CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

5 lições para os empreendedores

Fonte: Revista PEGN (adaptado)

1. Aprender a executar

O empreendedorismo não é uma ciência exata. “Por mais que você faça planilhas e projeções que no papel são perfeitas, é preciso que a ideia seja validada na prática. E, para isso ocorrer, intuição, força de vontade e execução podem valer muito mais do que o que o Excel fala”, acredita Rafael Guandalini, 29 anos, sócio-fundador do Roupas S.A.
2. Falhar rápido
Para Ofli Guimarães, 28 anos, fundador do Meliuz, é importante que empreendedores saibam se o seu produto ou serviço será bem aceito no mercado antes de investir tempo e capital no projeto. “Essa filosofia de que se se deve falhar rápido era pouco conhecida e passou a ser mais difundida após a publicação do livro Lean Startup”, explica. 

3. Investir no networking

Construir relacionamentos é uma habilidade essencial para quem deseja fechar acordos em eventos. “Tivemos que rever nosso orçamento de marketing de maneira a incluir gastos em eventos sociais e conhecer melhor as pessoas que representam nossos clientes”, conta Pettersom Paiva, 38 anos, CEO do Voopter.

4. Saber contratar e demitir

Para uma empresa ter sucesso é preciso ter uma boa gestão de pessoas. “Seus funcionários são a alma do negócio e ninguém constrói uma empresa sozinho. Para mim, o MBA foi super importante para ter uma visão diferente de negócios, mas nenhuma aula é capaz de te ensinar como gerir sua equipe”, afirma Juliana Duarte, co-CEO da Tricae, loja online de artigos infantis. 

5. Motivar a equipe

Alex Tabor, 33 anos, cofundador e CTO do Peixe Urbano, explica que incentivar o trabalho de equipe é essencial para que seus funcionários atinjam objetivos e superem desafios. “Um ambiente de trabalho agradável, uma forte cultura corporativa e uma excelente dinâmica e entrosamento entre os membros do time são fatores essenciais para o sucesso de uma empresa”, conta.
Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae