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6 hábitos para colocar na rotina e baixar o colesterol

6 hábitos para colocar na rotina e baixar o colesterol

Há grandes chances de alguém na sua família ou até você mesmo ter problemas com o colesterol alto. Na verdade, esse é um problema mais comum do que a gente imagina. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 40% dos brasileiros possuem problemas com o colesterol elevado. Diante desses dados preocupantes, que hábitos para colocar na rotina e baixar o colesterol você pode adotar ainda hoje?

Infelizmente, junto com o nível de colesterol elevado surgem outros problemas ainda maiores. No Brasil, 14 milhões de pessoas sofrem com problemas cardíacos. A consequência disso, são mais de 1000 mortes por dia relacionadas a problemas cardíacos.

Um fato interessante é que boa parte desses problemas poderiam ter sido evitados, se essas pessoas adotassem hábitos para colocar na rotina e baixar o colesterol, pois esse é um problema que está intimamente relacionado às doenças cardíacas.

Os níveis de colesterol elevado no organismo podem impactar diretamente a saúde do coração, pois com esse problema as paredes dos vasos sanguíneos ficam inflamadas e obstruídas.

Essa obstrução pode acarretar na interrupção do fluxo sanguíneo, levando a um infarto se os vasos sanguíneos forem o do coração ou a um AVC, no caso dos vasos sanguíneos do cérebro.

Com o objetivo de te ajudar a desenvolver hábitos para colocar na rotina e baixar o colesterol, desenvolvemos esse artigo que vai abordar algumas dicas muito importantes.

Como saber se o seu colesterol está alto?

O colesterol alto não apresenta sintomas, por isso é importante realizar hemogramas regulares, com o objetivo de identificar precocemente a elevação do colesterol e outros problemas.

Então, se você quer saber se possui colesterol alto, marque uma consulta médica e peça alguns exames. Depois disso, faça os exames em um laboratório de sua confiança, que use equipamentos tecnológicos como um software para laboratório, para que o seu exame fique pronto o mais rápido possível.

Daí, leve os resultados para o seu médico e ele vai poder te orientar sobre os seus níveis atuais de colesterol.

Hábitos para colocar na rotina e baixar o colesterol

Mesmo que depois dos exames, seus níveis de colesterol não estejam altos, você pode adotar esses hábitos como uma forma de prevenir esse problema. Se o seu exame de sangue apresentou um resultado de colesterol elevado, é mais importante ainda ter esses hábitos para colocar na rotina e baixar o colesterol.

Leia os rótulos nutricionais e evite gorduras trans

É bem provável que você já tenha escutado o conselho de ler os rótulos nutricionais dos alimentos, mas com a rotina apertada, isso pode passar despercebido quando vamos ao supermercado.

No entanto, esse é um hábito simples que podemos adotar para fugir do colesterol alto. Muitos alimentos possuem gorduras trans para manter a conservação e o aspecto do alimento, mas esse tipo de gordura pode sabotar a sua saúde e aumentar seus níveis de colesterol.

Sendo assim, leia sempre os rótulos e evite as gorduras trans, ou as gorduras hidrogenadas, como também são conhecidas.

Escolha carnes com menos gorduras saturadas

Pode ser difícil abrir mão daquele churrasquinho com carne vermelha, mas se você deseja reduzir o colesterol deve evitar carnes vermelhas, pelo menos no seu dia a dia e consumi-las apenas de forma esporádica.

Isso porque, as carnes vermelhas possuem gorduras saturadas, que podem aumentar de forma considerável o colesterol. Nesses casos, escolha comer proteínas como o frango e o peixe.

Obtenha mais fibras solúveis

Além de auxiliar na digestão, as fibras solúveis também são grandes aliadas na sua luta para diminuir o colesterol ruim. Sendo assim, inclua na sua dieta alimentos como feijões, quinoa, grão de bico, aveia, pão integral e lentilhas.

Tente fazer uma refeição vegetariana toda semana

Não precisa virar vegetariano para reduzir o seu colesterol ruim, mas fazer uma refeição vegetariana por semana pode ser de grande ajuda para você conseguir isso.

As refeições vegetarianas podem te ajudar a comer vegetais e gorduras que vão estimular a produção do colesterol bom, reduzindo assim, o colesterol ruim.

Alimentos como abacate, gergelim, tofu, morangos e aveia podem ser adicionados ao seu cardápio veg, pelo menos uma vez na semana.

Pratique atividade física

A atividade física moderada pode te ajudar a diminuir o colesterol ruim, isso porque, a atividade física estimula a produção do colesterol bom.

Vale lembrar que se você possui algum problema de saúde, peça sempre a orientação de seu médico antes de realizar qualquer tipo de atividade física, mesmo que seja leve.

Pare de fumar

Se você fuma e deseja aderir a hábitos para colocar na rotina e baixar o colesterol, você deveria parar de fumar. Ao parar de fumar, em apenas 20 minutos você reduz a frequência cardíaca; em 3 meses sua circulação sanguínea começa a melhorar; em 1 ano seu risco de problemas cardíacos diminui 50%.

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