Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

5 dicas de investimento para iniciantes

5 dicas de investimento para iniciantes

O mercado financeiro é um enorme mundo de possibilidades para qualquer pessoa navegar e buscar uma renda extra, ou até mesmo, criar um repertório financeiro através de investimentos. 

Por mais amplo que ele seja, não dá para mergulhar de cabeça sem um conhecimento aprofundado prévio sobre todas as possibilidades e tudo aquilo que você pode fazer dentro dele. 

Lembrando que para começar a investir, não é preciso ter nenhum conhecimento prévio ou ser algum expert, uma pessoa que trabalha com laudo spda, por exemplo, pode começar a ingressar neste mercado desde que saiba onde quer chegar e como quer chegar. 

Investir é complexo e demanda tempo e esforço, por isso antes de começar, faça um estudo prévio, veja qual segmento você vai investir, qual é o seu perfil e siga nossas 5 dicas que separamos para você!

1 – Faça seu planejamento financeiro de acordo com seu orçamento

A primeira dica é fazer o planejamento financeiro e saber exatamente, quanto você tem para investir. É preciso saber quais recursos você tem para gastar e quanto de dinheiro disponível pode ser utilizado. 

Faça uma análise profunda de suas finanças, separe o dinheiro para investimento de maneira correta e efetiva. Veja qual tipo de investimento você consegue investir através de seus recursos. 

Você irá conseguir gastar um dinheiro mensal com seu salário? Ou possui um valor guardado para um investimento inicial? Monte sua estratégia, separe seu dinheiro, e lembre-se de não fazer nenhuma loucura neste começo. 

2 – Fique livre das dívidas

A segunda dica é se livrar de todas as suas dívidas antes de fazer qualquer investimento. Afinal, ao ingressar neste mundo, você pode obter tanto lucro quanto algumas dívidas. 

Então, é preciso entrar tranquilo, sem nenhum valor a pagar para conseguir mais dinheiro e fazer investimentos sem preocupações. 

3 – Saiba quais são seus objetivos

Assim como quase tudo em nossa vida, uma dica importante é saber exatamente onde você quer chegar com os seus investimentos. Se você possui uma empresa que trabalha com a venda de rosca para a extrusora, por exemplo, existe uma meta que deve ser batida, certo?

Então é preciso replicar isso dentro dos investimentos também, saiba até onde quer chegar, quanto quer lucrar ou está disposto a perder com aquilo, saiba o momento de parar ou de continuar através de suas metas. 

4 – Conheça seu perfil de investidor

Toda pessoa que começa a investir, precisa conhecer bem sobre o seu perfil e qual o seu estilo de investimento. Existem vários tipos e estilos de investimento. 

Algumas pessoas preferem ter uma renda fixa e um investimento a longo prazo, por exemplo, ganhando uma pequena quantia mensal e esperando um retorno maior em um futuro distante. 

Outras já tem a preferência de renda variável com investimento a curto prazo, investimentos que podem gerar muito ou pouco dinheiro mensal, e que dão um retorno pequeno mas em um futuro próximo. 

É preciso conhecer bem suas preferências e qual estilo você se encaixa mais. 

5 – Tenha paciência, perseverança e acompanhe seus investimentos de perto

Por último, é sempre importante ter paciência e perseverança, dificilmente um investimento dará um retorno muito efetivo em um prazo curto, por isso seja paciente, não desista no primeiro erro ou primeiro contratempo. 

Imagine montar uma empresa de isoladores elétricos, e desistir no primeiro momento ruim? Dessa forma, você não saberá os resultados que pode obter com todos os seus investimentos no futuro. 

Também é preciso acompanhar de perto todo o progresso que você obtém, fique de olho nos investimentos, veja como eles estão rendendo, se é a hora de parar ou de investir mais, saiba balancear todos esses fatores. 

O mercado de investimento é extenso e possui uma infinidade de recursos para todos, porém, é preciso saber esperar, fazer um planejamento, montar seus objetivos, se livrar de dívidas e conhecer seu perfil, para conseguir ter sucesso e entrar com o pé direito dentro deste ramo. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados