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6 KPIs em redes sociais que todo gestor deve mensurar

6 KPIs em redes sociais que todo gestor deve mensurar

As redes sociais são plataformas que têm  impulsionado os negócios de diferentes empresas, desde as que atuam no mercado B2B, como uma organização que atua com compressor parafuso, por exemplo, até lojas de roupas e demais nichos de mercado.

No entanto, para ter resultados, basta mais que definir as estratégias, é necessário medir os esforços para entender o que realmente está surtindo efeitos positivos. Para isso é preciso definir KPIs. Continue a leitura para conhecer os 6 mais importantes em redes sociais.

O que são KPIs e como escolher os ideais para o negócio?

KPI (Key Performance Indicator) em tradução livre, indicador chave de performance são basicamente métricas, fatores que medem se determinadas ações estão atingindo os objetivos, como, por exemplo, aumentar o engajamento de publicações que tratam sobre manutenção de geradores.

Portanto, as métricas se transformam em KPIs quando elas são relevantes para as metas do desenvolvimento do negócio. Nesse sentido, para escolher as ideais para a empresa é necessário que os objetivos sejam bem definidos.

Desta forma, fica mais claro saber o que deve ser medido e acompanhado constantemente para o progresso das estratégias. 

6 KPIs importantes para qualquer estratégia em redes sociais

  1. Quantidade de leads: uma dos mais relevantes indicadores de performance seja para empresas que trabalham com produtos de venda direta ao consumidor ou para organizações que atuam com equipamentos específicos, como um elevador de carga, é o número de leads angariados durante uma campanha de anúncios. Isso porque, ele determina o quanto a ação atraiu potenciais clientes.
  2. Conversões: as conversões são as vendas realizadas a partir também de anúncios feitos nas plataformas como Instagram, YouTube e Facebook. Esta é a mais importante quando o assunto é medir o quanto as ações estão gerando lucros.
  3. ROI: o retorno sobre investimento é mais um KPI essencial, pois trata-se da relação entre o custo das campanhas e a geração de resultados. Podem ser usadas para a mensuração do ROI a quantidade de conversões e leads x o percentual de vendas e novos contatos.
  4. Taxa de cliques: esse indicador é fundamental para saber se os conteúdos publicados estão gerando tráfego para o site ou blog, o que indica que eles estão sendo realmente interessantes para o público-alvo.
  5. Engajamento: o engajamento é a quantidade de comentários e menções de usuários feitas nas redes sociais. Esse KPI é importante para analisar se os posts estão gerando interações, que são muito relevantes para ampliar o alcance e fortalecer a presença digital.
  6. Origem de visitas no site: para entender se as publicações voltadas à direcionar o público para site estão dando resultados, é preciso analisar a origem do tráfego, se eles estão vindo das redes sociais, é um claro indicador de que os posts têm boa performance.

Quais métricas devem ficar de fora da mensuração de resultados?

É muito comum pensar que se há aumento do número de seguidores, as estratégias estão dando certo. Isso não é bem uma verdade, pois o que gera resultados em negócios é são as ações do público, como interagir, entrar em contato, visitar o site e realizar uma compra.

Assim como a quantidade de seguidores, o número de curtidas também não é uma métrica que deve ser usada para mensuração de resultados, já que curtidas apenas curtidas não se configuram como indicadores de sucesso de campanhas.

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido a sua dúvida. Se gostou, compartilhe nas suas redes.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais

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