Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

6 dicas sobre segurança do trabalho

6 dicas sobre segurança do trabalho

A segurança no trabalho é fundamental para o bom funcionamento dos setores de produção, tal como auxilia nas garantir a integridade dos funcionários e também da estrutura predial.

Manter os seus funcionários seguros, além de qualificá-los para operar de acordo com as metas desejadas, também leva segurança e bem-estar ao ambiente empresarial, para que eles possam exercer qualquer tipo de atividade sem receio.

O que a lei diz sobre segurança do trabalho?

De acordo com a LEI Nº 6.514, entre os artigos mais relevantes, ressalta que a empresa é obrigada a coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho, tendo como compromisso a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Em caso de detectada negligência por parte dos órgãos de fiscalização das condições de trabalho, a empresa será autuada sob os termos do artigo 201, podendo além de sofrer penitências indenizatórias, perder o direito de exercer o trabalho. 

6 dicas para segurança do trabalho

Se você tem uma empresa especializada em fabricar mesa rustica de madeira, ou algo do tipo, sabe da importância em manter a integridade de seus funcionários. Foi pensando em questões dessa magnitude, que produzimos esse artigo para fornecer dicas para proteger adequadamente os setores de sua empresa. Veja a lista a seguir:

  1. Invista em EPI: os EPI ‘s, também conhecidos como equipamento de proteção individual, fazem parte da obrigatoriedade da maior parte de empresas e indústrias do país. É necessário verificar quais são os ricos para exercer a profissão, e consequentemente verificar quais são os equipamentos para proteção mais adequados ao segmento  (óculos, protetores de ouvido, luvas, roupas térmicas, entre outros). 

 

  1. Faça treinamento dos funcionários: para uma fábrica de balcão refrigerado pequeno, por exemplo, é indispensável um bom treinamento para os funcionários atuais e principalmente aos novos contratados. Somente apresentando todas as funcionalidades de maquinários e apontando todos os riscos que ele pode causar à integridade física, os funcionários aprenderam a manuseá-lo de forma adequada. Portanto, invista em treinamentos coletivos e individuais. 

 

  1. Sinalize procedimentos nos maquinários: coloque sempre uma lista destacada próximo a cada maquinário que possa ocasionar acidentes. Deixe exemplos claros de como deve e como não deve manusear esse equipamento. Isso auxilia o operário a sempre seguir o padrão de exigência para utilização do maquinário e aumenta a segurança no trabalho. 

 

  1. Inspecione a postura: muitas vezes o funcionário está empenhado no processo de engenharia e fabricação de um motor weg 2cv, por exemplo, que acaba operando com uma postura inadequada, que pode tanto causar problemas físicos futuros, como também, pode gerar condições para ocorrer um acidente no trabalho. Portanto, sempre corrija a postura dos seus funcionários e oriente que essa atitude é para o bem deles e da empresa. 

 

  1. Mantenha o ambiente iluminado: uma fábrica pode ter diversos locais onde reflete pouca luminosidade e isso pode ser um fator preponderante para um acidente. Faça uma inspeção e verifique se o ambiente está com iluminação adequada para que os funcionários possam utilizar os maquinários da forma ideal. A falta de iluminação é um fato muito grave e as empresas podem ser autuadas por causa disso. 

 

  1. Cuidado ao exigir velocidade: sabemos que uma empresa quer ter resultados, mas pedir que seus funcionários acelerem demais o processo de produção aumenta as chances de acidentes, pois é natural que os cuidados com a proteção sejam diminuídos por causa da pressão do tempo. Então, seja cauteloso ao exigir mais agilidade no processo produtivo, pois você pode colocar em risco a integridade do funcionário e dos demais colaboradores.

Esperamos que esse texto possa ajudar e caso ache relevante, compartilhe nas redes sociais para ajudar mais pessoas. 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

You must login to add a comment.

Posts relacionados