CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

5 maneiras infalíveis de aumentar a produtividade em sua equipe

5 maneiras infalíveis de aumentar a produtividade em sua equipe

Os desafios são elementos presentes e necessários no ambiente corporativo. Nesse sentido, aumentar a produtividade é uma busca constante por gestores e líderes, uma vez que ela influencia na obtenção de resultados e na criação de diferenciais competitivos. 

Dessa forma, é importante mencionar que a produtividade está relacionada com um mundo totalmente globalizado.

Por essa razão, as barreiras geográficas foram quebradas e a concorrência se tornou um grande desafio para pequenas, médias e grandes empresas. 

Com isso, a produtividade é uma temática muito debatida na atualidade. Afinal, ela representa o posicionamento da marca no mercado e a sua alavancagem administrativa, bem como o desenvolvimento de processos e o crescimento sustentável. 

Pensando na importância da produtividade para as empresas, preparamos este post para te mostrar as maiores maneiras de aumentar a produtividade em sua equipe. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

1. Identifique falhas

O primeiro passo para aumentar a produtividade na companhia é identificar falhas, ou seja, onde o trabalho não está sendo bem executado.

Nesse momento, o ideal é compreender os processos corporativos e analisar os resultados e o desempenho de cada departamento. 

Se você tem uma fábrica de caixa d’água 5000 litros, por exemplo, avalie as compras e vendas, as finanças, a parte de marketing e até mesmo a instalação de uma nova entre outros.

O ideal é avaliar o desempenho da sua equipe e estabelecer, estrategicamente, ações para melhorar os recursos da empresa e o desempenho. 

2. Invista em formação e treinamento

Outro ponto que não deve ser negligenciado: a formação e treinamento. Afinal, assim é possível desenvolver as habilidades dos colaboradores, transmitir conhecimento e mostrar que a empresa se importa com ele. 

Nesse sentido, o aprendizado pode ser revertido na criação de novas ideias, no bom desempenho corporativo e em um ambiente de trabalho agradável, além de aumentar a produtividade e a qualidade da sua marca. 

3. Gere um bom ambiente de trabalho

É fato que, para executar as atividades corporativas de forma eficiente, é necessário contar com boas condições de trabalho.

Sendo assim, ofereça equipamentos de qualidade, mantenha o espaço limpo e organizado, proporcione um local seguro, entre outras alternativas. 

Além disso, quando falamos em um ambiente de trabalho agradável, é necessário ir além: se você atua no departamento de moldes de injeção, crie novas formas de amizades com a equipe e estabeleça uma relação de confiança com sua equipe.

4. Mantenha canais de comunicação internos

A comunicação é uma ferramenta fundamental no ambiente empresarial. E, falando sobre o ambiente interno, ela mostra a sua extrema importância nas relações de alinhamento, objetivos e achismos que podem surgir na equipe. 

Por essa razão, é necessário ampliar os canais de comunicação da empresa e repassar as informações de forma clara e objetiva.

Você pode, por exemplo, utilizar o e-mail, as redes sociais ou até mesmo fazer reuniões diárias. 

5. Estimule os colaboradores

Por fim, é imprescindível estimular os colaboradores e mantê-los motivados. Esqueça a ideia de que o líder é um profissional inacessível e não deve ouvir os funcionários. Afinal, a equipe é a fonte de rentabilidade e bons resultados da organização. 

Portanto, busque maneiras de estimular e recompensar os colaboradores pelas atividades realizadas.

Se sua empresa atua com ácido fosfórico, por exemplo, uma ótima alternativa é oferecer almoços ou até mesmo um vale em algum restaurante. Com isso, é possível que a equipe seja mais produtiva e, principalmente, motivada. 

Agora que você já sabe como é possível aumentar a produtividade em sua equipe, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga