Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

5 práticas sustentáveis para aplicar nas empresas

5 práticas sustentáveis para aplicar nas empresas

Sustentabilidade, o que você sabe sobre o assunto? Provavelmente já deve ter ouvido falar que é algo importante e que muitas empresas buscam ser. Também já deve ter visto empresas instalando placa de energia solar, alegando que é uma atitude correta. Ok, mas o que este termo significa?

Neste texto iremos entender de uma vez por todas o que é isso e conhecer 5 práticas que podem ser aplicadas em todas as empresas.

O que é sustentabilidade?

No sentido literal, sustentabilidade consiste na capacidade de sustentação de um sistema.

Em palavras mais simples, são ações que envolvem atender as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. 

Esse tema foi a sinalização de segurança natural que fez com que empresas mudassem seu jeito de pensar e agir em relação ao meio ambiente. Cuidar dos recursos hoje, utilizá-los do jeito correto e na dosagem certa, fará com que possamos afetar minimamente o “Amanhã”.

Essas práticas são a tendência em empresas grandes e pequenas e no pós pandemia. Será um fator determinante para a escolha de usuários, tanto no B2B como no contato com clientes.

De uns tempos pra cá, atitudes de desenvolvimento sustentável têm sido uma característica comum e obrigatória. 

Práticas sustentáveis para sua empresa 

Não importa o tamanho de sua empresa, logicamente quer mais lucro e visibilidade. 

Imagine que sua revenda piso industrial. Com certeza gostaria de saber como são produzidos e quais os cuidados que a distribuidora tem com o uso de recursos. Como acima citado, essa é uma constante nos tempos atuais. Seus clientes, assim como sua empresa, vai buscar por outros que ajam com cuidado e com respeito.

Embora muitos estejam se adequando e se preocupando, vamos deixar abaixo 5 atitudes simples que podem mudar seu jeito de pensar e ajudar seu negócio a ser sustentável.

  • Nada de copos descartáveis

Empresas sustentáveis não recomendam o uso de produtos descartáveis. Pois, afinal, quanto mais se usa, mais lixo é produzido. 

Cabe ao gestor incentivar os colaboradores a usarem copos próprios ou canecas para uso pessoal. Claro que dependendo do tamanho da equipe, copos descartáveis podem ser adquiridos. Mas que sejam mínimos para que não gerem muito lixo.

  • Economizar papel, água e energia

Utilização de geradores de energia podem ser uma solução para tal economia. Setores que não estão sendo utilizados podem ser desligados no quadro central.

Armazenamento de água e água de reuso são soluções sustentáveis. Afinal, a mesma água usada para descarga pode ser reutilizada no próprio setor do banheiro.

Os papéis também são desperdício e geram muito lixo, fora que a matéria prima são árvores. Para isso, o empreendedor pode fazer integrações, pois assim conscientizam seus funcionários a manterem uma conduta de economia na utilização de papel.

  • Utilize aparelhos econômicos

A aparelhagem como ar condicionado, geladeira, freezer e maquinário de produção deve ser ‘consumo A’ de energia. 

  • Treinamentos 

Saiba investir em treinamento de sustentabilidade. Além de conscientizar seus colaboradores, fará com que ajam assim em outros locais.

  • Invista em reciclagem

Busque soluções de reciclagem para materiais que não serão mais usados. Aprimore o setor de descarte para denominar onde cada material deve ser descartado.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados