Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

5 tendências globais que determinarão as relações de consumo em 2020

5 tendências globais que determinarão as relações de consumo em 2020

A empresa de pesquisa Euromonitor investigou em 2011 as tendências globais que, em longo prazo, irão moldar as relações de consumo. São tendências de longo prazo que já influenciam o ambiente de negócios em todo o mundo, mas se que serão intensificadas a partir de 2020.

Conhecer tais tendências globais é importantíssimo para as empresas compreenderem e se prepararem para as relações de consumo do futuro.

5 tendêcias que impactam consumo em 2020

1. Mudança no poder global com destaque para a China

O poder econômico global está se deslocando: o Leste e as economias emergentes como China e Índia estão impondo seu protagonismo na ordem mundial comercial. Assim, esses países poderão estar na vanguarda das relações mundiais de comércio e negociações ambientais, bem como exercer controle sobre a expansão de sua produção e ampliação de mercados consumidores.

2. Escassez dos recursos naturais e “movimento verde”

A crescente escassez de recursos naturais incita proporcionalmente o combate às alterações climáticas e o problema do esgotamento dos recursos naturais. Essa necessidade liga, como nunca antes, as empresas e consumidores em um só propósito de evitar as alterações climáticas, preservando o meio ambiente. O “movimento verde” se intensificará cada vez mais e o futuro oferece oportunidades de negócios, incluindo o desenvolvimento dos recursos de energia mais limpas e a resposta às demandas dos consumidores por produtos ecologicamente corretos.

3. Reforço à classe média

O crescimento econômico promoveu a expansão da classe média global, notadamente entre 2000 e 2010. A perspectiva é de que essa prosperidade se acelere, aumentando ainda mais o tamanho da renda média dos consumidores. Essa dilatação vai moldar o futuro das relações de consumo, com mais espaço para gastos discricionários e criação de novos perfis de consumidores do mercado em todo o mundo.

Dilatação da classe média cria mais espaço para gastos discricionários e novos perfis de consumidores

4. Envelhecimento da população urbana

Em 2008, pela primeira vez a população mundial urbana superou a rural. A urbanização tem números crescentes, criando demanda por habitação, transportes e bens de consumo e serviços. Paralelamente, o envelhecimento demográfico irá moldar a demanda dos consumidores, os mercados de trabalho e políticas de governo do futuro.

5. Revolução digital

O número de usuários de internet no mundo só aumenta e a previsão é de que dobre na década de 2020. Parte dessa tendência tem relação com os telefones móveis, que se tornaram um item essencial em todo o mundo. O acesso sem precedentes à comunicação está quebrando barreiras globais, aumentando a produtividade e mudando a maneira como vivemos e trabalhamos.

*Esse post foi escrito em 2011 por Luciana Pecegueiro Furtado

Você tem uma dúvida sobre o seu negócio? Faça uma pergunta para a Comunidade do Sebrae Respostas: https://respostas.sebrae.com.br/perguntar/

You must login to add a comment.

Posts relacionados