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5 dicas de marketing com baixo custo para PMEs

5 dicas de marketing com baixo custo para PMEs

Fonte: D Loja Virtual  (adaptado)
Toda empresa vive de lucro, mas para
isso, é necessário vender. De acordo com Guilherme Evangelista,
empreendedor e especialista em Marketing de Varejo, para as PMEs o
cenário é mais crítico, pois, muitas vezes, existem verbas muito
pequenas para estas aplicações e errar pode ser fatal devido ao pequeno
fluxo de caixa.
Confira cinco dicas fundamentais de como começar a organizar o marketing da sua empresa, gastando pouco.
1) Pesquise. Descubra
quem é seu cliente, onde ele está e porque ele precisa do seu produto.
Sabendo disso não perderá tempo e dinheiro tentando vender algo pra
alguém que não precisa.
2) Divulgue. Hoje em
dia existem dezenas de meios de divulgação, alguns inclusive têm menores
custos, como panfletos e jornais de bairro. Você também pode utilizar
jornais de grande circulação, rádio ou até mesmo televisão. Estes
últimos demandam maior investimento, mas quando bem produzidos e
direcionados ao seu público corretamente, trarão alto retorno.
3) Atenda bem. Esse é
um ponto controverso da maioria das empresas. Muitas investem quase
todos os recursos em produtos, pesquisa e divulgação, mas quando um novo
cliente ou até mesmo consumidor fiel precisa da sua empresa eles são
atendidos por pessoas de baixa qualificação ou remuneração. Qualifique,
remunere bem e exija alto desempenho do seu atendimento, mesmo que seja
da sua telefonista ou secretária.
4) Transforme seus produtos em serviços.
Hoje não basta mais ter um bom produto, é necessário que se entregue ao
cliente algo a mais. Surpreenda! Existem diversas formas de ser feito.
São várias opções, como: instalações gratuitas, manutenções preventivas,
melhorias gratuitas e tudo que fará seu cliente ser surpreendido de
tempos em tempos e nem imaginar em trocar de fornecedor.
5) Tenha presença digital.
O Brasil talvez não tenha o maior número de internautas do mundo em
relação a sua população, mas com certeza é o um dos países mais
apaixonados por internet. Esqueça o preconceito! Ainda engatinhamos
neste meio e quem já inseriu sua empresa no mundo digital já começa a
colher os frutos. Mídias tradicionais e catálogos já estão migrando. A
lista telefônica vai diminuindo enquanto buscadores como o Bing crescem.
Mas um detalhe: sites como conhecemos
estão com os dias contados. Atualmente, as plataformas sociais oferecem
espaços para manter a marca da sua empresa fazendo sua divulgação e o
melhor, promovendo o relacionamento com o cliente.
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