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5 Dicas para Comércio Eletrônico no Celular (Mobile Commerce)

5 Dicas para Comércio Eletrônico no Celular (Mobile Commerce)
Fonte:  Dothcom.net
O fato de você poder ver o seu comércio eletrônico em um Smartphone não significa que ele é otimizado para celulares.
Pense sobre a experiência dos usuários quando eles vêem o seu site nos aparelhos móveis. Eles podem facilmente ler o que está na tela, sem precisar dar um zoom? Você tem muitos links difíceis de clicar, em vez de botões que facilitam a navegação? Respostas a perguntas como essas podem ajudar a determinar se as pessoas que visitam o seu comércio eletrônico podem facilmente completar as ações desejadas, como comprar algo ou simplesmente fazer contato com você.

1. Rapidez:
Usuários de mobile commerce normalmente têm pouco tempo e encaixam tarefas on-line entre os compromissos do dia, por isso é importante que o site carregue rápido, que o conteúdo seja de fácil visualização e que as informações sejam facilmente acessíveis.
Priorize as informações e recursos que os usuários mais precisam e procuram nos sites. Use as ferramentas de análise de seu site para computador, para ver o que os usuários de celular estão fazendo, essa análise vai ajudar a determinar os conteúdos mais populares.
Reduza grandes blocos de texto e utilize itens com marcadores que facilitem a leitura.
Deixe as imagens compactas para que o site carregue mais rápido.

2. Navegação simples:
Ninguém gosta de coisas confusas. Uma navegação clara e a funcionalidade de pesquisa, em sites grandes ou complexos, ajudam seus clientes a encontrarem o que precisam.
Use uma hierarquia clara para a navegação, onde os usuários possam clicar e evitar o uso da barra de rolagem. Tente fazer com que o seu conteúdo caiba na tela, mas se a rolagem for necessária, use a rolagem vertical.
Ajude os usuários a navegarem sempre destacando os botões “voltar” e “início”.
Utilize até sete links por página de navegação.
Deixe sempre uma caixa de pesquisa em destaque para sites com muita informação.

3. Fácil para os dedos:
As pessoas usam seus dedos para manusear dispositivos móveis, especialmente os polegares.
Desenvolva um site que permita uma fácil interação, mesmo para quem tem as mãos grandes.
Use botões grandes e centralizados e proporcione espaço extra para evitar cliques acidentais.
Aumente botões menores para ampliar a área clicável.
Aumente a área das caixas de seleção tornando os textos clicáveis.
4. Visibilidade x Acessibilidade:

Visibilidade: Um site otimizado para celular transmite sua mensagem sem cansar a vista dos usuários. Facilite a leitura para seus clientes. Eles podem estar em um ambiente com pouca luz.
O conteúdo deve caber na tela e o texto deve ser legível sem os usuários precisarem aumentar o zoom para ampliar. Criar contraste entre fundo e texto e usar cores para indicar a prioridade de links e botões, facilitará a leitura de textos em móbiles.

Acessibilidade: O ideal é que seu site mobile funcione em todos os dispositivos móveis e todas as orientações de tela que eles estiverem. Encontre alternativas ao Flash, pois ele não funciona em alguns dispositivos, e isso pode prejudicar a conversão do seu comércio Eletrônico. Use HTML5 para oferecer interatividade e animações. Adapte seu site para as orientações vertical e horizontal e mantenha os usuários no mesmo lugar quando mudarem a orientação.

5. Conversões:

Fazer compras ou entrar em contato deve ser uma tarefa fácil. Enfatize as informações que ajudam a gerar conversões (por exemplo, detalhes de produtos, fotos e informações de localização). Reduza o número de etapas necessárias para concluir uma transação. Mantenha os formulários curtos, utilizando o menor número  de campos possíveis e use a funcionalidade “clique para ligar” com todos os números de telefones.

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