Hoje em dia, o avanço digital revoluciona as formas de divulgação das marcas. O que antes era o mais indicado, agora não é mais. Até porque, os hábitos de consumo da população mudam de acordo com as transformações do mundo.
As empresas parecem estar antenadas às tendências de sucesso. Uma pesquisa da Sambatech, com a Samba Digital, em parceria com a único mostra que cerca de 62,5% das empresas brasileiras devem investir em transformação digital esse ano.
Como ter sucesso na internet
Criar um perfil em uma rede social ou um site para a sua empresa parece uma tarefa fácil. Porém, a arte de se destacar na internet não é tão simples.
Em primeiro lugar, é necessário ter conhecimento de marketing de conteúdo. Então, depois de muito estudo você pode começar a sua jornada.
As suas técnicas são muito importantes. Além de ajudar os seus serviços ou produtos a serem vistos por mais pessoas, elas podem criar novas oportunidades de venda. Não adianta ter a melhor opção do mercado, se ninguém conhece.
Um site que vende seguros, por exemplo, por meio do marketing de conteúdo consegue atrair leitores e gerar leads ao dispor na página do blog uma ferramenta de cotação. Assim, atrai os interessados em saber o preço do seguro de motos, por exemplo.
São diversas as nomenclaturas desse universo que são necessárias ter conhecimento. Então, o ideal seria investir em alguns desses termos e seguir algumas dicas. Confira.
1. Produza conteúdo relevante
O público da internet é cada vez mais criterioso. A quantidade de informação contida na rede torna a sua liberdade de escolha cada vez mais alta.
Nela, é necessário oferecer o conteúdo certo, para a pessoa certa, na hora certa. Além de procurar resolver algum desejo ou problema que o seu cliente possa ter. Assim, tem mais chances de acessar a página e futuramente conhecer ou solicitar os seus serviços.
Falamos em futuro porque o ideal não é tentar vender logo de cara. Primeiro, é necessário criar um relacionamento com os chamados leads, ou seja, pessoas que acessam a sua página e podem vir a ser possíveis clientes.
2. Conheça a persona
Para criar esse relacionamento, é necessário saber com quem você está lidando. Busque entender os seus clientes, por onde andam, quais são as suas características e desejos. Quanto mais detalhado é o perfil, melhor. Dessa forma, é mais fácil atraí-los.
Você pode tentar conhecê-las melhor por meio de formulários de feedback ou pesquisas, por meio de posts nas redes sociais. Na internet, é interessante utilizar a criatividade.
3. Invista em SEO
O termo é um dos mais importantes para a tarefa de se destacar na internet. Visto isso, ele consiste em não só uma, mas em um conjunto de estratégias capazes de fazer o seu conteúdo ter mais alcance.
As suas técnicas podem ser utilizadas tanto para sites, quanto para as redes sociais. Assim, mais pessoas podem ver o seu conteúdo. Ele envolve desde a escolha das melhores palavras para um texto, até as fotos utilizadas e a sua estrutura.
4. Esteja presente nas redes sociais
Cada plataforma tem as suas particularidades. Por isso, esse é outro dos pontos em que é necessário muito estudo. Mesmo assim, principalmente nas redes sociais não há fórmula pronta para o sucesso. É necessária também muita experimentação.
A maioria delas é visual. Dessa forma, invista em fotos e artes de qualidade. Sem contar no bom atendimento.
A experiência que o cliente tem com a sua marca é uma das coisas que mais contam. Assim, é mais provável que ele tenha interesse em outros produtos ou indique para alguém. Criando ainda uma rede de divulgação boca-a-boca.
5. Fique atento às novidades
O mundo da internet está em constante mudança. Sendo assim, as regras de SEO, por exemplo, muitas vezes são atualizadas. Isso porque o google pode ver falhas ou encontrar uma maneira melhor de ranquear os conteúdos.
Por dentro do marketing digital
O marketing já passou por diversas mudanças. Por ser a prática de divulgação do trabalho, ela é crucial para atingir mais pessoas e fazer o público ter conhecimento da sua marca.
Por ser destinado a pessoas, elas se tornam a parte mais importante. Por isso, precisa se adaptar às mudanças do mundo e ao comportamento social. Dessa forma, hoje nos deparamos com o marketing digital.
Algumas dicas para se destacar na internet envolvem práticas dele, como conhecer bem a pessoa, utilizar técnicas de SEO e seguir tendências. Resumidamente, é necessário muito estudo no tema, planejamento e dedicação.
Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia.com.br.