CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

6 Dicas para ajudar na escolha de vocação profissional

6 Dicas para ajudar na escolha de vocação profissional

Decida qual carreira escolher não é uma tarefa simples, pois terá um impacto no seu futuro e em todos os projetos que você planeja. Se concluiu o ensino médio e não tem certeza de qual carreira é indicada para você, conheça as 6 dicas para ajudar na escolha de vocação profissional, aqui neste artigo.

DESCUBRA QUAIS QUALIFICAÇÕES SE ENCAIXAM NA SUA VOCAÇÃO PROFISSIONAL

Os jovens que concluem o ensino médio enfrentam a difícil tarefa de escolher uma carreira profissional para o futuro. Essa decisão não deve ser tomada apenas por empolgação, pois leva tempo para refletir sobre preferências e conveniências em cada caso específico.

Há quem decida realizar cursos profissionalizantes, quem estude com apostilas para concursos, treine para o vestibular, entre outros. Mas, é essencial saber se realmente está fazendo o que deseja, pois a carreira escolhida é a que, com certeza, iremos passar boa parte de nossas vidas, além do período em que vamos gastar estudando, portanto, é preciso escolher a profissão ideal para você.

Confiram a seguir as dicas para ajudar na escolha de vocação profissional:

1-Pense no que você quer ser

Esqueça por um momento que você precisa treinar para a profissão e pense no que deseja ser, não no que está se sentindo pressionado a estudar.

Pergunte a si mesmo o que você deseja fazer no seu futuro, como gostaria de gastar seu tempo e ganhar a vida. Só então saberá qual é a sua vocação.

2- Esqueça-se do dinheiro

Você não pode orientar sua decisão por razões econômicas, porque se escolher uma carreira que, em uma área que não lhe agrada apenas, trabalhará infeliz por toda a vida.

3- Não seja influenciado  

Muitas pessoas comentam sua decisão: seus amigos, colegas de classe e até mesmo familiares. Aceite as sugestões que eles fazem, mas nunca mude sua escolha só porque outras pessoas lhe dizem.

4 – Faça um teste de orientação  

Existem inúmeros testes de orientação profissional, com base nos gostos e perfis de cada pessoa. Se você tiver a possibilidade, faça um deles. Pode não lhe dar uma resposta exata, mas uma aproximação.

5- Procure aconselhamento

Procurar por orientação em universidades diferentes para aprender um pouco mais sobre sua dinâmica, seus programas acadêmicos e a maneira como eles ensinam é muito importante. Certamente, eles fornecerão material sobre as diferentes carreiras oferecidas.

6- Não se deixe levar

Se você terminou ou está terminando o ensino médio, não deixe esta decisão para o último minuto. Mantenha uma atitude ativa e descubra tudo o que puder com professores, profissionais e alunos sobre as diferentes profissões e suas possibilidades de desenvolvimento.

Seguindo essas dicas simples, será mais prático identificar qual a sua vocação profissional.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre stephanie silvaBoas respostas

Redatora conteúdo WEB.