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5 vantagens de ser pequeno

5 vantagens de ser pequeno

Conheça alguns benefícios em ser uma pequena empresa
Foto: Divulgação
Escala, poder de barganha, capacidade de investimento, projeção da
marca. Essas são características que muitas vezes colocam as grandes
empresas em situação de vantagem sobre as menores na hora de competir
pelo mercado. Mas ser pequeno também tem seus benefícios. Saiba quais
são eles e confira as dicas de especialistas para aproveitá-los melhor. 
 
1) Atendimento personalizado
Uma das vantagens de ter uma estrutura enxuta é a proximidade que o
alto comando da empresa tem dos clientes. Usando isso a seu favor, o
empreendedor pode oferecer produtos muito mais customizados às
necessidades dos consumidores e se diferenciar no atendimento. “O
pequeno gasta muito menos para dar um suporte mais personalizado para o
cliente e ele valoriza isso”, destaca a professora Dariane Castanheira,
do Proced/FIA. 
2) Agilidade para mudar
Ser pequeno permite que um negócio se movimente com maior agilidade
para reagir a mudanças no mercado e atender a novas demandas do cliente.
“A facilidade de adaptação é muito maior. Se você muda um produto ou
reformula a estratégia da empresa, é muito mais fácil organizar a força
de vendas para responder a essa alteração. Nas grandes, há um cuidado
enorme com a comunicação”, aponta Dalton Viesti, coordenador de
graduação da Trevisan Escola de Negócios. 
3) Ambiente propício à inovação
Grandes empresas como Google e Microsoft frequentemente compram
jovens negócios para trazer inovações para dentro de casa. O motivo por
trás desta estratégia é que, apesar dos recursos mais abundantes, os
processos nas grandes corporações tendem a ser mais lentos e
burocráticos do que nos pequenos. 
“O ambiente mais compacto favorece a troca de ideas. O funcionário
nem precisa bater na porta do presidente da empresa – em geral eles
trabalham juntos, almoçam juntos. A informalidade facilita o processo”,
aponta Viesti. 
Outro fator que torna os menores mais propensos a apostar em novas
ideias é que o impacto do fracasso tende a ser menor. Sem acionistas
cobrando resultados ou analistas acompanhando de perto os números da
empresa, ela fica mais livre para fazer movimentos ousados. “Em geral,
tem menos coisas em jogo, portanto é mais fácil arriscar”, resume
Evandro Paes dos Reis, professor de empreendedorismo e inovação da BSP.

4) Diversidade de recursos
O pequeno empreendedor tem acesso a uma série de linhas de crédito
específicas. Programas de subvenção econômica do governo, como o PRIME,
da Finep, por exemplo, oferecem inclusive recursos não-reembolsáveis (ou
seja, que não precisam ser devolvidos) para jovens negócios inovadores.
“Se souber vender bem a sua ideia, o empreendedor pode conseguir acesso
a crédito mais barato”, destaca Dariane. 
Os investidores anjo e fundos de capital semente e venture capital,
que crescem cada vez mais no Brasil, também são uma opção para captação
de recursos à disposição dos pequenos. Em troca de uma participação no
negócio, eles injetam capital para fazê-lo crescer mais rápido. 
5) Atração de talentos
Embora nem sempre possa oferecer os mesmos salários e benefícios que
as grandes corporações, as pequenas empresas inovadoras tendem a atrair
profissionais jovens, que buscam flexibilidade e autonomia, além de
oportunidade para crescer rápido. 
“Cada vez mais as pessoas procuram a liberdade para fazer o que
gostam, mesmo que isso signifique ganhar menos”, destaca Reis. “As
grandes empresas às vezes frustram os talentos, porque é tudo muito
amarrado, muito padronizado”, explica o professor. 
Outra vantagem é que, mesmo com políticas de benefícios menos
abrangentes, as pequenas muitas vezes conseguem distribuir lucros de
maneira menos burocrática, podendo remunerar e incentivar os
profissionais de acordo com o desempenho de cada um, aponta o professor. 
Fonte: Comunicação Empreendedora – Sebrae/AL
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