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6 ideias e dicas de especialistas para aumentar suas vendas no e-commerce

6 ideias e dicas de especialistas para aumentar suas vendas no e-commerce

A pandemia impulsionou as compras por meios online e fez com que muitas pessoas começassem a usar esse meio para adquirir seus itens. Somente no mês de abril deste ano, houve um crescimento de 81%, um indicativo positivo para quem busca maneiras de aumentar suas vendas no e-commerce. 

Quem deseja vender mais, não pode esperar que outra situação de calamidade pública ocorra para que receba mais clientes ou consiga impulsionar os resultados. É preciso adotar algumas ações que, independentemente da situação, sempre garantem um bom retorno à loja virtual.

Veja dicas que selecionamos de alguns especialistas da área:

1 – Ofereça upsell dos produtos

Uma sugestão é sempre válida, principalmente se ela puder oferecer um produto de melhor qualidade ou adicionar alguns adicionais. 

Para Neil Patel, co-fundador da NP Digital, é possível que antes do cliente finalizar a compra sejam oferecidos outros produtos como sugestão, sempre respeitando a faixa de preço e garantindo que eles tenham relação com a compra. Por exemplo, se comprar uma parafusadeira, é possível ofertar um pacote de pregos.

Além disso, os seus clientes podem receber e-mail que incentivem ao upsell. Para isso é preciso ter um bom CRM que seja capaz de identificar o perfil do cliente e enviar ofertas que estejam adequadas com compras já realizadas, pesquisas ou carrinhos de compra abandonados.

2 – Diminua o carrinho abandonado

Existe investimento em divulgação para que o usuário chegue até a loja e tenha interesse nos produtos, porém, não se pode deixar de ter atenção com ele porque o abandono do carrinho após selecionar os produtos costuma ser alto.

Antes de começar a elaborar estratégias para reverter a situação, o primeiro passo é entender os motivos que estão levando a isso, que pode ser um checkout muito longo, falta de adaptação do site para dispositivos móveis, frete alto e outros.

Identificadas as causas podem-se adotar ações como identificação automática para recompra, possibilidade de login pelas redes sociais, ofertas de frete grátis e outros. 

Para o site AmoBerloque, especializado na venda de berloques, oferecer frete grátis nas compras acima de R$ 100 foi uma boa saída para diminuir essa desistência, pois é um valor acessível de compra que traz uma vantagem ao consumidor.

Aí cabe a cada empreendedor adaptar a ideia ao seu tipo de negócio.

3 – Tenha um site otimizado para mobile para aumentar suas vendas no e-commerce

A maior parte das pessoas faz pesquisa de produtos e compras por meio de dispositivos móveis, por isso é essencial que o site seja otimizado para o mobile, segundo o especialista em comércio eletrônico Tracey Wallace.

Para facilitar as compras, pode-se adicionar um botão maior para incluir os produtos no carrinho e usar imagens que carregam rapidamente e possam ser bem visualizadas.

4 – Utilize o marketing de conteúdo

Uma das formas de aumentar suas vendas no e-commerce é garantir que mais pessoas o conheçam e criem uma relação com ele. 

Segundo Guilherme da Luz, especialista em SEO e fundador da Gluz Digital, isso pode ser conseguido de forma indireta com o marketing de conteúdo, fornecendo informações que sejam relevantes para os usuários.

Tenha um blog que possa auxiliar com as principais dúvidas e dê dicas sobre os produtos que comercializa, faça vídeos que podem ser usados na loja virtual para apresentar os produtos ou serviços e outros.

A estratégia de adotar o marketing de conteúdo resultará em boas conversões, porém, é preciso que ela seja bem estruturada e contínua.

5 – Trabalhe os e-mails para vender

De acordo com Robert Cialdini, autor do livroAs Armas da Persuasão’, os e-mails são grandes impulsionadores de vendas e não devem ser ignorados por quem quer aumentar suas vendas no e-commerce, uma vez que podem ser usados para diversas finalidades.

Uma delas, como já informamos, é ajudar a finalizar uma venda de um carrinho que foi abandonado, porém, existem muitas outras estratégias. 

Para que isso aconteça é preciso gerar leads e isso pode ser feito no próprio site, nas redes sociais ou nas estratégias de marketing de conteúdo.

Com essa informação valiosa é hora de criar estratégias de vendas, enviar um e-mail de confirmação sempre que uma compra for realizada, mandar boletins informativos, cupons de descontos e promoções exclusivas.

As pessoas, às vezes, precisam de um empurrãozinho para entrar no site e comprar e o e-mail marketing pode ser o que faltava.

6 – Esteja presente nos comparadores de preços e marketplaces

Seu e-commerce precisa ser visto e estar presente em diferentes canais pode ajudar. Deixe que ela apareça nos comparadores de preços mais usados e tenha valores que sejam competitivos a ponto de atrair os clientes.

Outra estratégia é vender nos marketplaces, pois muita gente não quer ficar pesquisando em diferentes lojas, mas não se importa em comprar de um terceiro do site em que está buscando. Essa parceria pode ser bem vantajosa, pois dará mais visibilidade a sua loja virtual.

É possível encontrar vários cases de sucesso de marketplaces e ver como aumentar suas vendas no e-commerce sem gastar muito, desde que se adotem as estratégias corretas e saiba usar os recursos disponíveis a favor do seu negócio.  

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