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6 dicas para melhorar “as vendas” de uma clínica médica

6 dicas para melhorar “as vendas” de uma clínica médica

Gerenciar qualquer negócio nunca é tarefa simples, ainda mais em tempos de crise e pandemia, e nesse sentido, administrar uma clínica, até mesmo um consultório, não é diferente, na verdade, pode ser até mais complicado, pois esbarra em fatores como vidas humanas e ética, que devem ser consideradas.

Seja via Fiés, bancos privados, ou soluções como Alume para financiar medicina, o fato é que muitos médicos se formam com muito sacrifício e na hora de abrirem seu consultório, ou a própria clínica, acabam esbarrando num problema bem comum, a falta de prática em gestão.

O fato é que gerenciar uma clínica, ou consultório, não é tarefa das mais simples, devendo ser considerados aspectos como demanda, condições e necessidades dos pacientes, para então poder prestar atendimentos específicos e diferenciados.

Mas é possível, SIM, melhorar a gestão de sua clínica médica, basta seguir algumas dicas bem simples. Quer saber quais são? Continue lendo!

1. Segmente o público

Toda clínica, por mais especializada que seja, costuma receber diferentes tipos de clientes, e saber segmentar seu público já é um bom passo para melhorar suas vendas. Uma dica é organizá-los, obedecendo critérios como pacientes antigos, novos, ocasionais, habituais, financeiramente independentes e etc…

Saiba atingir cada segmento com ações e promoções específicas, ou mesmo, ofereça cupons de desconto na venda de tratamentos, ou preços diferenciados para casais ou membros de uma mesma família, enfim, conhecendo as necessidades de cada segmento terá mais chances de atrair e fidelizar mais clientes.

2. Crie um planejamento de vendas

Primeiramente, faça um bom planejamento, definindo estratégias e planos de conduta, para saber cada passo a ser realizado e ter um controle sobre os investimentos necessários e a expectativa de lucros. Para isso, é fundamental estabelecer metas reais, criar ações especiais e eventos, iniciativas tão importantes na hora de gerar leads e atrair novos clientes.

3. Invista em atendimento humanizado

O paciente deve se sentir especial desde o primeiro momento em que pisa na clínica até o final do tratamento, ou seja, invista em humanização no atendimento, que é fundamental para que ele se sinta acolhido.

Assim, mostre empatia desde o atendimento do recepcionista, até chegar ao médico, pois ao demonstrar que se importa com o paciente, isso gera um vínculo de confiança que faz com que aquela pessoa retorne à sua clínica sempre que for preciso.

4.Integre a gestão de vendas com o setor de marketing

Embora tenha que obedecer diversas regras e códigos de ética, isso não significa que deva abrir mão de ações de marketing que, afinal, servem para fortalecer a imagem do empreendimento. Procure tirar proveito das redes sociais, que são uma ótima forma de divulgar novos serviços, procedimentos e exames, bem como a participação em congressos e eventos.

5. Não misture despesas pessoais com as contas da empresa

Não misture as despesas pessoais com as contas da clínica, que é um dos maiores problemas de gestão enfrentados, especialmente em empresas menores.

Por isso, faça planilhas e discrimine todas as receitas e as despesas realizadas, desde pagamentos de funcionários, compra de insumos, serviços como água, luz e telefone, material de escritório: para ter um controle total sobre as despesas mensais.

Uma boa dica é adquirir um software para um maior, completo e mais prático controle sobre o fluxo de caixa.

6. Invista na boa comunicação

Uma boa comunicação é fundamental para qualquer negócio, e com clínicas não é diferente. Assim, desde colaboradores,como fornecedores, clientes, pacientes, todos precisam contar com canais de comunicação simples e de fácil acesso.

E vale investir em reuniões periódicas para acertar diretrizes e pensar em novas ações, assim como, ouvir problemas, sugestões. O importante é buscar soluções viáveis e baseadas na realidade de sua clínica.

E é isso, se seguir essas dicas, investir em uma equipe bem treinada, tratamento humanizado, realizar um bom trabalho de marketing, certamente, seus pacientes vão aprovar e, consequentemente, suas vendas vão melhorar.

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