Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

5 dicas para mulheres que planejam começar a vida profissional por conta própria

5 dicas para mulheres que planejam começar a vida profissional por conta própria

O empreendedorismo ganha força entre a parcela mais jovem da população. Diante da crise mundial que vivemos desde 2020, talvez esse realmente seja um caminho a ser considerado.

Houve um aumento do desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos – a taxa de desemprego de brasileiros nessa faixa etária ficou em 27,1% nos três primeiros meses de 2020, bem acima da média geral de 12,2% do país no mesmo período, segundo o IBGE.

Novos caminhos no ambiente digital

Diante desse cenário, muitos jovens estão se mobilizando como podem. Se há pouca ou nenhuma resposta frente ao constante envio de currículos para tentar uma vaga no mercado formal, por outro lado há muita vontade de criar, trabalhar e prosperar. 

“O mercado de trabalho está em constante mudança desde que o digital tornou-se algo tão presente no nosso dia a dia, e isso se intensificou, certamente, diante desse cenário de crise”, explica Tânia Gomes Luz, conselheira e Estrategista de Digital Branding e founder na GirlBoss Empreendedora

Esse “boom” de novos micro e pequenos negócios é uma resposta a um mercado de trabalho que parece cada vez mais difícil de ser acessado.

São cada vez mais comuns vagas para estágio ou de nível júnior que pedem fluência em idiomas, conhecimentos aprofundados e cursos complementares. Para as mulheres, esse caminho formal no Brasil tende a ser ainda mais árduo. 

Criatividade é a chave

Se você quer começar um negócio por conta própria, principalmente usando as plataformas digitais como canais, a especialista Tânia Gomes Luz dá dicas valiosas. 

1) O que você gosta de fazer?

Não é por que uma amiga está fazendo sucesso na internet vendendo maquiagem que você certamente também fará. Isso é algo muito importante para se ter em mente: o sucesso de um negócio começa na identificação que você tem com ele. 

Se você também ama maquiagem, ótimo, esse realmente pode ser um caminho de sucesso. Mas se você prefere artigos criativos de papelaria, peças de brechó, artigos de decoração, acessórios, que tal se inspirar no seu gosto pessoal e nos conhecimentos que você possui? 

2) Estude o seu mercado

Entenda o nicho que você está prestes a entrar. Estude, pesquise a concorrência, veja o que as pequenas e grandes empresas do ramo estão fazendo, observe as tendências, veja vídeos, leia bastante. 

Tudo isso vai te preparar e te dar uma bagagem de conhecimento para entender como criar o seu primeiro negócio da melhor forma, iniciando um caminho de sucesso.

3) Tudo na ponta do lápis

Avalie todos os custos envolvidos na operação do seu novo negócio. Ele envolve a compra de matéria-prima? De embalagens? Como será feita a entrega? Qual é o preço de custo de cada item? 

Esses e outros números devem sempre ser acompanhados com muita atenção. Eles é que definirão seu lucro, seu fluxo de caixa, e consequentemente o sucesso do seu empreendimento!

4) Comunicação

Falar com o seu público é essencial! Aproveite as redes sociais para fazer enquetes, postar novidades, e para humanizar o contato entre o seu empreendimento e a clientela. Está fabricando peças novas? Que tal postar um trechinho do processo, só para aguçar a curiosidade? Tem receita nova no cardápio? Poste um spoiler!

Além da criatividade, é preciso ter recorrência na comunicação. Faça um calendário de posts, capriche no visual das fotos e artes, utilize uma paleta de cores que tenha a ver com o seu negócio. Com capricho visual, a impressão sobre o quanto seu empreendimento é profissional só vai aumentar. 

5) Dedicação

A dica que fecha a lista é: é preciso ter dedicação, paciência e olhos sempre atentos. Acreditar no que você faz é colocar amor e cuidado no que vai ser entregue, seja um produto ou um serviço. 

E lembre-se: você é única! Mesmo que existam diversas lojas no mesmo nicho, só você é você. Só você pode colocar sua visão, suas experiências e valores no seu negócio, o que torna ele único, assim como você. 

You must login to add a comment.

Posts relacionados