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6 erros de vendas on-line que sua empresa não deve cometer

6 erros de vendas on-line que sua empresa não deve cometer

Tem um e-commerce e quer lucrar mais? Saiba que erros não cometer nas suas vendas on-line!

Mesmo com o mercado virtual em alta, muitas lojas ainda cometem erros de vendas on-line. E eles podem ser um empecilho para o faturamento.

Para evitar que sua loja passe por problemas, produzimos este artigo. Mas antes, uma dica simples: é essencial que seu site seja bonito, atraente. Um site mal feito não transmite a segurança que os compradores na internet precisam.

É simples: seu site precisa parecer profissional. Assim, o usuário vai ter a confiança de que suas compras serão realmente entregues.

Sem contar que um belo visual vai atrair o cliente, fazendo-o comprar até mais. Você, com certeza, gosta de navegar em um site atraente, não é mesmo?

Dito isso, é hora de apresentarmos os erros que seu e-commerce não deve cometer. Continue lendo!

Conheça os principais erros nas vendas on-line

1. Site não responsivo

Ter um site responsivo significa que ele ajusta seu tamanho às várias telas. Então, se você acessar o portal do seu celular, tablet, computador ou outro, vai poder visualizá-lo completamente. Com conforto e com o ajuste correto de todo o conteúdo.

Essa caraterística responsiva melhora muito a experiência do cliente. Muito melhor do que ele ter o conteúdo “vazando” da tela.

Com uma experiência mais agradável, o usuário também se sente mais atraído para comprar.

Em uma loja de roupas, por exemplo. Se as fotos das peças não se ajustarem bem, você não vai conseguir visualizá-las. Esse será um problema para decidir se o modelo combina com você.

2. Imagens ruins no site

Muitos sites não se preocupam tanto com as imagens na tela. As fotos aparecem com baixa qualidade, não se ajustam ou mesmo nem abrem porque são muito pesadas.

Isso afasta o consumidor, principalmente se as fotos ruins forem dos seus produtos. Se o usuário não consegue ver o que vai comprar, por que ele compraria?

Mas não pense que apenas imagens de produto devem ter boa qualidade. Uma operadora de saúde que vende planos de saúde on-line, por exemplo. Seu site precisará ter algumas imagens para chamar a atenção. Mesmo que elas sejam apenas ilustrativas, devem ter qualidade suficiente para serem bem visualizadas pelo cliente.

Por exemplo, pegue a lista das melhores seguradoras de plano de saúde de 2020 (você pode ver algumas aqui nesse artigo). Acesse o site de cada uma e veja como as imagens fazem a diferença no visual do site.

3. Descrição pobre dos produtos

Ao comprar algo pela internet, o usuário não tem a mesma oportunidade do que comprar pessoalmente. Ele não pode testar o produto, não pode tocá-lo, não pode vê-lo de perto.

Assim, você precisa dar a ele uma descrição mais detalhada possível sobre o item. Nunca ofereça descrições pobres dos produtos.

Em vez disso, indique cada especificação técnica, recomendação, descreva seu visual, tipo de material e mais. Isso vai tornar a experiência de compra mais completa e segura ao consumidor.

Você não compraria uma fritadeira AirFryer apenas vendo sua foto. A loja também precisa descrever suas especificações, como a voltagem e capacidade, e informar como o eletro pode ser usado (para vegetais, carnes, doces e mais).

4. Não permitir buscas eficientes

Outro dos erros de vendas on-line que sua empresa não pode cometer é limitar a experiência do usuário. Por meio da barra de busca do site, ele deve conseguir encontrar o que precisa facilmente sem precisar navegar por cada menu e página do site.

Imagine visitar uma loja on-line de bebidas. Você quer comprar a cerveja X, mas o catálogo do portal é enorme. Será bem mais prático se você puder buscar o que precisa, em vez de visitar páginas e mais páginas até encontrar a cerveja A.

5. Falhas no atendimento ao cliente

Muitas dúvidas podem surgir durante uma compra on-line, ou mesmo após, como ter problemas com o pagamento ou entrega.

Seu site precisa garantir que o consumidor seja atendido em qualquer dessas situações. Invista em diferentes formas de atendimento: por formulário, e-mail, WhatsApp, chat virtual etc (esse texto mostra alguns exemplos). Essa variedade é muito comum em lojas de serviços, como seguradoras, mas é a ideal para qualquer negócio.

6. Limitar opções de pagamento

Quanto mais opções de pagamento você der ao usuário, melhor. Basicamente, o consumidor deseja ser livre para pagar como desejar. Por cartão de crédito, boleto bancário, transferência ou outro.

Se você limita essas opções, pode perder vendas, por exemplo, de alguém que não usa cartões de crédito.

Pronto! Agora você já conhece os principais erros de vendas on-line que sua empresa não deve cometer. Tendo cuidado, seu negócio terá muito mais chances de sucesso!

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net

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