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5 pontos para levar em conta na hora de vender sua empresa

5 pontos para levar em conta na hora de vender sua empresa

Existem muitos pontos para levar em conta na hora de vender sua empresa. Caso você tenha esse objetivo, precisa considerar algumas coisas, desde contratar alguém especializado em avaliação de empresas até decidir se esse é realmente o seu objetivo ou o melhor momento para isso. Afinal de contas, muitos fatores podem transformar o seu negócio em algo menos ou mais lucrativo na hora de vender.

Hoje em dia, muitos empreendedores consideram que comprar uma empresa pronta é um bom negócio. Há um ramo relativamente estável de negócios nessa área. Isso sem falar, claro, de empresas de grande porte que sempre procuram por outras menores (da mesma área ou de outras complementares) para fazer criações e parcerias específicas. Um exemplo claro que vimos recentemente foi a compra da 20th Century Fox pela Disney, que ampliou seu portfólio de franquias e propriedades intelectuais.

Mas será que vender seu negócio é o melhor para você? Antes de decidir, confira os 5 pontos para levar em conta na hora de vender sua empresa que listamos abaixo!

5 pontos para levar em conta na hora de vender sua empresa

1. O momento

Você provavelmente já viu na Internet uma tirinha que mostra um escavador desistindo a centímetros de encontrar vários diamantes em uma mina. Essa imagem é um clássico das páginas motivacionais na Internet.

Apesar de ser um pouco clichê, a tirinha retrata uma verdade: a de que existe o momento para cada coisa. Às vezes, esperar um pouco mais pode ser justamente o que você precisava para potencializar os seus ganhos.

Na prática, isso significa olhar para o cenário da economia e ver se esse é um bom momento para vender o seu negócio. Normalmente, o momento ideal para fazer a venda é quando o empreendedorismo está em alta, as coisas estão andando bem e todo mundo quer criar um negócio. Houve um boom desses entre 2010 e 2015, 2016. De lá para cá, essa demanda caiu um pouco. A expectativa é que um novo ciclo de crescimento comece em breve e será novamente um bom momento para vender sua empresa.

2. Sua lucratividade

Qual é a sua lucratividade com o seu negócio? Essa é uma questão importante pois pode indicar o melhor momento para vender a empresa, bem como a precificação do negócio.

Por exemplo, suponha que a sua empresa fature R$ 1 milhão por ano, sendo que a margem de lucro é de 70%. Ou seja: R$ 700 mil desse 1 milhão é puro lucro. Você não vai vender essa empresa por menos de R$ 700 mil, claro. Também não pode vendê-la por R$ 700 milhões. É vital encontrar um espaço em que o retorno do investidor seja atraente, mas que você também saia com um bom valor.

3. Seus gargalos de produtividade

Toda empresa tem gargalos de produtividade (e eles podem tornar menores as ofertas feitas por interessados em comprar o seu negócio). Pensando nisso, é vital fazer uma análise completa da sua empresa e ver o que pode ser feito para otimizá-la.

Por exemplo, onde estão os principais gargalos de produtividade? Como solucioná-los? O que pode acontecer com o seu negócio caso você coloque essa situação em ordem?

Às vezes, o crescimento exponencial dessa mudança traz tanto faturamento para a empresa que você pode aumentar o valor recebido por ela em 50%, 60% ou mais. De certa forma, é como pintar a casa, ajustar alguns detalhes no cabeamento e muito mais, antes de colocar o imóvel para vender. Assim, o preço recebido é bem maior.

4. Seus objetivos pessoais

Vale a pena analisar quais são os seus objetivos pessoais antes de colocar a empresa para vender. Se você quer se ver livre logo dela, então esperar muito não vale a pena. Considere um equilíbrio entre o que você pode fazer para aumentar o valor recebido e o tempo que está disposto a esperar.

Em seguida, olhe também para o que você pretende fazer no futuro. Quer continuar na área? Quais são as suas perspectivas?

5. Suas propriedades intelectuais

Por fim, não esqueça de avaliar as propriedades intelectuais que você tem a seu dispor dentro da empresa. Vale considerar tudo: patente, moldes, técnicas de produção, etc. Tudo isso também tem valor e deve ser precificado. Não é apenas o seu faturamento, equipamentos e patrimônio que entra na conta, ok?

Pronto! Se você já considerou esses pontos para levar em conta na hora de vender uma empresa e decidiu que, de fato, esse é o melhor negócio para você, então não há mais o que fazer. É hora de vender seu negócio! O próximo passo após isso é procurar por interessados e começar a lidar com a burocracia que envolve esse tipo de transação, desde ajustar o seu negócio para essa mudança até procurar advogados e mais.

E aí, você acha que vale a pena vender sua empresa? Então comente abaixo dizendo qual é o seu negócio e como ele funciona! Quem sabe um interessado não aparece para falar com você?

 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

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