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6 dicas para atrair e fidelizar clientes para sua empresa

6 dicas para atrair e fidelizar clientes para sua empresa

6 dicas para atrair e fidelizar clientes para sua
empresa

 

Conquistar e fidelizar clientes é fundamental para qualquer negócio, independente do
segmento. Acontece que nem sempre essa é uma tarefa fácil.
Mais que isso, é muito comum de ver empresas injetando grandes esforços (e quantias
exorbitantes) na atração de novos clientes e esquecendo daqueles que já são da casa.
Você já ouviu falar em Philip Kotler? Conhecido também como “O pai do Marketing”, ele
defende que conquistar um novo cliente custa às empresas cerca de 5 a 7 vezes mais que
a fidelização.
Portanto, atração e retenção são dois pilares essenciais à saúde financeira de uma
organização, mas que possuem suas diferenças, inclusive quando envolve investimento.
Sendo assim, quais são as melhores formas de continuar trazendo novos clientes à sua
empresa e ainda aumentar a taxa e fidelização? Continue a leitura deste conteúdo e
descubra!

Atração de clientes

Uma empresa, embora tenha missões e valores que vão além da lucratividade, precisa
movimentar capital para cumprir seu papel e para tal os clientes são primordiais.
Afinal, são eles quem compram produtos e serviços e permitem direta ou indiretamente que
a empresa continue com as portas abertas.
Logo, somente ter um bom produto não basta! É necessário gerar valor.
Pense em uma clínica odontológica: quando o paciente realiza um procedimento como lente de contato dental , ele não está contratando um serviço, mas sim resolvendo um problema.
No caso, relacionado à autoestima, confiança ou algo do tipo.
Então, atração de clientes tem a ver com gerar valor e fazer com que seu público entenda
isso. Algumas estratégias a serem utilizadas são:

1 – Identifique e entenda a dor do cliente

No exemplo acima, o paciente procurou a clínica para colocar lente de contato de dente ,
mas por que ele fez isso? O que o motivou? Isso precisa estar bem definido.
Identificar a dor do cliente significa visualizar qual sua motivação para comprar determinado
produto ou serviço e como ele vai atrás desse objetivo.
Já entender está relacionado a resolver o problema desse potencial cliente. Afinal, como o
que sua empresa vende acaba com a dor que ele sente?
Contudo, sua empresa atrai clientes quando ela resolve problemas.

2 – Faça vendas consultivas

O desespero em vender prejudica o desempenho da sua empresa, não oferece uma
experiência agradável e única ao cliente e ainda faz com que ele se arrependa. Não cometa
esse erro.
As negociações consultivas baseiam-se em entender o problema do cliente de forma
verdadeira, como:
● Qual problema ele tem?;
● Quais as vantagens em comprar com a sua empresa?;
● Como oferecer alternativas para a resolução?;
● Quais trocas beneficiam ambos?;
● Dentre outros.
As vendas consultivas não falam apenas de produtos e serviços, mas sim em alternativas
que beneficiem o potencial cliente.

3 – Diferencie-se

“Essa é fácil, basta anunciar mais que todo mundo e colocar o preço lá no chão”. Negativo.
A diferenciação está em oferecer alternativas e vantagens que seus concorrentes não
possuem, o que envolve, atendimento, qualidade do produto ou serviço, experiência de
compra e por aí vai.
Além disso, trazer novidades para o mercado é também uma maneira efetiva de estar à
frente. Seguindo o exemplo da clínica, o ortodontista pode oferecer um tratamento com
aparelho ortodôntico transparente a fim de evitar que o paciente sinta dores ou se incomode
com a estética do sorriso.
Neste caso, ele acabou se diferenciando de muitos concorrentes que seguem o protocolo
tradicional.

Fidelização de clientes

A fidelização é a grande responsável por dar estabilidade à sua empresa. Afinal, em tempos
de crise, como os que estamos vivendo, as pessoas só gastam seu dinheiro em duas
situações: serviços básicos e com aquilo que faz parte de sua rotina.
Portanto, a retenção deve ser vista com bons olhos dentro de um negócio. Para isso,
algumas estratégias podem ser usadas:

1 – Onboarding

Onboarding ou integração é fundamental quando o assunto é garantir que o cliente ficará na
sua empresa por um longo período!
A integração do cliente à empresa é um processo de apresentação em que as expectativas
são alinhadas.

A fim de ter sucesso com o onboarding, faça o seguinte:
● Tenha uma área de sucesso do cliente;
● Monitore o projeto;
● Garante um atendimento exclusivo;
● Estimule os feedbacks.

2 – Cross selling

O cross selling é uma maneira efetiva de aumentar as vendas da sua empresa e ainda
melhorar o serviço oferecido, o que é ótimo para garantir a satisfação do cliente.
Basicamente, você oferece ao cliente um serviço ou produto complementar ao que ele já
consome.

Por exemplo: um paciente vai realizar o clareamento consultório , mas antes o dentista
oferece uma limpeza a fim potencializar os efeitos do procedimento.
O cross selling é uma maneira efetiva de aumentar a satisfação dos clientes e as vendas de um negócio.

3 – Up Selling

Já o Up Selling, como o próprio nome sugere, é como dar um “up nas vendas”.
Basicamente, ele é feito com o intuito de oferecer um serviço ou produto “avançado” em
relação ao que o cliente compra.

Assim, o cliente melhora a sua compra e claro, paga um pouco a mais por isso.
O Up Selling é muito comum em carros, por exemplo, onde a concessionária vende o
mesmo modelo com versões e preços diferentes. Assim, o cliente que ia comprar o
intermediário acaba levando o completo pagando uma quantia a mais.

Conclusão

As vendas permitem que uma empresa mantenha suas atividades e mais que isso, cumpra
seus objetivos independente de quais sejam.
Diante disso, atração e fidelização são fundamentais e devem ser prioridade, porém é
preciso saber os momentos certos de focar em cada ação.
Por fim, neste conteúdo você descobriu 6 dicas de atração e fidelização que apesar de não
serem as únicas existentes vão trazer grandes resultados à sua empresa, se aplicadas
corretamente.
Então, coloque sempre seu cliente como protagonista e o ofereça uma experiência
marcante e única com sua empresa.

Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto

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