CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

5 dicas de como liderar em meio a crise

5 dicas de como liderar em meio a crise

Todo empreendimento precisa de um bom líder para alcançar o sucesso. Delegar tarefas, manter os funcionários engajados e motivados, obter bons resultados e atender a demanda de consumo são algumas atribuições de quem comanda um negócio.

E diante de uma crise, como a causada pelo Covid-19, o papel de liderança se torna ainda mais essencial. Afinal, é por meio do líder que os membros de uma equipe podem ter tarefas organizadas e planejadas.

Mas, afinal, como liderar em meio a crise? É importante mencionar que para ser um líder de sucesso não basta ter conhecimento técnico, uma trajetória profissional vitoriosa ou ser um bom executor de tarefas. É necessário desenvolver algumas competências e habilidades específicas.

Pensando nisso, preparamos este post com o intuito de auxiliar você, líder, a executar uma liderança eficiente e ter sucesso durante a crise do Covid-19. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo! 

1. Seja exemplo

Engana-se quem pensa que o líder deve apenas alcançar bons resultados. É justamente nos períodos de crise que em que a liderança deve tratada com ainda mais relevância, uma vez que isso reflete diretamente na produtividade dos membros de uma equipe.

Com isso, o líder, por sua vez, deve ter reconhecimento como um profissional referência no ambiente de trabalho, além de saber influenciar pessoas ao seu redor. Assim, é possível facilitar a transmissão das mensagens e exigir um bom desempenho dos funcionários. 

É importante mencionar que isso vale para qualquer segmento, mesmo aqueles que atuam em áreas mais restritas, como empresas de coleta de lixo hospitalar

2. Desafie os profissionais de forma positiva

Durante a crise do novo coronavírus, os desafios já são comuns durante a jornada de trabalho. Home Office, mudanças na legislação e instabilidade externas fazem com que a rotina também seja prejudicada.

Por isso, desafie a sua equipe a ‘’pensar fora da caixa’’, ou seja, sugerir ideias inovadoras e fazê-los se sentir parte da empresa de maneira positiva.

Além disso, estamos vivendo uma era repleta de transformações digitais e, com isso, a criatividade e a inovação são elementos valorizados. Isso pode acontecer por meio de feedbacks, reuniões e debates sobre melhorias no ambiente de trabalho. 

3. Tome boas decisões 

O próximo passo para se tornar um líder de sucesso é tomar boas decisões. Nesse momento de crise, é importante decidir prontamente o desenrolar de situações e, inclusive, facilitar o diálogo entre as pessoas da sua equipe. 

Tomar boas decisões é uma medida fundamental para gerar um ambiente de trabalho agradável e contribuir com o clima organizacional.

Por isso, seja proativo, antecipe problemas, busque novas formas de fabricar seus produtos em meio a crise, como a cesta de natal, por exemplo. Por fim, também corte gastos quando necessário.

4. Recompense os destaques 

A recompensa é sinônimo de motivação. Sendo assim, saiba quando beneficiar os colaboradores que apresentam um bom desempenho e demonstram atitude em situações emblemáticas.

Um bom líder deve alinhar um conjunto de regras para manter os funcionários motivados e produtivos, ajudando a companhia a alcançar ótimos resultados. Isso vale para qualquer nicho, principalmente no mercado B2B, como correias transportadoras.

5. Forneça feedbacks 

Por fim, os funcionários devem ter um retorno sobre o desenvolvimento de suas atividades e tarefas. Afinal, só assim é possível guiá-los no caminho certo. Por isso, forneça feedbacks constantes e garanta que todos entendam a importância das suas funções. 

Portanto, busque elogiar boas atitudes, responda sobre as baixas performances e abra espaço para sugestões e novas ideias.

Lembre-se que é fundamental manter o respeito com o colaborador e conquistar o seu interesse em melhorar.

Agora que você já sabe como exercer uma boa liderança em meio a crise do Covid-19, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga