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5 formas de ter sucesso na gestão de equipes

5 formas de ter sucesso na gestão de equipes

Conhecer formas de ter sucesso na gestão de equipes é essencial para todo empreendedor ou gestor que tem de comandar um time de colaboradores em sua empresa. Afinal de contas, gerir bem os seus funcionários é peça chave para garantir que eles tenham uma boa motivação e felicidade em trabalhar, o que afeta várias métricas do negócio, como a produtividade, taxa de rotatividade de funcionários e muito mais.

No entanto, muitas pessoas não sabem bem como gerir uma equipe. É normal: não somos treinados na liderança no nosso desenvolvimento escolar. Para ser um bom gestor, é importante ser um bom líder e estudar especificamente para isso. No entanto, é vital considerar que a qualidade do líder impacta especificamente a qualidade do time: um mau líder pode acabar com uma equipe incrível, enquanto um ótimo líder pode transformar um time mediano.

Quer entender quais são as formas de ter sucesso na gestão de equipes? Então siga a leitura abaixo para compreender!

5 formas de ter sucesso na gestão de equipes

1. Cuidado com o burnout dos colaboradores

Em teoria, podemos ver o sucesso na gestão de equipes como uma questão matemática: remova os pontos que atrapalham seus colaboradores e adicione pontos que os motivam e incentivam e você terá sucesso.

Um dos pontos mais comuns que atrapalham o sucesso do seu time é o burnout. Na prática, acontece quando as pessoas trabalham demais, não descansam o suficiente e simplesmente travam em um ponto emocional e físico que impede que elas performem como deveriam.

Portanto, é muito importante analisar diversos pontos e comportamentos dos colaboradores para identificar quando alguém está próximo do burnout.

Um deles, como o blog Apsique explica, é incentivar sua equipe a ter uma boa qualidade de sono, para que possam descansar adequadamente e ter uma noite restauradora. Se eles não dormirem bem, não conseguirão performar direito.

Basta olhar, por exemplo, como os brasileiros estão entre os que menos dormem no mundo todo e, não à toa, somos um dos países mais ansiosos e com menor produtividade.

2. Seja proativo na resolução de conflitos

Outro ponto que reduz a motivação da sua equipe e prejudica o sucesso da sua jornada é quando existem conflitos entre o membro do time. Portanto, é vital que o líder seja capaz de identificar e ser proativo na resolução dessas situações.

É claro que cada pessoa tem todo o direito de não gostar de alguém da equipe, mas isso é diferente de ter um conflito no trabalho. Os conflitos atrapalham a equipe, gastam energia que deveria ser usada em outra área e prejudicam os resultados. É o famoso “um jogador não passa a bola para o outro em campo”.

Além disso, a solução não passa necessariamente por “fazer as pazes”, mas por cessar a ocorrência de conflitos no trabalho. Talvez isso resulte em trocar as pessoas de time ou horário, mas é vital que essas situações não aconteçam.

3. Entenda o que seus colaboradores querem e precisam

Só reduzir pontos negativos que atrapalham a sua empresa não basta. É necessário também promover pontos positivos que incentivem os seus colaboradores a produzir mais e alcançar mais sucesso.

Para isso, é importante entender dois pontos: o que os seus colaboradores querem e o que eles precisam. Sim, são coisas diferentes: muitas vezes, o que eles querem não é o que precisam para ter mais sucesso.

O seu objetivo é, primeiro, dar o que eles precisam. Preferencialmente, de modo a que eles compreendam que é aquilo que eles precisam e devem focar. Depois, dar o que eles querem.

4. Avalie bem as capacidades de cada um

Cada pessoa dentro do seu time tem um conjunto específico de habilidades, talentos e personalidades, além de um “modo de trabalho”, por assim dizer. É importante que um gestor conheça tudo isso para saber quem é compatível com quem e com qual tarefa. Conseguir montar mini-grupos de trabalho que sejam compatíveis e que tragam bons resultados com base na capacidade de cada um é vital para ter mais sucesso.

5. Seja um líder que trabalha junto

Por fim, nenhum time consegue se motivar se estiver trabalhando sobre as ordens de um tirano que fica numa torre de marfim e nunca participa de nada. Portanto, é vital que você esteja no campo, junto com a sua equipe, entendendo os pormenores e necessidades do dia a dia para poder agir quando precisar e trazer cada gotinha de motivação que seja possível.

Pronto! Agora que você viu essas 5 formas de ter sucesso na gestão de equipes, poderá colocá-las em prática para conseguir obter mais apoio dos seus colaboradores. Lembre-se de que a ideia básica de uma boa gestão de colaboradores é engajá-los no trabalho e fazer com que eles se dediquem à empresa. Se os funcionários não se sentirem motivados e reconhecidos, eles simplesmente aparecerão para bater horário e ir embora.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua experiência de gestão de times!

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