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5 dicas para usar o WhatsApp na sua empresa

5 dicas para usar o WhatsApp na sua empresa

O WhatsApp, o serviço de mensagens sociais adquirido pelo Facebook por US $ 19 bilhões em 2014, é sem dúvida o aplicativo de comunicação que mais cresce no mundo. Como em janeiro de 2015, meio bilhão de pessoas em todo o mundo eram usuários regulares e ativos do WhatsApp. Esses usuários estão compartilhando mais de 700 milhões de fotos e 100 milhões de vídeos todos os dias.

Na Índia, é mais popular que o Facebook e até mesmo nossas empregadas estão no WhatsApp agora. Já substituiu o SMS e tornou-se rapidamente o nosso principal modo de comunicação.

A pergunta que os proprietários de pequenas empresas estão perguntando agora é: Como posso usar o WhatsApp para empresas?

Vamos ver as 5 maneiras criativas de implementar o WhatsApp em sua empresa.

1) Usando o WhatsApp para comunicação interna da equipe

Sempre que tentamos implementar qualquer nova ferramenta de comunicação interna na ProfitBooks , obtivemos resistência dos funcionários. As pessoas relutam em “aprender” coisas novas. A melhor coisa sobre o WhatsApp é que quase todo mundo usa e não requer nenhum treinamento. Outra vantagem é que não preciso pedir explicitamente à equipe para verificar o WhatsApp, pois eles são conectados a ele.

Formamos grupos de equipe de vendas e desenvolvimento no WhatsApp e compartilhamos mensagens instantâneas para as quais um e-mail não é necessário. É rápido e divertido de usar.

Com o WhatsApp Web , fica ainda mais fácil digitar mensagens usando um navegador da web.

2) Usando o WhatsApp para comunicação com o cliente

Aqui está uma dica de vendas – Se você fizer seus acompanhamentos no WhatsApp em vez de fazer ligações diretas, receberá 40% a mais de resposta. Ninguém gosta de telefonemas de números desconhecidos, mas é mais provável que respondamos a mensagens pessoais. Quando começamos a usar o WhatsApp para comunicação com o cliente, percebemos melhor resposta e engajamento.

Isso também dá a oportunidade de ser pouco informal. Por exemplo, você enviou uma cotação ao seu cliente em potencial, mas não ouviu falar dele, o que você faz? Você pode ligar para ele ou enviar um email de acompanhamento usando uma linguagem formal. Em vez de fazer isso, se você apenas enviar uma mensagem curta no WhatsApp perguntando sobre o status, poderá receber uma resposta rápida.

Comecei a ver mais e mais pequenas empresas usando o WhatsApp para anunciar novas ofertas ou enviar os desejos do festival para seus clientes. Na ProfitBooks , usamos o recurso de chamadas do WhatsApp para conversar com nossos clientes internacionais.

3) Usando o WhatsApp para suporte ao cliente

O WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para suporte ao cliente, simples, devido ao seu alcance mais amplo. Seus clientes sempre prefeririam enviar uma mensagem pelo WhatsApp em vez de chamar um número de helpdesk ou levantar um ticket.

A NowFloats , uma plataforma de desenvolvimento de sites, usa o WhatsApp para suporte ao cliente. Arush Chopra da JustHerbs vem oferecendo consultas sobre pele e produtos no whatsapp. Há até mesmo novos negócios como o Wazapper que fornecem ferramentas e API para configurar o sistema de suporte ao cliente usando o WhatsApp.

No entanto, oferecer suporte ao cliente via WhatsApp pode não ser uma boa opção para todos os tipos de empresas. Kritika, da MyOperator, avisa que responder a todas as mensagens no WhatsApp pode não ser prático para empresas que recebem centenas de chamadas de clientes todos os dias.

Portanto, escolha o WhatsApp como uma ferramenta de suporte ao cliente somente se você tiver um número menor de solicitações de clientes.

4) Usando o WhatsApp para Marketing e Promoção

Rajat Uppal, diretor nacional de marketing da Red FM, diz: “WhatsApp é o novo SMS. Percebemos que o WhatsApp pode ser uma ferramenta de marketing muito forte. É uma boa plataforma one-to-one para comunicação direta com nossos ouvintes ”.

Você pode usar o WhatsApp para enviar imagens, arquivos de áudio, videoclipes curtos de seus produtos e mensagens de texto para usuários em todo o mundo. Ao contrário do SMS ou e-mail, há menos restrição no formato e as chances de entrega são maiores.

Isso não significa que você deve enviar spam aos seus clientes com mensagens do WhatsApp. Idealmente, você deve usar o WhatsApp para se conectar com clientes fiéis existentes, em vez de tentar alcançar novos usuários. Todo mundo odeia mensagens vindas de números desconhecidos.

Se você realmente deseja obter uma boa resposta, precisará criar as formas criativas de promover seu negócio usando o WhatsApp. Por exemplo, a Colgate convidou pessoas para enviar selfies de seu sorriso via WhatsApp para um número de telefone exibido no pacote de pasta de dente. Motivação: uma chance de ser estilizada pelo estilista da embaixadora da marca Sonam Kapoor!

Conclusão

O WhatsApp é uma poderosa ferramenta de comunicação. Tornou-se muito popular devido à sua simplicidade. Além de usá-lo para comunicação pessoal, você pode usar o WhatsApp para o seu negócio de várias maneiras. Seu custo efetivo e você pode começar rapidamente.

Você está usando o WhatsApp em sua empresa? Por favor, compartilhe sua história nos comentários abaixo.

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