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6 Dicas de como fazer uma boa gestão financeira

6 Dicas de como fazer uma boa gestão financeira

A gestão financeira tem uma enorme importância para a organização dos processos da companhia, principalmente, quanto ao planejamento. É por ela que muitas informações sobre a condição financeira do negócio ficam claras. De forma que é possível saber se é ou não viável começar um novo projeto, por exemplo.

É com essa ferramenta que a gerência consegue saber como estão os gastos, se já atingiram o limite, se há necessidade de fazer novos investimentos, ou mesmo, se o que foi planejado trouxe os resultados almejados. Além do que, a gestão financeira é responsável pela administração dos lucros e como está o desempenho do capital de giro.

Sendo assim, a gestão financeira é uma atividade fundamental para qualquer empreendimento. Sem ela, dificilmente uma companhia conseguiria se manter no mercado.

  • Realize um cronograma com todo o orçamento 

É bem improvável que você vá conseguir fazer toda a gestão da obra sem saber ao certo o quanto a empresa está disponível para investir. Pois nada melhor que aliar cronogramas com valores reais.  

Dessa forma, elabore um documento que liste todos os cronogramas das obras e o quanto será gasto em cada uma delas. 

Isso não só trará uma previsão real para a equipe, além de reservas de emergência para evitar surpresas desagradáveis. 

Lembre-se: sempre podem surgir imprevistos para atrapalhar a velocidade das obras, por isso ao fazer o cronograma, não se esqueça de incluir algumas previsões de atrasos. 

Isso trará mais conforto na hora do desespero não só para quem está executando a obra, como para quem a está supervisionando. 

  1. Fiscalize as obras 

Todo planejamento para ser eficaz deve ser acompanhado. Por isso, a equipe responsável deve fazer visitas regularmente à obra para saber  se os recursos estão sendo bem aproveitados, como conectores elétricos e piso industrial,  e se as operações e sinalização de segurança estão sendo realizadas. Essa é uma forma eficiente de fazer o gerenciamento a fim de evitar erros ou ruídos entre equipes.

  1. Realize a apropriação de custos

Essa ferramenta trata-se do lançamento de todas as contas a pagar para, assim, obter o verdadeiro valor da obra, incluindo até os que não foram previstos na etapa de planejamento do orçamento.

Essa é uma ação importante, pois a falta de recursos pode parar uma obra, o que representa prejuízo e atrasos. 

 

  1. Sempre avalie os indicadores

Medir o desempenho das obras também é uma etapa imprescindível, por isso não pode ser esquecida.

Existem algumas ferramentas que facilitam bastante esse processo. Algumas delas são:

  • Índice de Desempenho de Qualidade (IDQ) – Serve para os gestores do projeto terem uma visão mais ampla da qualidade de execução da obra. Isso permite não só o acompanhamento como também a visão de possibilidades de melhorias;
  • Índice de Desempenho de Custos (IDC) – Este índice serve, basicamente, para ver a relação entre um orçamento previsto e o disponível. Com ele é possível ter uma probabilidade de retorno para todo valor empregado;
  • Índice de Desempenho de Aquisições (IDA) – O uso desse desempenho permite medir o desempenho de consumo e todos os custos dos recursos adquiridos pela empresa. Por meio dele é possível identificar falhas na execução e implementar novas ideias;
  • Índice de Desempenho de Projeto (IDP) – Aponta a evolução da obra de acordo com o cronograma proposto. Por isso, ele é indispensável para o acompanhamento completo.

 

  1. Analise sempre o fluxo de caixa 
  2. Essa é uma ação bastante estratégica para acompanhar o excesso ou ausência de recursos no caixa de uma organização, uma vez que o fluxo de caixa permite visualizar os meses em que a empresa precisará, entre outras perspectivas, ficar no vermelho.

Além de outras ações como gastos pontuais e negociação com fornecedores, que fazem com que os gestores da obra a direcione para uma melhor desenvoltura e evolução.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

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