algumas das principais perspectivas em psicologia incluem:

  • Perspectiva biológica
  • Perspectiva cognitiva
  • Perspectiva comportamental
  • Perspectiva evolutiva
  • Perspectiva humanística

Imagine, por exemplo, que os psicólogos estão tentando entender os diferentes fatores que contribuem para o bullying. Um pesquisador poderia ter uma perspectiva biológica e examinar o papel da genética e do cérebro.

Outro poderia ter uma perspectiva comportamental e analisar como o ambiente reforça os comportamentos de bullying. Outro pode ter uma perspectiva social e olhar para o impacto da pressão dos colegas.

Nenhuma das duas perspectivas é correta. Cada uma contribui para a compreensão de um problema e permite aos pesquisadores analisar as inúmeras influências que contribuem para certas ações.

Eles podem então conceber soluções multifacetadas para combater ações problemáticas e incentivar melhores resultados e comportamentos mais saudáveis.

A psicologia é mais do que saúde mental

Quando você pensa em psicologia, você imagina um terapeuta tomando notas como um cliente relatando suas experiências de infância? Embora a terapia seja certamente uma parte importante da psicologia, ela não é a única coisa que os psicólogos fazem.

Na verdade, muitos psicólogos não trabalham no campo da saúde mental. A psicologia engloba outras áreas, tais como ensino, pesquisa e consultoria.

A saúde mental é certamente uma área de grande interesse em psicologia, mas os psicólogos também fazem coisas como ajudar os atletas a aperfeiçoar sua motivação e foco mental, ajudar a projetar produtos que sejam seguros e úteis, e ajudar as empresas a entender como influenciar os consumidores.

A psicologia está em toda parte

A psicologia não é apenas um assunto acadêmico que existe apenas em salas de aula, laboratórios de pesquisa e consultórios de saúde mental. Os princípios da psicologia podem ser vistos à sua volta em situações cotidianas.

Os comerciais de televisão e anúncios impressos que você vê todos os dias confiam na psicologia para desenvolver mensagens de marketing que influenciam e persuadem as pessoas a comprar os produtos anunciados. O

s sites que você visita regularmente usam a psicologia para entender como as pessoas leem, usam e interpretam as informações on-line.

A psicologia também pode desempenhar um papel na melhoria de sua saúde e bem-estar. Por exemplo, compreender alguns dos princípios básicos da psicologia comportamental pode ser útil se você estiver tentando quebrar um mau hábito e estabelecer novas rotinas.

Saber mais sobre algumas das coisas que motivam o comportamento pode ser útil se você estiver tentando seguir um plano de perda de peso ou um regime de exercícios.

Superar fobias, administrar o estresse, melhorar as habilidades de comunicação e tomar melhores decisões são apenas algumas das coisas com as quais a psicologia pode ajudar.

A psicologia tem muitas oportunidades de carreira

Se seu filho está tendo problemas na escola, você pode procurar conselho de um psicólogo escolar especializado em ajudar crianças com problemas acadêmicos, sociais, emocionais e outros.

Se você estiver preocupado com o envelhecimento de um pai ou avô, você pode consultar um psicólogo de desenvolvimento que seja especialmente treinado e conhecedor das questões relacionadas com o processo de envelhecimento.

Para determinar qual profissional é adequado para suas necessidades, é útil compreender alguns dos diferentes requisitos de treinamento e licenciamento para diferentes áreas de especialidade.

Se você estiver tentando selecionar um psicoterapeuta, também pode ser útil saber mais sobre quais profissionais podem prestar serviços de terapia.

Se você está pensando em se especializar em psicologia, há muitos caminhos de carreira a escolher. Estes dependem em grande parte de sua formação e experiência profissional, portanto é importante pesquisar os requisitos de treinamento e licenciamento de sua área de especialidade escolhida.

Algumas das possíveis opções de carreira na psicologia incluem psicologia clínica, psicologia forense, psicologia da saúde e psicologia industrial e organizacional.

Psicólogos Melhoram a Vida das Pessoas

Um dos principais objetivos da psicologia é descrever, explicar, prever e melhorar o comportamento humano. Alguns psicólogos fazem isso contribuindo para nossa compreensão básica de como as pessoas pensam, sentem e se comportam. Outros trabalham em ambientes aplicados para resolver problemas do mundo real que têm um impacto na vida cotidiana.

Finalmente, muitos psicólogos dedicam suas vidas a ajudar as pessoas que têm problemas psicológicos. Estes profissionais trabalham em hospitais, clínicas de saúde mental, consultórios particulares e outros ambientes para diagnosticar distúrbios psicológicos e fornecer psicoterapia a pessoas de todas as classes sociais.

Embora o trabalho dos psicólogos possa variar muito, todos eles compartilham um objetivo primordial: ajudar as pessoas a viverem melhor.

Portanto, saber mais sobre essa área do conhecimento pode ajudar muitas pessoas a escolherem suas carreiras profissionais ou procurar auxílio profissional quando precisar.

CSoares

CSoares

Boas respostas
Cristão, Marido, Pai, Desbravador, Empreendedor, Corredor, Amante da Natureza e Abençoado por Deus.
Quase se formou em Bacharel em Química pela UNICAMP, porém seu negócio é o mundo digital e abriu mão de uma faculdade para fazer o que gosta: viver com possibilidades infinitas!

You must login to add a comment.

Posts relacionados