CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

5 coisas que os chefes nunca dizem a seus funcionários, mas gostariam de dizer

5 coisas que os chefes nunca dizem a seus funcionários, mas gostariam de dizer

O colunista da revista Inc explica que muitas vezes a imagem que
temos de um chefe mau-humorado e inalcançável não passa de pura atuação
Foto: Divulgação
Jeff Haden, colunista da revista norte-americana INC diz que adquiriu grande parte de seu conhecimento na área de negócios e carreiras enquanto trabalhou em uma editora. Lá, ele galgou postos e foi de motorista de empilhadeira a gerente. 
Baseado em sua experiência como empregado e chefe, publicou em sua coluna que existem muitas coisas que o chefe gostaria, mas não pode dizer aos funcionários. Veja alguns dos itens enumerados por Haden:

 

1. “Eu me importo se os funcionários gostam ou não de mim” 
Haden diz que a impressão de que um chefe é difícil e inalcançável muitas vezes não passa de atuação. É extremamente difícil encontrar alguém que não ligue para o que outros pensam, principalmente se essa pessoa lidera outras. Eles se importam, sim, para a opinião de seus funcionários e ficam chateados quando ela não é boa, defende o colunista. “Meu negócio é uma extensão de mim mesmo. Eu quero que você goste dele e de mim”, diz.

 

2. “Eu acho ótimo que você se divirta enquanto trabalha” 
Você não precisa abaixar a voz ou fingir que estava trabalhando arduamente quando o seu chefe passa por perto, diz Haden. “É possível trabalhar e se divertir ao mesmo tempo. Antes de eu virar essa pessoa séria como chefe, eu trabalhava exatamente desse jeito”. Que chefe não fica feliz quando você gosta do que faz e consegue se divertir com isso? “Nessas situações, eu penso que criei algo maior do que só um negócio”, reflete Haden.
 
3. “Eu adoraria que você fosse independente” 
O colunista diz que todo chefe gostaria de poder dar mais liberdade a seus funcionários, mas destaca: liberdade é algo conquistado e não dado de graça. Por isso, ele aconselha que você mostre que pode ficar por conta própria e, assim, o seu chefe te deixará mais independente. Um discurso como “pode confiar em mim, eu consigo lidar com isso sozinho” pode trazer respeito e independência. 
 4. “Eu percebo quando os outros não estão trabalhando” 
Os chefes não são cegos e notam quando um funcionário trabalha menos do que os outros, diz Haden. Mas chamar a atenção de alguém na frente de todos pode ser desrespeitoso. “Nenhum empregado, não importa quão ruim seja o desempenho dele na empresa, merece ser humilhado na frente de seus colegas de trabalho”.

 

5. “Ser responsável por uma empresa me torna inseguro” 
Um chefe precisa lidar com diversas preocupações: os resultados da empresa, os custos, as instalações, os funcionários, os clientes. Por isso, é normal que ele não esteja em seu melhor humor na maior parte dos dias, destaca Haden. “Às vezes posso ficar tenso, irritado, mal-humorado. Não é culpa de ninguém. Estou apenas preocupado”. 
Fonte: Época Negócios Online
Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae